A Gestão em Saúde desempenha um papel fundamental no setor, garantindo a eficiência, qualidade e sustentabilidade dos serviços oferecidos.

Neste artigo, vamos explorar o papel do gestor em saúde, suas atribuições, as qualificações necessárias, quem pode atuar nessa área, o mercado de trabalho e a faixa salarial. Acompanhe e descubra mais sobre essa carreira em ascensão.

O papel do gestor em saúde

O gestor em saúde é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à gestão de unidades de saúde, sejam elas hospitais, clínicas, laboratórios ou instituições de saúde pública.

Seu principal objetivo é garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados, promovendo a satisfação dos pacientes, a segurança dos profissionais e a otimização dos recursos disponíveis.

Quais são as atribuições do gestor em saúde?

As atribuições do gestor em saúde são diversas e abrangem áreas como gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de processos e qualidade, gestão de suprimentos, entre outras. Algumas das principais responsabilidades incluem:

– Elaboração e implementação de planos estratégicos e operacionais;

– Gerenciamento de equipes multidisciplinares;

– Monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho;

– Gestão de recursos financeiros e orçamentários;

– Negociação com fornecedores e parceiros;

– Garantia do cumprimento das normas e regulamentos do setor.

Confira o vídeo do Gerente dos cursos de Saúde da Unex, Rodrigo de Jesus, sobre Gestão em Saúde.

Qualificações necessárias para atuar com Gestão em saúde

Para atuar na área de  gestão em saúde, é essencial possuir uma formação acadêmica na área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia, ou áreas afins.

Além disso, é recomendado buscar uma especialização em Gestão em Saúde, que oferece conhecimentos específicos sobre administração, gestão de pessoas, finanças e outras competências necessárias para o exercício da função.

Mercado de trabalho e faixa salarial

O mercado de trabalho para gestores em saúde é bastante amplo e diversificado. Há oportunidades em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e empresas privadas do setor.

A demanda por profissionais qualificados é crescente, principalmente devido à necessidade de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.

Quanto à faixa salarial, os gestores em saúde podem ter remunerações atrativas, que variam de acordo com a experiência, formação, porte da instituição e localização geográfica.

Em média, a faixa salarial pode variar de R$5.000,00 a R$15.000,00 mensais, podendo ser ainda mais elevada em posições de alta gerência.

A Gestão em Saúde é uma área em crescimento e com grande demanda por profissionais qualificados.

O gestor em saúde desempenha um papel estratégico na garantia da eficiência e qualidade dos serviços, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde como um todo.

Se você possui interesse pela área da saúde e habilidades em gestão, essa pode ser uma carreira promissora para você.

Este artigo também pode te interessar: Qual é o salário de um médico?

Médico e Gestor

Atualmente, é  muito comum encontrar estudantes que queiram entrar na faculdade de Medicina para atuar na área de Gestão em saúde. Pois cuidar de todas as burocracias e parte gerencial, não é só uma habilidade desenvolvida pelos alunos dos cursos de Administração ou Gestão.

Diversas instituições de ensino já incluem algumas disciplinas voltadas para essa área dentro dos currículos, visando uma formação mais completa para os estudantes.

Se você é um desses estudantes que ama a área de saúde, mas também têm habilidades para trabalhar de forma interprofissional, relacionando os dois campos, pode investir nessa carreira. A primeira coisa que você tem que fazer é se inscrever no vestibular de Medicina da Unex

Por que a Unex? Porque a Unex tem uma matriz curricular completa e abrangente, que oferece todo o suporte que o estudante precisa, antes, durante e depois do curso

Em segundo lugar, é importante que ao final do curso de Medicina, o profissional invista em uma especialização que complemente a primeira formação, assim, ele estará plenamente capacitado para trabalhar com gestão em saúde.