Estudantes da Unex Itabuna participam da Operação Sentinelas II do Projeto Rondon

Faculdade foi a única instituição baiana selecionada para participar da ação do Ministério da Defesa no estado de Rondônia

A Unex – Faculdade de Excelência de Itabuna está sendo representada por estudantes dos cursos de Direito, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia na Operação Sentinelas Avançadas II, do Projeto Rondon. A operação é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Defesa do Governo Federal e ocorre neste mês de julho em 12 municípios do estado de Rondônia.

Nesta edição, o projeto leva os participantes aos municípios de Theobroma, Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo e Vale do Anari. Cada município recebe, por duas semanas, dois grupos com dez integrantes cada, sendo dois professores orientadores e oito alunos por instituição de ensino superior. As duas equipes trabalham com oficinas práticas em diversas áreas do conhecimento, incluindo cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção e meio ambiente. O objetivo do projeto é capacitar as comunidades locais e promover o crescimento em diversos setores, visando fortalecer a cidadania e reduzir as desigualdades regionais.

Destacando-se como a única instituição de ensino superior da Bahia selecionada para essa importante ação, a Unex integra um contingente de 252 professores e estudantes universitários, conhecidos como “rondonistas”. “A Unex de Itabuna é a única instituição da Bahia e está desenvolvendo suas atividades no município de Theobroma. Saímos da Bahia no dia 10 e retornaremos no dia 27, com a missão de aplicar nossos conhecimentos em um contexto real, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas”, conta Kelly Bomfim, coordenadora do curso de Fisioterapia e professora coordenadora no Projeto Rondon.

A estudante Brunna Rodrigues, do nono semestre do curso de Psicologia, compartilhou suas impressões: “Está sendo uma experiência transformadora. A cada oficina, feedback e troca de conhecimentos, nós nos revigoramos. Não é só sobre participar do projeto e realizar atividades, mas é sobre cidadania, educação e contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. É sobre nos permitirmos escutar o outro, e mais do que ensinar, aprender”, detalha. “Sorrisos e abraços que recebemos, falas como ‘eu nunca havia pensado sobre isso’, ‘eu acho que agora posso fazer isso’, são muito importantes. São esses feedbacks que nos possibilitam acreditar que a educação transforma. Então, poder compartilhar todos os conhecimentos que adquiri dentro da graduação é uma enorme satisfação. Aprender uma nova cultura também me faz sentir privilegiada”, conclui a estudante.

Além de Kelly e Brunna, integram a equipe da Unex os alunos Beatriz e Ingrid, do curso de Direito; Dayse, do curso de Fisioterapia; Matheus, do curso de Odontologia; Ester, do curso de Farmácia; Maria Luísa, aluna do curso de Enfermagem; Rebeca, do curso de Nutrição e a coordenadora do curso de Enfermagem, Amora Menezes, que foi rondonista em 2012 como aluna, e agora retorna ao Projeto Rondon como professora adjunta, trazendo uma valiosa experiência e perspectiva para a equipe.