Simpósio Multidisciplinar “Conexão pela Vida” destaca a importância da doação de órgãos na Unex

O evento realizado no dia 17 de setembro promoveu o debate sobre a doação de órgãos, reunindo estudantes e profissionais de saúde

Aconteceu, na última terça-feira, dia 17, o 1º Simpósio Multidisciplinar Setembro Verde “Conexão pela Vida: Juntos pela Doação de Órgãos” que foi promovido pelo curso de Medicina da Unex, em Itabuna. O encontro aconteceu no novo auditório da instituição, reunindo toda a comunidade acadêmica e diversos profissionais da saúde. O Setembro Verde é uma campanha de conscientização sobre a doação de órgãos, e o simpósio trouxe palestrantes renomados para discutir o cenário atual e os desafios dessa importante causa.

Entre os convidados, estiveram o Dr. Eraldo Salustiano, Ccoordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, que apresentou o panorama atual dos transplantes no estado, e a enfermeira Silvana Batista, coordenadora da Organização de Procura de Órgaos (OPO) Sul do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que abordou o papel da OPO e a estruturação das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs). Em suas palavras, a enfermeira destacou: “Foi uma noite rica falando sobre doação de órgãos. Tenho certeza que os alunos que aqui estiveram, saíram como multiplicadores dessa causa, abraçando-a junto com a equipe do Hospital de Base”.

O simpósio contou ainda com a participação de estudantes de outros cursos da área da saúde. Gabrielle Souza, estudante do quinto período de biomedicina da Unex, ressaltou o impacto desse tipo de evento em sua formação: “Esse evento é muito importante para minha formação como estudante de saúde, pois nos dá a oportunidade de ir além da sala de aula, de interagir com colegas de outras áreas e com profissionais experientes”.

A realização de eventos como o Simpósio Multidisciplinar Setembro Verde reafirma o compromisso da UnexMED em promover a educação médica humanística e técnica. Além de contribuir para a formação de futuros profissionais da saúde, esses encontros fomentam discussões fundamentais para a sociedade, como a conscientização sobre a doação de órgãos, que pode salvar vidas. Para a comunidade acadêmica, a troca de experiências e o contato com profissionais da área são essenciais para enriquecer o aprendizado e formar profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da população.

A Unex continua a se destacar como uma instituição de ensino superior que valoriza a integração entre teoria e prática, oferecendo aos seus alunos eventos que promovem a reflexão sobre temas essenciais para o futuro da medicina e da saúde pública.