Estrutura Organizacional

Conselho Administrativo

Gervásio Oliveira – Presidente

Milena Oliveira – Conselheira

Pedro Daltro – Conselheiro

Vanessa Oliveira – Conselheira

Diretoria Geral

William Oliveira – Presidente

Ihanmarck Damasceno – Vice-presidente Acadêmico e de Relações Institucionais

Milena Oliveira – Vice-presidente de Marketing e Relacionamento

Valdemir Ferreira – Vice-presidente Administrativo e de Finanças

 

Diretoria/Reitoria Unidades

André Auster Portnoi – Diretor da Unex – Faculdade de Excelência de Itabuna

Marcly Amorim – Reitora da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana

Milena Bahiense Almeida – Diretora da Unex – Faculdade de Excelência de Jequié

Renato de Souza Cabral – Reitor da Unex – Centro Universitário de Excelência de Vitória da Conquista

Coordenadores de Cursos

Ciências Contábeis

Abiderman Lima de Moura

Sistemas de Informação      

Fabricio Pereira de Oliveira

Medicina Veterinária  

Luiz Gustavo Neves Brandão

Administração 

Luciano Sousa de Castro

Educação física    

Aline da Silva Adães Motta

Direito 

Geruza Gomes dos Santos

Enfermagem  

Hayana Leal Barbosa

Odontologia       

Juliana Bonifacil de Araujo

Engenharia civil    

Ernesto Antônio Neiva Santos

Psicologia   

Claudson Cerqueira Santana

Biomedicina       

Tatiana Setenta Basso

Farmácia            

Francisco José Pacheco dos Santos

Nutrição             

Natanael Moura Teixeira de Jesus

Fisioterapia        

Nivea Malafaia Bitencourt da Silva

Engenharia Ambiental         

Ernesto Antônio Neiva Santos

 

Reitoria

Auxiliada pelos demais órgãos que lhes são subordinados, é o órgão executivo responsável pela administração da Instituição, abrangendo a representação judicial e extrajudicial, organização, supervisão e funcionamento da sua estrutura acadêmica e administrativa, promovendo a interligação dos setores da IES.

São atribuições do(a) Reitor(a) de Campus: supervisionar e controlar o planejamento, além da execução de atividades relacionadas com a organização e funcionamento dos segmentos que integram a estrutura acadêmica e administrativa da Instituição.

Coordenações de Cursos

É o órgão da administração responsável por regular o funcionamento do Colegiado de Curso e todas as atividades acadêmicas do Projeto Pedagógico. É o elo entre Estudantes, Professoras, Professores e a Reitoria de Campus, organizando os procedimentos técnicos e administrativos para o adequado funcionamento do curso.

Para qualquer dúvida, estudantes podem entrar em contato com a coordenação por meio do Programa Conexão Coordenação – canal que viabiliza atendimento on-line, na plataforma Blackboard (agendado pela ferramenta Calendly).

Colegiado de Curso

É composto por professoras e professores que integram, em caráter permanente, o corpo docente do curso e com representante discente, indicado por estudantes. Cabe ao Colegiado deliberar sobre matéria acadêmica, inclusive aprovação de planos de cursos e atividades por disciplina. Ao final do semestre, avalia o desempenho acadêmico de professores, professoras e estudantes.

Das decisões do Colegiado cabe recurso para o Conselho Superior Acadêmico, desde que observado o prazo de três dias úteis (a contar do dia da decisão recorrida).

Secretaria Acadêmica

É responsável pela história acadêmica de cada estudante, desde o ingresso até a sua colação de grau ou eventual desligamento. Ela tem o registro e o controle de todos os dados acadêmicos, envolvendo o funcionamento dos cursos e seus resultados.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

É um instrumento que possibilita ao corpo docente, discente e todos os segmentos acadêmicos a autoavaliação e a oportunidade de crescer, partindo do conhecimento de sua própria realidade, limitações e potencialidades.

A Comissão é composta por representantes da comunidade acadêmica e representantes da comunidade civil organizada, coordenada por um dos seus integrantes.

Seu trabalho está voltado para a melhoria das condições de ensino, além de satisfazer às exigências do Ministério da Educação (MEC) quanto à avaliação institucional – instituída pela Lei 10.861, de 14/4/2004, que trata do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

 

SINAES

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e desempenho dos estudantes. Além desses três eixos, avalia outros aspectos, como: responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, e instalações.

Ele possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES para: orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas; e por estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Diretrizes da CPA

  • Autonomia;
  • Estrutura e missão institucional;
  • Foco da atuação;
  • Paridade;
  • Equipe habilidosa de coordenação;
  • Participação da comunidade acadêmica;
  • Compromisso explícito dos dirigentes com avaliação;
  • Informações válidas e confiáveis;
  • Uso efetivo dos resultados.

Legislação

FAQ sobre a CPA

Qual a importância da CPA para o corpo docente e discente?

É um instrumento que possibilita autoavaliação e oportunidade de crescer ao corpo docente, discente e todos os segmentos acadêmicos, partindo da sua própria realidade, limitações e potencialidades.

O que muda na instituição após a implantação dessa comissão?

Mudanças na estrutura física, gestão institucional, na forma de cada um(a) perceber a faculdade e em credibilidade junto ao MEC. Além de possibilitar interação entre diversos segmentos acadêmicos.

A CPA é um meio de integração entre docente e discente?

Sim. Embora o trabalho da comissão seja imparcial, procuramos levar a percepção de cada pessoa envolvida no processo de avaliação ao conhecimento de todas e todos.

Podemos dizer que a CPA é um setor utilizado pelos alunos para solicitar melhorias na Instituição?

Também. Mas existe uma missão ainda maior que é a de melhoria das condições de ensino oferecido pela instituição, além de satisfazer às exigências do MEC quanto à avaliação institucional. Isso é prioritário. A CPA não é uma ouvidora de um segmento específico, mas um instrumento de avaliação institucional que se utiliza de pesquisa e estatística.

A CPA pode punir um(a) professor(a) que não foi bem avaliado(a)?

Não. Ela apenas encaminha os resultados para as pessoas responsáveis pela tomada de decisão quanto aos resultados da avaliação.

Sobre Autoavaliação

Qualquer pessoa pode ter acesso aos resultados da autoavaliação?

Sim. Mas existem alguns critérios na entrega de resultados. Por exemplo: professoras e professores avaliados não têm seus nomes publicados para todos os segmentos acadêmicos. Isso faz parte da ética da CPA.

Professores e professoras ficam sabendo o nome de qualquer estudante que fez uma avaliação ruim sobre o seu desempenho?

Não. O processo é sigiloso.

Além dos formulários eletrônicos, que outros instrumentos são utilizados no processo de autoavaliação?

Grupos focais, folhas de percepção livre, entrevistas e pesquisa, utilizando formulários manuais.

Os relatórios de autoavaliação podem influenciar nos resultados da avaliação para reconhecimento de cursos?

De certa forma, sim. Os relatórios são os documentos preliminares que mostram como a comunidade acadêmica percebe a instituição. Os relatórios devem ser fidedignos e relatarem a realidade da IES.

Existe algum mecanismo de controle para verificar se dirigentes da instituição estão tomando as providências necessárias apontadas na autoavaliação?

Sim. Devem assinar um termo de compromisso com a comunidade acadêmica, sociedade civil e com avaliadores(as), afirmando com isso a disposição em gerenciar as mudanças necessárias para a melhoria das condições de ensino da instituição que está sob sua responsabilidade.

Sobre Avaliação de Cursos

O que é a avaliação de cursos?

A Avaliação dos Cursos de Graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.

O que é avaliado na avaliação de cursos?

Três dimensões são primordiais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico – administrativos e as instalações físicas, com ênfase na biblioteca.

Qual a lei que determina a avaliação de cursos superiores?

Esta avaliação passou a ser realizada de forma periódica com o objetivo de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Educação Superior.

Como a avaliação dos cursos é implementada?

As avaliadoras e avaliadores recebem um guia com orientações de conduta /roteiro para o desenvolvimento dos trabalhos e participam de um programa de capacitação que tem por objetivo harmonizar a aplicação dos critérios e o entendimento dos aspectos a serem avaliados.

Onde podem ser encontradas mais informações sobre as avaliações de cursos do ensino superior?

Todas as informações estão disponíveis no site do INEP.

Sobre Avaliação Externa

Como é feita a avaliação externa?

É realizada por comissões designadas pelo INEP (órgão do governo ligado ao MEC) e tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior, expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. As comissões realizam as visitas in loco.

Quem compõe essas comissões?

Avaliadoras e avaliadores indicados pelos conselhos superiores das IES; indicados pelos colegiados responsáveis pelos cursos de graduação; indicados por entidades científicas ou educacionais cadastradas no INEP; e inscritos para comporem o banco do SINAES. Todas e todos devem atender a um conjunto de critérios definidos pelo processo de seleção de avaliadores institucionais.

Qual o conceito mínimo necessário para o reconhecimento de um curso de uma instituição de ensino superior?

O conceito mínimo é três para as dimensões avaliadas.

Quantos cursos poderão ser avaliados simultaneamente?

Em nenhum caso deverão ser avaliados mais de seis cursos simultaneamente na mesma Instituição de Ensino Superior (Portaria nº. 1.027, de 15 de maio de 2006).

Estudantes são consultados na avaliação externa?

Sim. São ouvidos pelas técnicas e técnicos do MEC por ocasião da visita in loco.

Rotina Acadêmica

Central de Atendimento ao Aluno (CAA Virtual)

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) realiza atendimentos de assuntos acadêmicos e financeiros da Unex. É o setor onde são solicitados Atestados, Histórico Escolar, Comprovante Acadêmico, Trancamento, Aproveitamento de Componente Curricular, etc.

O acesso a CAA é feito através do portal do aluno, por meio do seu login, no site: https://aluno.Unex.edu.br/. Estudantes podem efetuar as solicitações de seu interesse, por meio de atendimento real time – chat ou off-line.

Portal do Aluno

É um sistema pelo qual estudantes (com matrícula) têm acesso a qualquer hora às suas notas, aos horários de aulas, controle de faltas e matérias a cursar. Assim que efetuam a matrícula, recebem sua primeira senha, dando acesso a todas as informações da sua vida acadêmica. Além disso, podem acessar todo o acervo da Biblioteca Virtual.

Sistema Lyceum (Acadêmico)

O Sistema Lyceum (Acadêmico) é a plataforma que acompanha cada estudante durante a sua graduação, incorporando os avanços necessários ao novo modelo educacional. Neste sistema, estão disponíveis informações de cunho administrativo e financeiro, como: matrícula, horários, histórico, disciplinas, atividades complementares, dentre outros. Para acessar a ferramenta é necessário ter login e senha individual.

Plataforma Blackboard

É um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que oferece uma experiência personalizada de ensino e aprendizagem de alto nível, permeada por autonomia pedagógica, interatividade e responsividade.

A plataforma permite uma experiência tecnológica realística de sala de aula e fornece aos docentes e estudantes ferramentas de interação, que favorecem a utilização de metodologias ativas, oportunizando a construção do conhecimento (com encontros síncronos e assíncronos).

Calendário Acadêmico

A Unex desenvolve suas atividades acadêmico-administrativas de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho Superior Acadêmico, mediante proposta elaborada em conjunto com as coordenadoras e coordenadores de Colegiados dos Cursos.