Educação Física

A faculdade de Educação Física prepara profissionais capazes de promover a saúde através da promoção de exercícios físicos e estímulo corporal.

Meu futuro é Educação Física

Sobre o curso

Engana-se quem pensa que o curso de Educação Física se limita ao trabalho de instrutor(a) de academia. Sabemos a importância profissional e do quanto é essencial para a promoção da saúde, mas a faculdade de Educação Física forma profissionais para trabalhar em outros segmentos também. Em primeiro lugar, não vive de “passar treinos”, sua formação capacita para promover a saúde e o melhoramento físico através do ensino e da prática de atividades corporais.

Ao final da graduação, você estará com qualificação para supervisionar programas de exercícios físicos, ginásticas, jogos, artes marciais e danças; pode oferecer tratamento a pessoas com deficiência (PCD); preparar e acompanhar atletas de diversas modalidades esportivas; dar aulas em escolas (necessário diploma de licenciatura em Educação Física).

O curso de Educação Física abrange diversas áreas do conhecimento, que vão desde as Ciências Biológicas (anatomia e fisiologia), até a parte de Administração, Economia e Estatística. Na licenciatura, aprende sobre o processo pedagógico, metodologias de ensino, psicologia da educação, processo e práticas pedagógicas.

Possui quatro anos de duração e você tem que realizar duas atividades obrigatórias: o estágio e o trabalho de conclusão de curso. De acordo com o Guia de Carreira Catho, em pesquisa realizada em dezembro de 2018, 44% dos profissionais de educação física possuem pós-graduação e 24% têm inglês intermediário. Hoje, com as tecnologias digitais, é importante que tenha domínio em Marketing Digital e habilidade de comunicação.

Como é a faculdade de Educação Física?

Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar do atendido; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
Para compreender todos esses aspectos, você estuda disciplinas, como: Anatomia, Desenvolvimento Motor, Cinesiologia, Treinamento Esportivo, Bioquímica e tantas outras.

Qual a duração do curso de Educação Física?

O curso de Educação Física possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

É bem diversificado e está em constante expansão. Atualmente, houve um boom na internet com conteúdos que envolvem a realização de atividades físicas e cuidados com a saúde.
Além desse novo espaço de trabalho, ainda existem os mais habituais, como: a coordenação em equipes multiprofissionais em clínicas e hospitais, como personal em academias, atendimento de clientes, serviço autônomo, treinamento funcional, acompanhamento de atletas e muitas outras.
O mercado de trabalho também oferece opções para as áreas de administração desportiva, em centros comunitários, escolas, hotéis, empresas, clubes, parques públicos e associações recreativas.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar como Educador ou Educadora Física, você precisa ter registro no Conselho Federal de Educação Física (Confef). E para garantir o sucesso na carreira, deve ter interesse pelo corpo humano e pelas disciplinas ligadas às ciências biológicas e à saúde; priorizar a manutenção da qualidade de vida de alunas, alunos e pacientes, além de trabalhar com foco na prevenção e reabilitação.
Para se destacar deve se manter em constante atualização e acompanhar as novas tendências e tecnologias disponibilizadas por esse mercado. Por isso, após a graduação, vale a pena investir em palestras, oficinas, workshops e especializações.

Quais são as principais competências profissionais na Educação Física?

• Competência Técnica
• Didática
• Bom relacionamento
• Ótima comunicação
• Ética e Conduta profissional
• Criatividade e Inovação

O MEC determina para a área de Educação Física:

• Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individual quanto coletivo;
• Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;
• Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde.

Áreas de Atuação

• Desenvolvimento e gestão de projetos
• Assessoria esportiva
• Reabilitação
• Acompanhamento de gestante e idosos
• Lazer
• Ginástica laboral
• Empreendedorismo esportivo
• Competição esportiva
• Turismo ecológico

Onde trabalhar?

• Academias
• Clínicas
• Clubes
• Setor público
• Empresas
• SPAs
• Equipes Multiprofissionais de saúde
• Órgãos governamentais
• Instituições do Terceiro Setor
• Consultoria

Ensino de Qualidade

O curso possui um quadro de docentes referências na área, entre mestres e doutores que desenvolveram um currículo baseado em competências com foco no interprofissionalismo e na aplicação de Metodologias Ativas – que permite integrar estudantes em aulas dinâmicas e participativas. Tem ainda a oportunidade de participar de projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica. Além disso, busca explorar o empreendedorismo estudantil, pois muitos egressos desenvolvem o próprio negócio ou acabam atuando como consultores.

 

Depoimentos

Ana Letícia Araújo Lima Estudante do Centro Universitário Feira de Santana

O curso de Educação Física da Unex prepara o discente para o mercado de trabalho, não só tratando assuntos conteudistas em sala de aula, mas também falando sobre marketing, networking, desenvolvimento pessoal e entre outros. Os professores e a coordenação sempre incentivam a buscarmos conhecimento além das aulas, como participar de cursos, congressos, workshops e entre outros. Um grande diferencial da Unex Feira de Santana, é o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), que é um espaço único na Bahia, onde recebe os estudantes para estágios obrigatórios, com o viés de prepará-los para trabalhar com retreinamento pós lesão e trabalho da funcionalidade dos alunos, e saúde. É um projeto fora da curva na Educação Física, fantástico.

Estrutura do Futuro

A Unex oferece uma infraestrutura bem equipada e um Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), que possibilita experiências significativas para a sua formação; recursos multimídia e conexão wi-fi; materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual; espaços de convivência, auditório, espaços de lazer, cantina e refeitório; e Sala Google, seguindo as principais tendências globais.

Diferenciais

Ensino baseado na integração dos saberes – estudantes são desafiados a realizarem projetos autênticos e realistas, de forma colaborativa, junto a outros estudantes dos cursos de Saúde.

Interprofissionalismo – você tem acesso às disciplinas interprofissionais com o objetivo de integrar e preparar para o trabalho em equipe, fundamental para o desenvolvimento de competências colaborativas.

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades – Clínica-Escola que permite uma prática voltada para o trabalho multiprofissional com a Fisioterapia em situações de disfunções musculares, articulares e pós reabilitação ortopédica; atividades desenvolvidas com a comunidade acadêmica e local voltadas para a área de exercício físico, esportes, recreação e lazer, abrangendo os mais diversos públicos.

Corpo docente – professores que são as referências e líderes no mercado local nas disciplinas que lecionam.
Vivências práticas – desde os primeiros semestres, estudantes envolvem-se em vivências práticas nos laboratórios interdisciplinares, como o de anatomia, que contém peças sintéticas e softwares para o ensino da estrutura e função humana.

Centro de Carreiras – contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, por meio de serviços gratuitos a partir de orientações profissionais e estruturação de currículos; facilita a relação sua relação com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

Tem 42 disciplinas divididas entre as teóricas, práticas, projetos interprofissionais, estágio em diferentes áreas a partir do 4º semestre, TCC e atividades complementares.

O que se estuda na faculdade de Educação Física?

No início do curso:

Psicologia das relações interpessoais

Saúde Coletiva

Políticas de Saúde

Cuidado em Saúde

Morfofisiologia Básica e dos sistemas de controle

Educação em Saúde

Anatomocinesiologia

Evolução e atuação do profissional na Educação Física

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Práticas Corporais e Culturais

Os projetos integradores interprofissionais, onde os estudantes articulam atividades de pesquisa e extensão, são realizados a partir do primeiro semestre nas seguintes disciplinas:

Educação em Saúde

Saúde coletiva

Gestão em Saúde

Saúde do trabalhador

Projeto Interprofissional em saúde - Média e alta complexidade

Projeto Interprofissional em saúde - Atenção Primária
Projeto Interprofissional de Pesquisa em saúde

Os Estágios se iniciam a partir do 4º semestre, nas disciplinas:

• Estágio em Atletismo
• Estágio em Treinamento Neuromuscular
• Estágio de Medidas e Avaliação em Educação Física
• Estágio Supervisionado (Fitness)
• Estágio de Metodologia da Ginástica
• Estágio Supervisionado Avançado

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

• Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
• Ciências Forenses
• Estética em Saúde
• Libras

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Educação Física em Feira de Santana/BA

    O curso de Educação Física em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Educação Física em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Educação Física em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade