Enfermagem

O curso de Enfermagem é ideal para quem tem vocação para cuidar de pessoas. Na atuação profissional, o enfermeiro presta assistência integral aos pacientes.

Meu futuro é Enfermagem

Sobre o curso

O curso de Enfermagem capacita profissionais para atuar no cuidado e promoção da saúde de pacientes. É muito conhecida por ser a arte de cuidar de uma forma mais próxima. Essencial em clínicas e hospitais, profissionais de enfermagem prestam serviços de assistência e garantem a aplicação correta de medicamentos; realizam os primeiros socorros, dão banho, coletam amostras para exames e fazem curativos; participam de cirurgias, partos e da fase pós-operatória.

Fora dos ambientes hospitalares, você pode trabalhar de forma autônoma, cuidando de idosos ou prestando assistência a pacientes com mobilidade reduzida; abrir sua própria clínica, para atuar em áreas específicas ou dar aulas em faculdades e institutos profissionalizantes.

Durante os cinco anos de curso, você aprende: avaliar e interpretar o estado de saúde de pacientes; manter o compromisso com o bem-estar físico e mental; e agir de forma ética, preservando a saúde de quem está sob a sua supervisão.

Segundo o Censo da Educação Superior, o curso de Enfermagem está entre os dez cursos com o maior número de matriculados.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 109 de 04/02/2021.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 109 de 04 de fevereiro de 2021

Itabuna – Portaria Renovação de Reconhecimento de Curso nº 110 de 05/02/2021.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 1897 de 07 de dezembro de 2021

Como é a Faculdade de Enfermagem?

Se divide em disciplinas teóricas, atividades práticas em laboratórios, clínicas e serviços de saúde. Antes de concluir o curso, você passa por um estágio obrigatório – supervisionado em redes básicas de serviços de saúde, ambulatórios, clínicas e hospitais, para ter contato com os pacientes e vivenciar a rotina da profissão.

O Ministério da Educação (MEC) define que a graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas:

• Ciências Biológicas e da Saúde
• Ciências Humanas e Sociais
• Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino)

Ciências Biológicas e da Saúde
Ciências Humanas e Sociais
Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino)

No início do curso, o estudante aprende as disciplinas mais teóricas e gerais, como Anatomia, Genética, Fisiologia, Biologia, Imunologia e Histologia.

Com o decorrer da graduação, são apresentadas as disciplinas mais específicas da prática da Enfermagem, que são as disciplinas que demonstram o papel do enfermeiro nas situações cotidianas de trabalho, como:

Partos
Cirurgias
Tratamentos nas unidades de terapia intensiva (UTI)

Para garantir o diploma e atuar na profissão, o estudante deve cumprir a carga horária exigida pelo curso, passar pelos estágios, ter a carga horária de atividades complementares, que são as formações realizadas durante a graduação, e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual a duração do curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

Antes mesmo da pandemia, a qualificação já credenciou os profissionais a concorrer às vagas em hospitais e clínicas que exigem o ensino superior. Hoje em dia, após os surtos de doenças que estão acontecendo ao redor do mundo, a preocupação com a saúde tem sido primordial.

Além de pacientes, os governos investem em programas de assistência à saúde – nos Núcleos de Saúde, Centros, UPAs e Unidades Básicas de atendimento são formadas diversas equipes interdisciplinares.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem?

O mercado de trabalho exige que um bom enfermeiro seja solidário, saiba ouvir as pessoas e esteja pronto para atender às suas necessidades. Além disso, o profissional de Enfermagem deve ter Inteligência Emocional para controlar suas emoções, portanto, a praticidade e objetividade são elementos fundamentais, principalmente porque essas habilidades são postas à prova todos os dias em situações de emergências e salvamentos.

Um bom profissional de enfermagem também precisa ser humanista. Gostar de cuidar de pessoas é indispensável. Embora o enfermeiro deva trabalhar baseado no rigor técnico e científico requeridos pela profissão, ele também deve lembrar que lida com pacientes fragilizados, que precisam de cuidados médicos, mas também apoio emocional. Em muitos casos, o enfermeiro acaba se tornando a figura mais presente na vida do paciente.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Enfermagem?

O MEC determina que a formação do Enfermeiro deve atender às necessidades sociais de saúde, para isso, ele deve possuir competências técnico-científicas, sócio-educativas e políticas, sendo capaz de:

 

O MEC determina que a formação deve possuir competências técnico-científicas, sócio-educativas e políticas, sendo capaz de:

Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional; · estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões
Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional
Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações
Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

A formação também exige que o profissional de Enfermagem tenha habilidades que o permita:

Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem
Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico
Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes
Intervir no processo de saúde-doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência
Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários
Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais

Áreas de Atuação

As áreas de atuação mais comuns e também as mais desejadas pelos profissionais de enfermagem são a área hospitalar e as clínicas médicas particulares e públicas. Nesses ambientes, o enfermeiro atua junto com a equipe médica, recebendo os pacientes que chegam nas unidades de pronto atendimento, realizando triagens, primeiros socorros.
Mas a assistência médica não é a única área onde um enfermeiro pode atuar, ele pode desenvolver suas atividades com:

Enfermagem Home Care
Enfermagem Pediátrica
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Enfermagem Obstétrica
Enfermagem de resgate
Enfermagem do trabalho
Docência

Onde o profissional de Enfermagem pode trabalhar?

Hospitais
Auxiliando médicos em cirurgias; realizando curativos em pacientes; aplicando medicações.

Clínicas
Realização de triagens; preenchimento de formulários;coleta de exames; primeiros atendimentos; monitoramento do estado de saúde.

SPA’s
Realização de terapias; atendimentos pós-cirúrgicos; acompanhamento de pacientes com doenças.

Centro de Estética
Execução de diversos procedimentos estéticos, como limpeza de pele, aplicação de enzimas, botox, drenagem linfática.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Integrando equipes multiprofissionais de saúde.

UPA’s
Execução de tratamentos; levantamento do histórico do paciente; tratamentos e aplicação de medicamentos.

Ensino de Qualidade

A Unex prioriza a formação de profissionais com competências interpessoais para que possam trabalhar com o público (paciente e família) que se encontra fragilizado. Por isso, o compromisso com uma educação humanista, ética e comprometida com as questões sociais e de saúde.

Aqui você aprende a ter controle das suas emoções, mas também a desenvolver uma escuta sensível. Ao mesmo tempo, ter praticidade e eficácia, pois, em muitos momentos, deve lidar com situações de urgência e emergência (como cirurgias, resgates, aplicando o suporte básico e avançado).

Com foco no Interprofissionalismo, o curso promove a formação de enfermeiras e enfermeiros com perfil crítico, reflexivo e rigor técnico-científico. Na faculdade, destacam-se também os projetos integradores, que visam relacionar diversas áreas do conhecimento, como: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e tantas outras.

Quem escolhe fazer Enfermagem na Unex conta com recursos e ferramentas que garantem o desenvolvimento de competências profissionais, como: parcerias com clínicas e hospitais, atividades integradas nos laboratórios, projetos de pesquisa e extensão e apoio do Centro de Carreiras.

Depoimentos

Guilherme da Nóbrega Monteiro estudante

Eu gosto bastante da estrutura. Eu acho que ela favorece os alunos com os materiais, com os professores que são de uma qualidade e de um nível extremo. É muito bacana quando você entra em sala de aula e você vê um professor que tem domínio do assunto, que quer te fazer crescer como ser humano e como profissional. Eu tenho muito apoio dos meus professores e eles me ajudam para que lá na frente eu seja um excelente profissional, eu fico muito feliz com isso. Os laboratórios são incríveis, eu gosto muito da experiência, amo quando tem aula prática e também as outras atividades teóricas e práticas que a instituição proporciona.

Estrutura do Futuro

A Unex tem uma estrutura de ponta, pensada especialmente para estudantes de Enfermagem. A unidade conta com laboratórios interdisciplinares da área de Saúde, como: anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica e patologia.

Aqui você tem acesso a consultórios para a realização de atividades simuladas, ambulatórios e clínicas-escola onde ocorrem atendimentos à comunidade externa; nos laboratórios de habilidades e de simulação realística pode manusear simuladores de alta tecnologia.

Com os manequins, bonecos, monitores, simuladores macas, sondas, curativos, gaze, agulhas, e outros instrumentos, você vivencia a realidade da profissão.

Além das tecnologias presentes nos laboratórios, tem acesso às bibliotecas virtuais, espaços de convivência, salas climatizadas, auditório e outros ambientes que possibilitam a realização de pesquisas e atividades de extensão.

Diferenciais

Curso Conceituado – conceito 4 no Guia da Faculdade, uma avaliação feita pelo Jornal Estadão, que todos os anos avalia instituições de Ensino Superior do Brasil.

Pesquisa e Extensão – participação de monitorias, projetos de pesquisa e extensão e incentivo à produção científica.

Currículo por competência – desenvolve competências colaborativas, informacionais e pessoais, como o empreendedorismo e outras habilidades com prática; uso de metodologias ativas, ampliando a vivência nas diversas complexidades do cuidado, desde a Atenção Básica até o Atendimento Hospitalar.

Infraestrutura completa – clínica, laboratórios, espaços específicos para a área, simulações realísticas e todos os equipamentos necessários a prática profissional.

Matriz Curricular

Está alinhada às Diretrizes do MEC, além de ser pautada pelo Interprofissionalismo e por um currículo por competência.

O curso de Enfermagem da Unex tem 4.000 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, projetos interprofissionais, estágios com diferentes ênfases, TCC e atividades curriculares extras.

O que se estuda na faculdade de Enfermagem?

Nos semestres iniciais da graduação, o aluno de Enfermagem da UniFTC estuda:

Saúde Coletiva
Bases Moleculares e Celulares da Saúde
Imunologia Básica
Educação em Saúde
Enfermagem, Ética e Bioética

A partir do segundo ano de curso, se iniciam as disciplinas mais específicas, como:

Processo do cuidar em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem na Atenção Primária
Sistematização da Assistência em Enfermagem
Métodos de Apoio Diagnóstico em Saúde

A partir do 5º semestre, são realizados os Projetos Interprofissionais a Atividades Integrativas

 

Projeto Interprofissional em saúde - Atenção Primária
Cuidado de Enfermagem em Saúde Mental
Projeto Interprofissional em saúde - Média e Alta complexidade
Projeto Interprofissional de Pesquisa em saúde
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Coordenação do Curso

Feira de Santana

Hayana Leal Barbosa

Itabuna

Profª Amora Ferreira Menezes

  • Mestre em Enfermagem
  • Especialista em Saúde Coletiva
  • Especialista em Gestão em Saúde
  • Graduada em Enfermagem

Jequié

Prof. James Melo Silva

  • Doutorando em Enfermagem e Saúde (UESB)
  • Mestre em Enfermagem e Saúde (UESB)
  • Especialista em Gestão da Atenção Básica com Ênfase nas Linhas do Cuidado (EESP-BA)
  • Especialista em Enfermagem do Trabalho (FTC)
  • Graduado em Enfermagem (FTC)

Vitória da Conquista

Profª. Maiana Ferraz Andrade

  • Mestre em Biociências (UFBA)
  • Especialista em Enfermagem Dermatológica e Estética (UNIAVAN)
  • Especialista em Preceptoria do SUS (Hospital Sírio Libanês)
  • Graduação em Enfermagem (UFBA)

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Enfermagem em Feira de Santana/BA

    O curso de Enfermagem em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Enfermagem em Itabuna/BA

    O curso de Enfermagem em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Enfermagem em Jequié/BA

    O curso de Enfermagem em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Enfermagem em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Enfermagem em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade