NPJ – Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unex é um campo onde estudantes de Direito têm vivência prática. O espaço conta com uma infraestrutura completa, que presta serviços de assistência jurídica gratuita e de forma humanizada (já é referência nas regiões).

Visando atender as demandas locais, estudantes, juntamente com professoras e professores, acompanham os processos judiciais e prestam diversos serviços de consultoria à população carente – com renda de até um salário mínimo e meio, nas áreas cíveis (família, bens, consumidor) e penal para crimes de menor potencial.

Além de prestar serviços no Atendimento Jurídico à comunidade, o NPJ é um dos braços no ensino e aprendizagem, contribuindo na formação de profissionais de Direito do Futuro. É lá que estudantes de Direito aplicam a teoria adquirida em sala de aula: participam das atividades do NPJ (entre o 7º e o 9º) e contam com a orientação de assistentes, professores(as) e advogados(as), que orientam e avaliam as atividades.

As unidades do NPJ da Unex ficam localizadas em Feira de Santana e Itabuna e possuem importantes parceiros como a Justiça Federal (Posto Avançado da Justiça Especial Federal) e o Tribunal de Justiça da Bahia (Balcão de Justiça e Cidadania).

• Família
  • Bens
  • Consumidor
  • Penal (para crimes de menor potencial)