Nutrição

A Nutrição também faz parte da área da Saúde. Conhecida como a ciência da alimentação, ela compreende a dietética e o estudo das propriedades dos alimentos.

Meu futuro é Nutrição

Sobre o curso

A Nutrição é uma das áreas da saúde que compreende a relação dos alimentos e como eles agem no organismo humano. Ou seja, essa ciência estuda, analisa e comporta todos os processos fisiológicos e nutricionais, terapia nutricional, dietética, tratamento e combate de doenças, ações de prevenção, aspectos culturais e socioeconômicos de cada região e população.

Geralmente, a figura da(o) Nutricionista está associada às dietas e emagrecimento, mas a Nutrição visa, principalmente, o cuidado com o bem-estar físico e emocional, e na mudança da relação que as pessoas têm com a alimentação. Isso significa que a maior preocupação está em fazer com que pacientes façam as pazes com o alimento, educando como comer bem durante todas as fases da sua vida.

Com os conhecimentos adquiridos na faculdade de Nutrição, você consegue identificar quais são as carências nutricionais de seus pacientes, e através de uma alimentação balanceada, garantir que não desenvolvam doenças causadas por um déficit de nutrientes, ou pelo excesso de alimentos que fazem mal ao organismo.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 109 de 04/02/2021.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 109 de 04 de fevereiro de 2021

Itabuna – Portaria Renovação de Reconhecimento de Curso nº 110 de 05/02/2021.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 193 de 06 de janeiro de 2022

Como é a faculdade de Nutrição?

A faculdade tem um currículo com disciplinas gerais na área da saúde, nas áreas de fisiologia, anatomia humana geral e bioquímica, mas também possui uma carga horária destinada aos conteúdos específicos da formação profissional.

O curso de Nutrição da Unex conta com componentes curriculares que envolvem aulas teóricas e práticas sobre educação alimentar, qualidade dos alimentos, avaliação nutricional, técnicas de preparo e conservação dos alimentos, higiene e controle de alimentos, segurança alimentar e tantas outras.

Além das atividades práticas, você realizará estágio, que deve ter a carga horária dividida entre os setores de Nutrição Clínica, Social e Unidades de Alimentação e Nutrição, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Qual a duração do curso de Nutrição?

O curso de Nutrição possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

De acordo com o Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN), os setores com melhores oportunidades de atuação para nutricionistas são as indústrias, principalmente a alimentícia e a farmacêutica. Existem outras opções como: clínicas e hospitais, restaurantes, lanchonetes, supermercados, escolas, empresas, clubes esportivos e em centros de saúde coletiva.

Cada vez mais reconhecida, a profissão tem ocupado muitos espaços. Além das mais conhecidas, como na Nutrição Clínica, Gastronomia, Segurança Alimentar, Estética e Esportiva, o setor tem se expandido e ocupado as áreas de Marketing de Alimentos, Nutrigenômica, Nutrigenética, Catering, Fitoterapia, Personal Diet, Coah Nutricional e Consultoria.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Nutrição?

O novo mercado exige profissionais atualizados, que invistam em especializações e desenvolvam habilidades interpessoais, como: boa comunicação, liderança, inteligência emocional, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Também deve prezar por uma formação generalista, crítica, reflexiva e, acima de tudo, humanizada.

Quais são as principais competências profissionais?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC):

• Devem desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
• Capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas;
• Devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.

 

Entre as competências específicas, estão:

• Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
• Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
• Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
• Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
• Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
• Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.

Áreas de atuação

• Gastronomia
• Ensino e Pesquisa
• Nutrição Estética
• Fitoterapia
• Nutrição Bariátrica

 

Onde trabalhar?

• Hospitais
• Clínicas
• Consultórios particulares
• Unidades de Pronto atendimento – UPA
• Unidades de referência secundária – URS
• Núcleo de apoio à saúde da família – NASF
• Indústria de Alimentos
• Restaurantes
• Clubes e centros esportivos

Diferenciais

Ensino baseado na integração dos saberes – os Projetos Integradores Interprofissionais tornam-se um importante diferencial no curso, pois, desde o início da sua formação, estudantes são desafiados em atividades realistas, promovendo a integração e a aplicação de conhecimentos na resolução de problemas (de forma colaborativa com demais estudantes de outros cursos de saúde).

Infraestrutura – A parte específica do curso conta com laboratórios de bromatologia e técnica dietética, onde realizam atendimentos à comunidade no NAIS (Núcleo de atenção Integrada à Saúde), com consultas gratuitas.

Quadro docente – O quadro docente qualificado conta com doutores, mestres e especialistas na área de atuação, que associam teoria e prática desde os primeiros semestres.

Biblioteca virtual – A biblioteca virtual conta com as principais referências para seu aprendizado, somando mais de 8000 mil títulos.

Matriz Curricular

Atende às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e, por isso, prioriza um projeto pedagógico construído de forma coletiva, colocando cada estudante como protagonista no processo de aprendizagem (Metodologias Ativas).

O curso de Nutrição tem 3.280 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, optativas, projetos interprofissionais em saúde, estágios, TCC e atividades curriculares complementares.

O que se estuda no curso de Nutrição?

Do 1º ao 3º período – disciplinas comuns à área da saúde e específicas da nutrição:

Políticas de Saúde

Saúde Coletiva

Alimentação e Nutrientes

Alimentação e Nutrição na Sociedade
Tecnologia e Análise de Alimentos

Do 4º ao 6º período, além das disciplinas interprofissionais, vivenciam a nutrição aplicada aos diversos ciclos da vida

Atenção Nutricional no Adulto e Idoso

Nutrição Materno Infantil

Nutrição Esportiva

Dietoterapia Aplicada

Do 6º ao 8º se iniciam os Estágios, com 240h cada um, Tópicos Avançados e a oferta de disciplinas optativas

Tópicos Avançados em Terapia Nutricional

Estágio em Nutrição Social

Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição

Estágio em Nutrição Clínica

Libras (Optativa)

Nutrição esportiva
Ciências Forenses (Optativa)

Coordenação do Curso

Feira de Santana

Natanael Moura Teixeira de Jesus

Itabuna , Jequié e Vitória da Conquista

Prof.  William Santos Silva

  • Mestre em Bioengenharia
  • Especialização em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica.
  • Graduação em Nutrição e Dietética.
  • Graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Nutrição em Feira de Santana/BA

    O curso de Nutrição em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Nutrição em Itabuna/BA

    O curso de Nutrição em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Nutrição em Jequié/BA

    O curso de Nutrição em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Nutrição em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Nutrição em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade