Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária forma profissionais que se dedicam à saúde animal. Desde os bichos de pequeno porte, até os animais silvestres, aquáticos e exóticos.

Meu futuro é Medicina Veterinária

Sobre o curso

A Medicina Veterinária é a área que trabalha, prioritariamente, com a saúde e bem-estar animal. Isso não quer dizer que ela se limita a esse grupo, pois, assim como as demais áreas da saúde, abrange também a promoção e defesa da saúde ambiental e humana, através do contexto mundial de Saúde Única.
Assim, a área funciona com mais um braço que opera de forma integrada na adoção de políticas públicas, que são essenciais para a redução dos riscos sanitários e a disseminação de doenças infecciosas, causadas pela interação entre animais, seres humanos e ecossistemas.

Após a graduação, profissionais podem trabalhar de forma generalista ou se especializar em uma área, como por exemplo, na produção e reprodução animal, nutrição, manejo, criação, melhoramento genético, inspeção sanitária, dermatologia, oftalmologia e tantas outras. Entre os campos de estudo estão a Microbiologia e Parasitologia, Farmacologia, Criação e Manejo, Cirurgia e Diagnóstico de Saúde Animal.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 109 de 04/02/2021.

Vitória da Conquista – Portaria de Reconhecimento nº 1288 de 01 de dezembro de 2021

Itabuna – Portaria de Reconhecimento de Curso nº 11 de 10/03/2023

Como é a faculdade de Medicina Veterinária?

Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar animal; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
No curso, estudantes são apresentados a conteúdos gerais da área da saúde, como, Bioquímica, Microbiologia, Ecologia Básica e também a disciplinas específicas, a exemplo de Anatomia Veterinária, Parasitologia Veterinária e Toxicologia Veterinária.

Qual a duração do curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

A Medicina Veterinária está em alta e tem perspectivas de crescimento. De acordo com o Radar Pet de 2021, pesquisa realizada pela COMAC (Comissão de Animais de Companhia), O Brasil é o 3º país com mais Pets, e com o aumento do número de animais de estimação pelas famílias brasileiras, cresce também a demanda por profissionais que atuam na promoção de assistência e saúde desses pets.

Outro dado importante que nos ajuda a compreender a dimensão desse mercado foi disponibilizado pela Friedman, empresa especializada em produtividade e vendas. Segundo a pesquisa divulgada pelo grupo, o segmento pet movimentou 34 bilhões de reais em 2020. Esse número pode ser explicado pela quantidade de animais de estimação: os brasileiros possuem mais de 149 milhões deles, conforme aponta o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021.

Com um mercado tão aquecido e em diferentes áreas, o profissional que está procurando um setor específico deve continuar os estudos após a graduação, a fim de aprofundar seus conhecimentos.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Medicina Veterinária?

Gostar de animais é essencial. Mas o mercado de trabalho exige um pouco mais. É preciso ter sensibilidade para lidar com os pacientes e também seus tutores, principalmente quem trabalha com urgência e emergência. Nesse caso, profissionais da Medicina Veterinária precisam entender que, além de lidar com animais em diferentes estados de saúde, também têm que “atender” um tutor que possivelmente estará fragilizado.
Manter a atualização de novos métodos e aparatos tecnológicos e científicos é um fator-chave. Investir em conhecimento, especializações, treinamentos, oficinas e minicursos demonstra interesse em mais capacitação.
Para quem pensa em empreender ou atuar na gestão, investir em cursos de outras áreas, como Marketing e Finanças para Veterinários pode ser um diferencial.

Quais são as principais competências do profissional de Medicina Veterinária?

Epidemiologia
Doenças emergentes e reemergentes
Medicina Veterinária preventiva e programas de controle
Higiene alimentar
Conceitos sobre produtos veterinários
Bem-estar animal
Legislação veterinária
Código de ética
Certificações

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental, boa comunicação, capacidade de tomar decisões e empatia estão entre as habilidades que um bom profissional da Medicina Veterinária deve ter.

O Ministério da Educação determina uma série de competências e habilidades:
• Avaliar o grau de bem-estar animal a partir de indicadores comportamentais e de protocolos específicos, bem com planejar e executar estratégias com ênfase na bioética;
• Desenvolver, orientar, executar e interpretar exames clínicos e laboratoriais, bem como, identificar e interpretar sinais clínicos e alterações morfofuncionais;
• Identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças de interesse na saúde animal, saúde pública e saúde ambiental;
• Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;
• Planejar, elaborar, executar, avaliar e gerenciar projetos e programas de proteção ao meio ambiente e dos animais selvagens, bem como de manejo e tratamento de resíduos ambientais, participando também de equipes multidisciplinares;
• Desenvolver, programar, orientar e aplicar técnicas eficientes e eficazes de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;

Áreas de Atuação

Quem escolhe a Medicina Veterinária tem diversas possibilidades de carreiras. O profissional pode atuar na criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução de espécies, na promoção do bem-estar animal, clínica e cirurgia e instituindo diagnósticos, tratamentos, controle e prevenção de doenças.

Indo mais além, é possível trabalhar em programas de vigilância e tecnologia na inspeção sanitária em indústrias de produtos de origem animal e derivados, projetos na área da biotecnologia da reprodução e no gerenciamento de práticas agropecuárias e do agronegócio.

Há também algumas áreas promissoras, como a oftalmologia, cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia, odontologia e dermatologia veterinária. O uso de tecnologias modernas, atendimento a domicílio, elaboração de estudos e adoção de práticas de medicina alternativa são outras tendências apontadas. Áreas como a fitoterapia, a quiropraxia, a aromaterapia, e o uso de células tronco devem ser consolidadas para aqueles que se especializarem de forma qualificada.

Onde o profissional de Medicina Veterinária pode trabalhar?

Ao se formar, o profissional pode escolher entre mais de 80 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Mas a Medicina Veterinária proporciona inúmeras possibilidades, do hospital veterinário de pequenos animais até dentro de um zoológico cuidando de animais silvestres, ou mesmo inspecionando alimentos em uma grande rede de supermercado ou em uma grande fazenda criadora de bovinos.

A atuação na saúde pública também ganha destaque com a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Assistência da Saúde da Família (NASF). Isso abre mais campo para o mercado de trabalho, tendo em vista que é um profissional habilitado para trabalhar na prevenção e orientação em relação aos cuidados com animais e ao risco de transmissão de zoonoses.
Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho da Medicina Veterinária é um dos mais promissores na atualidade.

Confira algumas possibilidades profissionais:

Médico Veterinário Generalista
  • Clínico de pequenos animais
  • Clínico de equinos
  • Clínico de bovinos
  • Clínico de pequenos ruminantes
  • Cirurgião geral de pequenos animais
  • Cirurgião geral de grandes animais
Médico Veterinário Especialista
  • Clínico e cirurgião de animais silvestres
  • Oftalmologista de cães e gatos
  • Dermatologista de cães e gatos
  • Cardiologista de cães e gatos
  • Oncologista de cães e gatos
  • Cirurgião oncologista de cães e gatos
  • Cirurgião ortopedista
  • Odontologia equina
  • Cirurgião de equinos
  • Reprodução de equinos
  • Reprodução de ruminantes
  • Reprodução de pequenos animais
  • Laboratorista

Carreiras para Médicos Veterinários com concurso

  • Vigilância Sanitária
  • Fiscais de Defesa Agropecuária
  • Inspeção Federal
  • Laboratorista

Ensino de Qualidade

A graduação em Medicina Veterinária está baseada no conceito Interprofissional, que integra diferentes áreas do conhecimento, e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. A metodologia aplicada pela instituição garante o desenvolvimento de competências para e possa atuar de forma integrada na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em competências (Metodologias Ativas), integrando estudantes em aulas dinâmicas e participativas com abordagem interpessoal.

As Metodologias Ativas colocam você no centro do aprendizado, garantindo que o conhecimento teórico apresentado em sala de aula esteja associado às atividades práticas, desenvolvendo as competências específicas de cada área profissional.

Para garantir uma formação completa, você tem a oportunidade de realizar visitas técnicas para conhecer a rotina profissional, pode integrar projetos de monitoria, pesquisa e extensão e se envolver em diversas atividades que contribuem para o seu percurso acadêmico.

Também explora o lado empreendedor, estimulando investir em um negócio ou atuar em consultorias. Para explorar essas possibilidades, o curso promove parcerias com empresas, clínicas e atividades que envolvem a comunidade externa.

Depoimentos

Paulina de Alecrim Lima Estudante do Centro Universitário UNEX Feira de Santana

"A Unex é uma faculdade completa! Me sinto muito bem amparada pela instituição, o diferencial são os professores e principalmente a coordenação do curso que sempre busca ajudar o estudante. O método de ensino permite com que o estudante vivencie cada área e então decida qual ele mais se identifica. Me sinto confiante para enfrentar o mercado de trabalho!"

Estrutura do Futuro

Infraestrutura moderna e equipada com clínicas-escola próprias, que promovem atendimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos animais (supervisionado por professores).

Para garantir uma aprendizagem aprofundada, a Unex conta com laboratórios específicos, como o de Anatomia Patológica Animal – nesse espaço, estudantes podem aprender com os protótipos de grandes vertebrados e modelos sintéticos. Já o ensino da Morfofisiologia Animal é realizado de forma inovadora com recurso da plataforma digital 3D.

A unidade também possui recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, seguindo tendências globais.

Diferenciais

Ensino baseado na integração dos saberes – os Projetos Integradores Interprofissionais tornam-se um importante diferencial no curso, pois, desde o início da sua formação, estudantes são desafiados em atividades realistas, promovendo a integração e a aplicação de conhecimentos na resolução de problemas (de forma colaborativa com demais estudantes de outros cursos de saúde).

Clínica Veterinária Própria
Atende a toda comunidade regional – com ambulatórios e centros cirúrgicos para grandes e pequenos animais, a clínica funciona em período integral, oferecendo além de consulta, exames e cirurgias, um moderno laboratório de análises clínicas, reprodução e raio X.

Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa do curso têm parceria com as principais instituições de pesquisa da região. Os convênios com clínicas, haras, universidades, hospitais veterinários, granjas, fazendas, laticínios, frigoríficos e laboratórios permitem permear pelas diversas áreas de atuação da Medicina Veterinária.

Centro de Carreiras
Contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, facilitando sua relação com grandes empresas e segmentos corporativos (estágios e parcerias de pesquisa).

Matriz Curricular

Está embasada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais promovidas pelo Ministério da Educação. Para obedecer o que propõe o MEC, o curso engloba disciplinas específicas e multidisciplinares, pautadas no Interprofissionalismo, e que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.

Como é a matriz curricular do curso de Medicina Veterinária?

A matriz curricular do curso de Medicina Veterinária é composta por 46 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas, sendo elas, 2.280 teóricas, 480 práticas e 1.240 digitais.

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária?

No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:

  • Saúde Coletiva
  • Psicologia das relações interpessoais
  • Cuidado em Saúde
  • Políticas de Saúde
  • Educação em Saúde

As práticas se intensificam a partir do 8º semestre.

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Ciências Forenses
  • Estética em Saúde
  • Libras

Nos últimos períodos, os estudantes passam pelo Estágio Supervisionado I e II.

Os estágios supervisionados são realizados em clínicas próprias e instituições.

Coordenação de Curso

Feira de Santana

Prof. Luiz Gustavo Neves Brandão

  • Doutor em Biotecnologia (UEFS)
  • Mestre em Ciência Animal (UESC)
  • Especialização em Bovinocultura de Corte (UNOPAR)
  • Especialização em Farmacologia (UFLA)
  • Graduação em Medicina Veterinária (UESC)

Itabuna e Vitória da Conquista

Laise Dórea Fernandes Vasconcelos

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Medicina Veterinária em Feira de Santana/BA

    O curso de Medicina Veterinária em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Medicina Veterinária em Itabuna/BA

    O curso de Medicina Veterinária em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Medicina Veterinária em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Medicina Veterinária em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade