Programa de Apoio Acadêmico

O Programa de Apoio Acadêmico viabiliza mais uma forma de desenvolver novos conhecimentos, garantir maior qualificação acadêmica, ter mais autonomia, criatividade, uma formação empreendedora, inclusiva e em constante evolução.

A ferramenta garante: condições necessárias para que cada estudante se sinta incluído nas atividades; é um dos recursos utilizados para orientar professoras e professores nas atividades acadêmicas; através desse programa, estudantes tornam-se sujeitos protagonistas do processo educativo e desenvolvem soluções inovadoras para situações reais.

Assim, a Unex reforça o seu comprometimento com a formação de cidadãs e cidadãos conscientes e profissionais altamente responsáveis, capazes de integrar equipes multiprofissionais.

O Programa de Apoio Acadêmico contempla as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), que está centrada em três pontos fundamentais:

  • Acolhimento
  • Permanência
  • Acompanhamento de estudantes da Unex

Principais objetivos:

  1. Auxiliar estudantes em suas demandas e especificidades;
  2. Orientar e acolher estudantes que apresentem necessidades de acompanhamento psicopedagógico ao longo da formação;
  3. Acompanhar estudantes no processo de aprendizagem.

Monitoria

O programa de Monitoria consiste no desenvolvimento de atividades de ensino realizadas por estudantes para aproximação com a prática docente. Nessa atividade, discentes cooperam com professoras e professores, atuando no auxílio de demais estudantes que necessitem de orientação. Através da Monitoria, desenvolvem tarefas nos campos pedagógico e científico, além de exercitar a responsabilidade.

Na Unex, a Monitoria se caracteriza por ser uma atividade que estimula estudantes a participarem da realização de pesquisas e até mesmo tomarem gosto pela carreira acadêmica.

Nivelamento

O principal propósito do Programa de Nivelamento é garantir a oportunidade de equiparar os conhecimentos. No nivelamento, estudantes participantes têm acesso a conteúdos que foram esquecidos ou não aprendidos durante a educação básica.

O programa facilita a construção de competências e habilidades profissionais e fornece uma noção de conhecimentos fundamentais das áreas, como: Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Além dessas matérias, aborda outros temas importantes para o contexto universitário.

O Programa de Nivelamento é disponibilizado para estudantes que estão ingressando na graduação da Unex. Ele corre de forma remota e simultânea, através da oferta de disciplinas na Plataforma Virtual de Aprendizagem. O nivelamento é feito de acordo com a demanda estudantil, levando em consideração o que está proposto nos currículos de cada curso.

Vale salientar que o Nivelamento não é obrigatório. Mas incentivamos estudantes a participarem, já que essa atividade prepara para outras à frente.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP)

O ambiente acadêmico é um grande experimento social. Nesse espaço de convivência e constante aprendizagem, estudantes aprendem com culturas, modos, hábitos e situações que são muito diferentes de suas vivências.

A convivência com essa diversidade pode requerer um processo de adaptação, que nem sempre é fácil. Mas para tornar essa experiência mais significativa e construtiva, os acadêmicos da Unex podem contar com o NAP.

A proposta do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é a de garantir um atendimento personalizado e humanizado para cada estudante. Para isso, o núcleo possui profissionais que acompanham o percurso acadêmico, tendo em vista suas diferenças e necessidades.

O NAP oferece suporte psicopedagógico a fim de garantir a permanência, inclusão e participação da comunidade acadêmica na instituição, promovendo orientações e intervenções necessárias para a resolução de conflitos, que possam interferir negativamente no processo de ensino- aprendizagem.

Descomplicando Conteúdos

O Programa Descomplicando Conteúdos é mais uma das ferramentas utilizadas para promover uma formação significativa e completa. Ele fornece mecanismos de aprendizagem para discentes que apresentam dificuldades ou baixo rendimento acadêmico nas disciplinas.

 

Através da metodologia do programa, é possível construir um diagnóstico que inclui avaliações somativas e formativas e, então, possibilitar outros caminhos que garantam total apropriação dos conteúdos e melhor rendimento nas disciplinas.

As atividades que fazem parte do Programa Descomplicando Conteúdos são planejadas pelo(a) professor(a) da disciplina ou por um(a) professor(a) da área, na modalidade remota síncrona, em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Embora estudantes não tenham o compromisso de participar das atividades do programa, são incentivados a fazê-las, em razão da importância para a formação.

Os encontros ocorrem em ambiente digital na própria sala de aula virtual da disciplina e são disponibilizadas no AVA para disciplinas ofertadas no semestre letivo vigente.

Acessibilidade Metodológica e Instrumental

A Acessibilidade Metodológica é fundamental para a formação e sensibilização de docentes. Esse mecanismo possibilita a utilização de técnicas e métodos de ensino que promovem meios criativos de aprendizagem acessíveis para estudantes.

 

A Acessibilidade Instrumental determina o que é estabelecido na convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelece que o acesso aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação (inclusive à internet) sejam garantidos às pessoas com deficiência.

O computador e a Internet são duas grandes ferramentas que podem auxiliar nesse processo de inclusão das pessoas com deficiência, promovendo mais autonomia para esse público. Por meio do Programa é possível: acompanhar todo processo educacional de estudantes com deficiência; alternativas; recursos tecnológicos e serviços que promovam a inclusão e que garantam a mesma qualidade na oferta dos seus cursos.

Também fazem parte desse arcabouço, as Tecnologias Assistivas (TA) constituídas por softwares desenvolvidos para funcionar como ferramentas de acessibilidade digital e de inclusão.  Esses programas podem auxiliar professoras e professores no planejamento da aula e na promoção da autonomia estudantil, garantindo o acesso ao conhecimento e a inclusão de PCDs (Pessoa com deficiência – com mobilidade reduzida, ou com limitação motora, visual, auditiva, cognitiva e psíquica).

A Unex se preocupa em atender todas as necessidades do seu corpo discente, por isso investe em tecnologias, como: teclado em braille, placa de sinalização, bem como equipamentos e programas adequados que proporcionem ou ampliem as habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Para atender aos aspectos da Acessibilidade Digital e, buscando atender as especificidades de estudantes com deficiência audiovisual, a Unex utiliza dois softwares. São eles:

 

  • Non Visual Desktop Access (NVDA): 

Significa desktop de acesso não visual e é um programa em código aberto que vai “ler” o Windows, ou seja, consiste em fazer a leitura da tela e retornar em áudio para estudantes com deficiência visual.

 

  • VLIBRAS

Consiste numa ferramenta para traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

Pular para o conteúdo