Qual é o salário de um médico?” Essa é uma das principais perguntas feitas por quem está pesquisando pelo curso. Embora a maioria das pessoas que escolhem o curso, o fazem porque gostam da área, não dá para negar que o salário é um dos atrativos da faculdade de Medicina. Mas esses valores podem sofrer variações de acordo com a especialidade, região e carga horária de trabalho.

Para responder essa pergunta é preciso considerar o piso salarial médico, que é determinado pela Fenam ( Federação Nacional dos Médicos). Quer entender como isso funciona? Continue a leitura.

Qual o salário de um Médico?

Antes de responder essa questão, você precisa entender como funciona o piso salarial no Brasil. O Piso é o valor mínimo que, obrigatoriamente deve ser pago à categoria. Esse piso sofre alterações todos os anos, por conta da inflação e diversas taxas de variação que influenciam na correção deste valor. Isso quer dizer que, os valores podem se diferenciar de acordo com o mercado, as especialidades e região, certo?

Dito isto, vamos para a parte que interessa!

Quanto ganha um médico clínico no Brasil?

Como explicamos acima, esse valor sofre alterações de acordo com a região e carga horária. Na Bahia, por exemplo, um Médico Clínico (CBO: 2251-25), tem a seguinte jornada de trabalho e piso

carga horária: 29 horas semanais
piso salarial: R$ 5.618,33
média salarial: R$ 5.897,34
teto salarial: R$ 8.912,24
salário/hora: R$ 40,27

Quanto ganha um médico do SUS?

Também conhecido como Médico de Saúde Pública (CBO 2251-39), a remuneração desse profissional difere conforme a cidade onde esse profissional atua, mas a média de salário de um médico do SUS é de R$ R$ 5.866,43 para uma jornada de trabalho de 29 horas semanais.

Quanto ganha um médico da UPA?

Considerando que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também é um órgão público, os valores pagos para esse profissional são semelhantes aos pagos aos médicos do SUS. Sendo assim, a média de salário de um médico da UPA tende a ser de R$ R$ 5.866,43 para uma jornada de trabalho de 29 horas semanais.

Qual a especialidade da Medicina que paga melhor?

Essa é a pergunta de milhões! Considerando a média salarial do Brasil, as especialidades que oferecem os melhores salários são:

Médico da Estratégia de Saúde da Família: R$ 13.332,49
Médico de Família e Comunidade: R$ 10.883,03
Médico Alopata: R$ 10.656,22
Médico Generalista: R$ 10.656,22
Médico Militar: R$ 10.656,22
Médico Cancerologista (clínico): R$ 10.468,02
Médico Oncologista Clínico: R$ 10.468,02
Médico Nefrologista: R$ 8.651,53
Médico Cirurgião Pediátrico: R$ 8.033,39
Médico Clínico Geral: R$ 8.007,04
Médico Psiquiatra: R$ 7.858,46
Médico Patologista Clínico / Medicina Laboratorial: R$ 7.576,46
Médico Cirurgião: R$ 7.438,23

Independente da especialidade médica que escolher, você encontrará uma ótima remuneração!

Mas além de considerar os salários, escolha a área que você gosta de verdade e deposite as suas energias e conhecimento para se tornar o melhor profissional que puder ser!