Se você já fez uma pesquisa para conhecer o nosso Centro Universitário, certamente leu sobre a metodologia de ensino do curso de Medicina da Unex

Na verdade, uma das grandes inquietações de um estudante que está em busca de uma Faculdade de Medicina é sobre o método utilizado no curso.

Antes de escolher a instituição, muitos pesquisam sobre a metodologia que é aplicada durante a trajetória da faculdade, para entender se é a mais abrangente.

Nos cursos de Medicina, a maior parte das universidades utiliza o método PBL (Problem-Based Learning), que é uma abordagem de ensino utilizada em diversas áreas.

O PBL é caracterizado por ser centrado no estudante, promovendo a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

No contexto da medicina, o PBL é frequentemente utilizado em cursos de graduação e pós-graduação para preparar os estudantes para a prática médica.

Neste método, os estudantes são apresentados a casos clínicos reais ou simulados, nos quais eles são desafiados a identificar problemas, formular hipóteses diagnósticas, buscar informações relevantes e propor soluções.

Uma das principais vantagens do PBL é que ele estimula o raciocínio clínico, a tomada de decisão e a colaboração entre os estudantes.

Além disso, o método PBL também incentiva a pesquisa independente, a autoavaliação e a reflexão crítica.

Durante as sessões de PBL, os estudantes são guiados por um tutor ou facilitador, que tem o papel de orientar e estimular a discussão em grupo.

O tutor não fornece respostas prontas, mas sim faz questionamentos que auxiliam os estudantes a desenvolverem seu raciocínio e aprofundarem seu conhecimento.

Em resumo, o método PBL na medicina é uma abordagem de ensino que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, incentivando a resolução de problemas, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais.

Porém, além de contar com o PBL, a metodologia de ensino do curso de Medicina da Unex envolve um outro modelo de aprendizagem. Vamos entender?