Sabia que existem 3 tipos de cursos de graduação? No Brasil, elas são classificadas como: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

Se você está em busca de um curso superior, vamos te mostrar as principais diferenças entre cada um dos 3 tipos de cursos de graduação para que te ajudar na sua escolha.

Mas o que define a graduação?

Graduação é como é chamado o curso de ensino superior, sendo o primeiro nível da formação universitária. 

Completar a graduação é o que permite o exercício da profissão escolhida, caso esta seja atrelada a exigência de um diploma, como a Medicina e a Odontologia.

O que diferencia as graduações?

Como explicamos acima, os 3 tipos de cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, este último também chamado de graduação tecnológica. 

Os formados nestes cursos são chamados de graduados, ou especificamente bacharel, licenciado e tecnólogo.

A maioria das graduações dá o título de bacharel, como a matemática, as engenharias e o Direito. A licenciatura é um modelo de curso voltado para a formação de professores. 

O curso superior de tecnologia tem um formato mais curto que um bacharelado ou uma licenciatura, com caráter mais técnico e menos teórico.

A área da Educação oferece uma variedade de categorias de curso, cada uma atendendo a um conjunto de necessidades. É por isso que conhecer todas essas opções é muito válido para encontrar a sua.

Afinal, na hora de escolher qual faculdade fazer, é fundamental considerar uma série de fatores, como turno, duração, modalidade e, também, instituição de ensino. 

A boa notícia é que temos diversas dicas para ajudar você a refletir sobre as principais alternativas disponíveis.

Leia também: Como utilizar a sua nota de corte do Enem para ingressar na faculdade

3 tipos de cursos de graduação: especificações 

Bacharelado: É aquele tipo de faculdade que vai fazer com que você tenha contato com os mais variados temas, de modo a aprender o máximo possível do campo escolhido para estudar. 

É por isso que esse curso é tido como o mais escolhido e abrangente dentre as outras opções.

A grade curricular costuma ser bastante extensa, consequentemente, fazendo com que a duração seja de, no mínimo, 4 anos. 

Alguns cursos, por apresentarem ainda mais conteúdos, podem levar até 6 anos para serem concluídos, como por exemplo, o curso de Medicina.

É nessa categoria que se enquadram faculdades que exigem o aprendizado de muitos assuntos, como as das área da saúde, Humanas, das Exatas e das Ciências Sociais Aplicadas.

O objetivo do bacharelado é que os alunos se formem com conhecimentos básicos sobre a profissão escolhida de maneira mais generalista. 

Desse modo, após a formação, é possível encontrar um determinado campo para se aprofundar, a fim de complementar o que foi aprendido durante a graduação.

Por ser mais abrangente, permite que os bacharéis atuem nos mais diversos nichos, tendo em vista que apresentam conhecimentos e habilidades suficientes para se desenvolverem em qualquer área relacionada ao curso. 

Isso oferece mais opções de emprego no mercado de trabalho e de pós graduação.

Licenciatura: A Licenciatura é um dos 3 tipos de cursos de graduação que tem foco especial em formar profissionais da área da Educação, voltada para o ensino básico. Desse modo, independentemente do curso escolhido, todos os alunos passam por disciplinas que ensinam conteúdos pedagógicos e didáticos.

Isso é importante para que os estudantes entendam todos os processos por trás do ato de lecionar e possam ter autonomia, após a formação, para montar projetos pedagógicos na hora de atuar em salas de aula ou em centros educacionais

Tecnólogo: O tecnólogo, que também está entre os 3 tipos de cursos de graduação, é ideal para preparar os alunos para a jornada profissional em uma determinada área de atuação, de forma mais rápida. 

Desse modo, tem um ensino ainda mais direcionado para as demandas apresentadas no mercado.

Por conta disso, a duração do tecnólogo é menor, a fim de que os profissionais possam fazer a entrada no mercado num período de tempo menor. Tanto é que você consegue encontrar cursos superiores com duração de 2 anos dentro dessa categoria.

O objetivo da graduação tecnológica é ensinar as técnicas necessárias para ocupar espaços no mercado de trabalho, que necessitam de profissionais com conhecimento de nível superior, como as áreas da Tecnologia, Marketing, entre outras.

O que levar em consideração para escolher a melhor graduação?

Diante de tantas opções, o que fazer para acertar na escolha? Desde já, saiba que é comum sentir confusão e dúvida nessa fase. 

No entanto, existem alguns fatores que influenciam mais na decisão, como o tempo para concluir o curso, a sua vocação para desenvolver determinadas atividades ou as oportunidades no mercado de trabalho.

São esses fatores que precisam ser observados com atenção ao escolher um dos 3 tipos de cursos de graduação. Entenda o que vale a pena considerar nesse momento!

Não sabe qual curso escolher? Clique aqui e faça um Teste Vocacional

Escolhendo a instituição

Esses 3 tipos de cursos de graduação com certeza irão te ajudar a ter uma carreira sólida, mas tão importante quanto a modalidade de ensino, é a instituição que você vai escolher

Caso tenha dúvidas sobre a escolha da faculdade, temos uma sugestão para você: a Unex!

Ao longo dessa trajetória, a instituição já formou diversas turmas, o que é motivo de orgulho e satisfação, além de um incentivo para continuarmos preparando Profissionais do Futuro. 

Hoje, contamos com quatro unidades no Estado da Bahia, todas com infraestrutura completa. 

A Unex segue um sistema de ensino que prepara estudantes para o mercado de trabalho desde o início do curso, e conta com a ampla participação de professoras e professores que atuam nesse importante processo transformador. 

Nosso grupo de docentes altamente capacitados, formado por especialistas, mestres (as) e doutores (as), têm a missão de compartilhar conhecimentos, através de aulas dinâmicas, interativas e métodos inovadores.

Sem contar que, a Unex também garante facilidades para que o estudante tenha acesso ao Ensino Superior, através das bolsas do Fies, ProUni, do nosso vestibular que oferece bolsas de estudo de até 100% em diversos cursos.

E ao final da graduação, o estudante da Unex não fica desamparado. A instituição conta com um Centro de carreiras que acompanha o aluno a partir do segundo semestre até a conclusão da faculdade, o que lhe possibilita ter uma maior visibilidade para o mercado de trabalho. 

O que está esperando para escolher a sua graduação na Unex? Venha fazer parte desse time e concretizar esse sonho de ser um profissional do futuro de excelência. 

Faça uma boa escolha! Venha para a Unex!