Pet Sitter: o cuidado ideal para os animais de estimação nas férias de verão

Pet Sitter: o cuidado ideal para os animais de estimação nas férias de verão

Serviço é uma oportunidade em destaque para médicos veterinários

Nas férias de verão, muitas famílias enfrentam o desafio de garantir o bem-estar de seus animais de estimação enquanto estão fora. Nesse cenário, o trabalho do pet sitter surge como uma solução inovadora e eficaz, proporcionando tranquilidade aos donos e garantindo o cuidado adequado aos bichinhos. A época traz maior visibilidade e popularidade ao serviço de pet sitter e as vantagens são incontestáveis quando o assunto é contar com profissionais capacitados durante as férias. 

O pet sitter é um profissional treinado e especializado em oferecer suporte aos animais com serviços personalizados de cuidado durante a ausência dos donos. Diferentemente de alternativas como hotéis para animais, o pet sitter permite que os animais permaneçam no conforto de seu próprio lar, minimizando o estresse da mudança de ambiente. 

Poliana Gusmão, médica veterinária, empreende desde 2018 na área e conta como funcionam os atendimentos: “O serviço de Pet Sitter pode incluir visitas ao pet na residência do próprio tutor, cuidados com a alimentação e troca de água, limpeza do local que o pet faz as necessidades, passeios com os que já têm esse costume e, claro, muitas brincadeiras, gasto de energia, carinho e atenção, coisas que todo pet merece”. Ela explica que o diferencial está, por exemplo, no atendimento para animais que são sensíveis a mudanças ou têm necessidades específicas de cuidados, além de evitar exposição a doenças que pode ser comum em hotéis ou creches para pets. 

A experiência profissional é outro ponto extremamente importante para se destacar como prestador de serviço nesse nicho do mercado de trabalho. “Contratando um profissional com esse diferencial, o tutor tem a certeza de que está contando com alguém que tem habilidades técnicas primordiais para cuidar do seu bichinho de estimação. Destaco também que o conhecimento sobre saúde e comportamento animal proporciona segurança, tranquilidade e atenção especializada para os pets e, com esse conhecimento, também é possível oferecer orientações precisas em caso de necessidade”, salientou a médica veterinária.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado pet do Brasil é o terceiro maior do mundo, uma oportunidade em ascensão para profissionais médicos veterinários no país. Poliana deixa algumas dicas para os estudantes e profissionais formados na área que queiram seguir a carreira: “É perceptível que os serviços particulares, principalmente os que envolvem o comportamento animal, têm se destacado. O adestramento, as consultorias personalizadas, treinamentos e o enriquecimento ambiental podem ser boas áreas para atuação do médico veterinário. Esse serviço demanda estudo, dedicação e, especialmente quando você tem formação na área, é crucial valorizar a importância do trabalho. Mostrar que o seu serviço possui um diferencial com o conhecimento e experiência adquiridos na universidade é fundamental”, finaliza.