Há alguns anos, estudar Medicina no Interior da Bahia não passava de um sonho, já que os cursos ficavam concentrados nas grandes capitais, mas de uns tempos para cá, houve a necessidade de trazer a faculdade de Medicina para o interior, e isso se deu por diversos fatores, como por exemplo, a vontade de estudar perto de casa. 

Hoje, é muito mais fácil encontrar faculdades e centros universitários que oferecem este curso por toda a Bahia e não somente em Salvador, mas quais são os critérios que um estudante deve avaliar antes mesmo de se preparar para o vestibular de Medicina? É sobre isso que nós vamos falar aqui!

Nesse artigo especial, ainda contamos com a participação do professor e coordenador dos cursos de Medicina da Unex, Lino Sieiro Netto, que explica como se deu esse processo de interiorização e também quais são os pontos fundamentais que um estudante deve avaliar para escolher a faculdade de Medicina ideal. Vamos lá?

Medicina no Interior da Bahia: entenda o processo

“Até 15 anos atrás nós tínhamos os cursos basicamente voltados para as capitais. De um tempo para cá, se viu a necessidade de uma interiorização, uma vez que, começamos a ter grande cenário de prática e grandes hospitais prontos para receber os alunos e para formá-los”, explica o professor.  

Outro fator que influenciou a vinda do curso de Medicina para o interior da Bahia foi o próprio desenvolvimento das regiões e cidades vizinhas. Segundo Lino, “houve uma necessidade de trazer recursos para essas cidades do interior que já tinham crescimento no seu comércio, nos seus serviços, e além disso, uma grande vontade, um grande mercado que existia devido a não vontade dos pais e dos familiares de levar os seus filhos para estudar longe de casa.” 

Mas o aspecto mais importante é a própria necessidade da presença dos profissionais, como explica o professor: 

“Há necessidade de formação de médicos de qualidade nesse centro para suprir aquela quantidade grande de médicos que se fixavam nas capitais, eles se formavam nas capitais e se fixavam nas capitais. No momento em que a gente sentiu a necessidade de interiorizar esses cursos, mais médicos foram formados no interior e mais médicos se fixaram no interior para dar qualidade na assistência desse paciente.” Então, todo esse conjunto resultou na chegada dos cursos de Medicina no interior da Bahia.

Como avaliar a qualidade dos cursos?

Tão importante quanto ter o curso de Medicina no interior da Bahia, é a qualidade desse curso. Nesse quesito, o estudante que está pensando em fazer a faculdade deve fazer uma avaliação criteriosa da instituição. É de extrema importância que ele analise critérios como:

– estrutura

– corpo docente

– projeto pedagógico

– avaliação do Ministério da Educação

Infraestrutura – o estudante pode avaliar o que a faculdade oferece em termos de espaços físicos, laboratórios e tecnologia. Na Unex, o estudante tem acesso a uma estrutura de excelência e com alta tecnologia. A faculdade conta com simuladores de alta fidelidade, mesa anatômica, óculos de realidade virtual aumentada e uma série de equipamentos de ponta. 

Corpo docente – Um corpo docente altamente qualificado faz toda a diferença. A Unex, por exemplo, é uma instituição que possui cerca de 75% de mestres e doutores , e 25% de especialistas, o que dá ao curso uma robustez muito grande em se tratando de pesquisa e extensão. Além disso, os professores do curso têm grande experiência não só na área educacional, mas experiências profissionais locais. 

Projeto Pedagógico – O projeto pedagógico do curso de Medicina da Unex é regionalizado, ou seja, ele é  personalizado para cada local. Existe um núcleo dentro do projeto, que é o núcleo de avaliação e núcleo de ensino, que tem uma base similar para todos os cursos, mas em cada região em que a instituição se propõe a estar, são desenvolvidas estratégias para se adequar às características e demandas locais, porque um dos objetivo é formar médicos para essa região.

Avaliação do MEC – Antes de autorizar o funcionamento do curso de Medicina, o Ministério da Educação realiza uma série de avaliações para credenciar ou não um curso. O processo de avaliação é extenso e se compõe de algumas fases. Temos as fases documentais, em que o Ministério da Educação analisa todas as necessidades que existem para a formação de um curso, e é como se fosse uma carta de intenções. 

Em seguida, há uma nova etapa, que é a mais importante: a visita in loco. Geralmente, dois ou três avaliadores, que são professores renomados e experientes no curso de Medicina, avaliam a universidade em três dimensões: o seu projeto pedagógico, ou seja, o que ela se propõe a fazer, o seu corpo docente, que é o grupo de professores e coordenação, e a infraestrutura. 

Então, essas três dimensões são analisadas em dois dias, em que os avaliadores realizam perguntas, observam toda a estrutura e elencam mais de 50 indicadores que são avaliados de nota 1 a 5, que é a nota máxima do MEC. 

As Faculdades e Centros Universitários que recebem a nota máxima do MEC são aquelas que alcançaram a nota 5 em todos os critérios e dimensões.

Unex é nota Máxima

Agora que você já sabe que é possível fazer Medicina no Interior da Bahia, basta escolher uma instituição de qualidade! A Unex em Itabuna e em Feira de Santana alcançou a nota máxima do MEC depois de uma avaliação super criteriosa, como explicamos acima.

Então você não precisa ter dúvidas quanto a qualidade do curso, pois, temos a Unex oferece tudo o que é necessário para a uma formação de excelência, e é reconhecida como uma instituição que é referência para as demais.

Por isso, se você quer fazer Medicina no interior da Bahia, escolha a Unex!