O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil. Ele foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país e, posteriormente, passou a ser utilizado como critério de seleção para diversas universidades e programas educacionais. O Enem é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada em dois dias consecutivos, geralmente no mês de novembro.

O Enem é composto por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, os participantes também precisam escrever uma redação. A prova é composta por 180 questões objetivas e tem duração total de 5 horas e 30 minutos. O resultado do Enem pode ser utilizado para ingresso em universidades públicas e privadas, além de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O que é o Enem

História e Objetivos do Enem

Inicialmente, o Enem era utilizado apenas como uma forma de avaliação do ensino médio, mas com o tempo, passou a ser utilizado também como uma forma de acesso ao ensino superior.

Em 2004, o Enem passou por uma reformulação e tornou-se o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Desde 2010, a nota do Enem permite o acesso ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no qual os alunos usam a nota do exame para concorrer a vagas em universidades públicas.

Sua nota também é utilizada nos programas Fies e ProUni, ambos do Governo.

Como o Enem é Aplicado

Modelo de Prova

Aplicado em dois domingos consecutivos, o exame é dividido da seguinte maneira:

1º dia
  • Redação
  • Linguagens e Códigos
  • Ciências Humanas
2º dia
  • Ciências da Natureza
  • Matemática

Duração

Os participantes têm 5h50 para fazer as provas do primeiro dia de prova do Enem, que engloba também a redação.

No segundo dia de prova do Enem, são 5h destinadas à resolução das questões.

Inscrição e Requisitos

Como fazer a inscrição

As inscrições para o Enem são feitas exclusivamente online, no site do Inep.

Para se candidatar, você deve acessar a Página do Participante dentro período de inscrição e fazer login com sua conta gov.br.

O passo a passo para realizar a inscrição do Enem é o seguinte:

  • Acesse a Página do participante, entre no site gov.br, digite CPF e senha;
  • Comece o chat com a robô Nanda e clique na imagem que ela solicitar;
  • Coloque seus dados pessoais (CPF e data de nascimento, nome do seu pai, sexo, raça, estado civil, nacionalidade e endereço);
  • Especifique atendimento específico e especializado, caso seja necessário;
  • Informe cidade e língua estrangeira para realizar a prova;
  • Marque a escolaridade (se está cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já terminou. Treineiros também devem marcar);
  • Informe se estuda ou estudou na rede pública de ensino ou como bolsista na rede particular, além de ter concluído o Ensino Médio pelo Exame de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Preencha o questionário socioeconômico;
  • Insira seus contatos;
  • Escolha o local de prova;
  • Coloque a foto de identificação;
  • Pague a taxa de R$ 85.

É neste momento que você solicita a isenção de taxa, caso você se enquadre nos requisitos.

Taxa de Isenção

Alguns estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos, como estar cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública, ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser membro de família de baixa renda. O candidato deve comprovar sua situação por meio de documentos específicos e seguir as orientações divulgadas pelo MEC durante o período de solicitação de isenção.

Provas e Áreas de Conhecimento

O Enem é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas são divididas em áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Cada prova objetiva possui 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões. As questões são elaboradas com base nas habilidades e competências definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são distribuídas de forma equilibrada entre as áreas de conhecimento.

A redação é avaliada de acordo com cinco competências: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento e argumentação. A redação é avaliada por dois corretores independentes e a nota final é a média aritmética das duas notas.

Quem pode fazer o Enem

O Enem é destinado a estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, mas pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova.

Quem não concluiu o Ensino Médio e não vai concluí-lo no ano seguinte também pode fazer o Enem, mas como treineiro.

Avaliação e Resultados

Critérios de Correção

O Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a dificuldade das questões e o desempenho dos candidatos. Cada questão tem um peso diferente e a pontuação final é calculada a partir da soma das notas de cada prova.

Os critérios de correção levam em conta não apenas a resposta correta, mas também a coerência e a coesão do texto produzido na redação. Além disso, a prova de redação é avaliada por dois corretores independentes, que atribuem uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas.

Entendimento da Nota

Após a correção, o candidato pode consultar sua nota individual no site do Enem na Página do Participante. É importante lembrar que a nota do Enem não é uma média simples das notas das provas, mas sim uma pontuação que leva em conta a TRI e a redação.

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas e privadas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a pontuação também pode ser utilizada para obter certificação de conclusão do Ensino Médio.

Uso dos Resultados do Enem

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Além disso, os resultados obtidos no exame podem ser utilizados para outros fins, como a certificação do ensino médio e a participação em programas de financiamento estudantil.

Sisu, Prouni e Fies

  • O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) seleciona estudantes para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais.

Para se candidatar ao programa, é preciso ter atingido nota acima de zero na redação aplicada no Enem.

Para se candidatar, é preciso ter renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos, ter participado de alguma edição do Enem desde 2010 e ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova, além de não ter zerado a redação.

Para se candidatar, é preciso ter atingido pelo menos 450 pontos na prova do Enem.

Enem 2024: datas importantes

O Enem 2024 já divulgou suas datas. Vale a pena deixar tudo anotado para não perder os prazos, ok?

Veja, a seguir, o cronograma do Enem 2024:

  • Inscrições: 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Tratamento pelo nome social: 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 7 de junho de 2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho de 2024;
  • Recurso do resultado do atendimento especializado: 17 de junho a 21 de junho de 2024;
  • Resultado do recurso do atendimento especializado: 27 de junho de 2024;
  • Resultado da solicitação de atendimento especializado: 17 de junho de 2024;
  • Aplicação do Enem 2024: 3 e 10 de novembro de 2024;
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.