Alunos de Medicina Veterinária da Unex participam de visitas técnicas na Expofeira 2024

Estudantes tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em práticas do setor agropecuário

Alunos de Medicina Veterinária da Unex participam de visitas técnicas na Expofeira 2024

Estudantes do 1º ao 9º semestres do curso de Medicina Veterinária da Unex  Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana, participaram de visitas técnicas na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) 2024, que ocorre de 1º a 8 de setembro, no Parque de Exposições João Martins da Silva. Acompanhados por professores, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, os conteúdos teóricos abordados em sala de aula, em áreas como Nutrição Animal, Forragicultura, Bovinocultura, Equinocultura, Reprodução e Clínica de Grandes Animais.

Organizadas pela coordenação do curso, as visitas têm como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão prática nas mais recentes inovações e técnicas de manejo de animais de produção. “Essa experiência é uma oportunidade única para nossos alunos aplicarem na prática o que aprendem em sala de aula. Eles têm contato direto com os animais, com as técnicas de manejo e com as novidades do setor agropecuário”, destacou o professor Gustavo Brandão, coordenador do curso.

Durante a programação, os alunos participaram de aulas práticas interativas. Na área de Nutrição Animal, foram abordadas as necessidades nutricionais de bovinos e equinos, com palestras conduzidas por especialistas do setor, incluindo o professor Mairon Barreto. Na Forragicultura, os estudantes observaram a produção de silagens e técnicas de manejo sustentável de pastagens. “É essencial que os alunos compreendam a importância da nutrição adequada para a saúde e produtividade dos animais”, ressaltou o professor Mairon Barreto.

Nos setores de Bovinocultura e Equinocultura, que foram destaques da visita, os alunos acompanharam demonstrações de manejo, melhoramento genético e cuidados gerais, fundamentais para o bem-estar animal. “Estar aqui é como abrir um livro vivo. Aprendemos diretamente com criadores experientes e vemos as técnicas de manejo aplicadas na prática, o que enriquece muito nossa formação”, comentou Katarine Conceição, aluna do 9º semestre.

Na Clínica de Grandes Animais, os futuros veterinários puderam identificar sinais clínicos de doenças, realizar exames físicos em bovinos e equinos, além de participar de simulações de emergências. “Essas aulas práticas são essenciais para desenvolvermos as habilidades clínicas necessárias para a atuação profissional”, afirmou a docente Nadyne Moreira.