Saiba tudo sobre as formas de Financiamento para o curso de Medicina

Quer saber como funciona o Financiamento para o curso de Medicina? Neste artigo vamos mostrar para você quais são as possibilidades que podem te ajudar a realizar o seu sonho de ingressar no curso.

Sabemos que a faculdade de Medicina é bastante concorrida, e além disso, o investimento dessa graduação é alto. Mas uma das opções viáveis para quem não quer abrir mão do curso, é o financiamento.

Hoje, contamos com alguns programas do Governo Federal, como o ProUni e Fies, que são alternativas bastante conhecidas, porém, para quem deseja cursar Medicina na Unex também existe outra opção, que é o financiamento realizado por meio do convênio com o Banco Santander.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas possibilidades?

Medicina com ProUni

O Programa Universidade para todos – ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para ser elegível ao benefício, o candidato brasileiro, precisa ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação e atender aos critérios estabelecidos pelo programa.

Para concorrer a uma bolsa de estudo no curso de Medicina pelo  ProUni é necessário se inscrever no site do programa https://acessounico.mec.gov.br/prouni, durante o período de seleção.

As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano e todo o processo seletivo é feito através da internet.

Vale lembrar que, embora seja necessário ter obtido apenas 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação para participar da seleção do ProUni, para garantir uma bolsa no curso de Medicina a nota mínima não será suficiente!

O sistema do ProUni escolhe automaticamente os estudantes com as maiores notas no Enem. Conforme os novos candidatos vão inserindo as notas mais altas, sobe a pontuação mínima necessária para ocupar aquela vaga, a chamada “nota de corte”.

Por isso, quem está concorrendo a vaga deve acompanhar todo o processo e observar as opções de faculdade de acordo com as notas de corte, para aumentar as chances de passar.