O post de hoje é sobre como passar no vestibular de Medicina. Já podemos começar dizendo que essa não é uma tarefa fácil. A faculdade de Medicina é um sonho para muitos estudantes, portanto, o vestibular é muito concorrido, só para se ter uma ideia, alguns processos seletivos contam com mais de 300 candidatos disputando uma única vaga.

Não são raros os casos em que as pessoas dedicam anos de estudos, começando no primeiro ano do ensino médico e continuam com “as caras nos livros” anos após concluir a educação básica, tudo isso, para alcançar a tão sonhada vaga.

Se você é um desses estudantes que sonha em se tornar médico, viemos aqui para te dar duas notícias importantes: a primeira é que o vestibular de Medicina da Unex está com as inscrições abertas e basta acessar o site para participar do processo seletivo. A segunda é que fizemos esse post especialmente para você que está se perguntando “como passar no vestibular de medicina?” Vamos lá!

Como passar no vestibular de Medicina? Confira essas dicas

Se você já começou a pesquisar como passar no vestibular de Medicina sabe que não existe uma fórmula mágica para isso. Embora seja possível encontrar diversos vídeos com dicas, macetes e métodos de estudos, o que vai garantir a sua aprovação é a dedicação aos estudos. Para começar esse “guia da aprovação” podemos afirmar que é importante começar seguindo alguns passos, como:

1- Conhecer o vestibular

Nem todos os processos seletivos são iguais. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, não é uma avaliação focada no curso de Medicina, então a cobrança e os conteúdos desse exame não serão os mesmos que os de um vestibular específico para Medicina.

Durante a preparação, defina a faculdade de sua preferência, consulte as formas de ingresso, número de vagas, nota de corte, formato da prova, nível de concorrência e o mais importante, a forma como a instituição faz a seleção dos candidatos.

Procure as edições mais recentes dos vestibulares da faculdade e observe como ela cobra as questões, por exemplo, avalie se as perguntas são simples, complexas, se cobra muito conteúdo, se caem questões de interpretação, qual o tipo de redação mais cobrada e tudo o que envolve o exame.