Nessa edição da redação Enem 2017, apenas 53 participantes tiraram nota mil em todo o país, segundo dados do Inep. O dado mostra como é difícil obedecer a todos os critérios estipulados. Mas não é impossível. Quem consegue a pontuação máxima na única prova escrita do processo de seleção, tem mais chances de passar para uma boa faculdade, uma vez que a redação tem muito peso na nota final do exame. Veja, abaixo, exemplos de redações que obtiveram nota 1000 no Enem do ano de 2017 quando o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Para atingir nota 1.000, um texto deve cumprir bem cinco competências exigidas pelo MEC. O título não é obrigatório. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Textos Motivadores

Texto I

 

Texto II

Texto III

Texto IV

Exemplos de Redações Nota 1000: 

Thais Fonseca Lopes de Oliveira, de 17 anos

“Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade”.

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Isabella Barros Castelo Branco, do Piauí

“Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social desse grupo, especialmente no ramo laboral”.

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