Você finalmente recebeu o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e agora, diante dessa ponte que conecta o ensino médio ao futuro profissional, surge a pergunta:

Como utilizar a sua nota do Enem para ingressar na faculdade e abrir as portas da carreira dos sonhos?”

Isso porque a nota não é um simples resultado, é a chave que vai abrir as portas para ingressar no ensino superior e iniciar uma jornada acadêmica transformadora. 

Se você está se perguntando como utilizar esse valioso indicador para ingressar na Instituição de Ensino Superior (IES) dos seus sonhos, este guia prático é para você.

Vamos apresentar neste artigo as melhores escolhas de financiamentos, bolsas de estudo e processos seletivos, pois talvez você seja um daqueles estudantes que não desiste de seus sonhos, e procura facilidades para ingressar no curso. 

Então, tenha certeza que seu anseio não é um ‘faz de conta’. A boa notícia é que ele pode sim virar realidade. Apresentamos, assim, um conteúdo especial que revela como é possível alcançar suas metas e garante orientações para conquistar uma vaga no curso de Medicina ou em qualquer outra graduação. 

Pesquise as instituições e cursos disponíveis

Antes de tudo, é essencial conhecer as opções disponíveis. Pesquise as instituições e veja os cursos que aceitam esse critério como parte do processo seletivo.

O importante é entender como utilizar a sua nota do Enem para ingressar na faculdade. Explore diferentes possibilidades, levando em consideração suas áreas de interesse e objetivos profissionais.

Conquiste bolsas com o ProUni

Se a sua meta é ingressar em instituições privadas, o Programa Universidade para Todos (ProUni) pode ser um grande aliado.

O Programa foi  criado pelo Ministério da Educação – MEC e oferece bolsas de estudos parciais e integrais.

Para disputar a uma das bolsas é necessário se inscrever no site do Governo Federal ProUni,  ter feito a última prova do Enem, com desempenho no mínimo de 450 pontos para Medicina e 300 pontos para demais cursos, além de não ter zerado a redação.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente no início do semestre. Utilize sua nota do Enem para concorrer a bolsas de estudo, garantindo acesso a cursos de qualidade sem comprometer o orçamento familiar.

Apoio financeiro com o Fies

Para aqueles que buscam opções de financiamento estudantil, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma alternativa a ser considerada.

O Fies  é um programa do Governo Federal que concede um crédito estudantil podendo chegar a até 100% de financiamento de todo o curso.

Sua nota do Enem é um critério importante para a seleção no programa, proporcionando apoio financeiro para o pagamento das mensalidades.

Vale ressaltar que o empréstimo só começa a ser quitado após a formatura, a juros menores e com prazo extenso para pagamento. 

Saiba mais 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta para quem busca ingressar em instituições públicas de ensino superior.

Você pode usar sua nota do Enem para participar do processo seletivo do Sisu, escolhendo cursos e instituições que estejam de acordo com suas aspirações acadêmicas.

Como utilizar a sua nota do Enem para ingressar na faculdade com Financiamentos privados

O convênio estabelecido entre a Unex e o Banco do Nordeste oferece um impulso adicional no que diz respeito ao pagamento das mensalidades, representando uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam apoio financeiro.

Essa parceria proporciona benefícios distintos e uma série de facilidades para quitar os custos do curso, destacando-se por um financiamento amplo e taxas exclusivas.

Além disso, o estudante pode financiar 100% da mensalidade, o financiamento não possui carência e o pagamento é iniciado a partir do segundo mês do financiamento.

Lembrando que a renovação é feita a cada semestre e sujeita a uma nova análise de crédito.  

O interessado deve solicitar o financiamento diretamente na agência. Toda a transação, que engloba a avaliação do perfil econômico do solicitante, análise dos documentos, encargos financeiros e aprovação do financiamento, é conduzida integralmente pelo banco. 

como utilizar a sua nota do enem para ingressar na faculdade

Faça Acontecer Sicoob para Medicina

O “Faça Acontecer Sicoob” é o crédito estudantil oferecido pelo Sicoob, inicialmente disponível no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Com a expansão para o resto do Brasil, a Unex estabeleceu uma parceria pioneira, tornando-se a primeira instituição a disponibilizar o empréstimo na Bahia. Essa opção de financiamento se destaca por sua equidade, atendendo aos associados que buscam taxas competitivas.

A parceria com a instituição carrega um propósito social, abrindo caminhos para realização do sonho dos alunos que almejam cursar Medicina e alcançar novos patamares na sociedade.

Esse programa de financiamento visa beneficiar todos aqueles que enfrentam dificuldades para arcar com os custos integrais do curso e está disponível desde o primeiro período e até mesmo no decorrer do semestre.

A acessibilidade é um ponto forte, já que não requer que o estudante possua renda própria, bastando indicar no mínimo um avalista. Mais de 1,5 mil pessoas já foram beneficiadas com o Faça Acontecer. 

Para ter acesso às vantagens, o processo é simples e 100% digital. É só o aluno ou responsável clicar no site  e simular o financiamento, mesmo sem ser sócio da instituição financeira.

Ao encontrar as parcelas que cabem no bolso, o passo seguinte é enviar os documentos exigidos para análise do crédito. Para aprovação do crédito, é necessário que o aluno e o (s) avalista (s) não tenham restrições e estejam com CPF regular. 

Após a aprovação, o Sicoob encaminha os dados acadêmicos à instituição de ensino para a confirmação das informações, possibilitando a elaboração do contrato e a liberação dos recursos destinados à faculdade.

Todo o desfecho do processo é comunicado ao aluno pelo Sicoob por meio de seu portal online, permitindo ao estudante acompanhar a proposta, cuja validade é de 60 dias após a aprovação.

Importante ressaltar que o contrato para a graduação deve ser formalizado semestralmente.

Quantidade de parcelas

A quantidade de parcelas para a linha de financiamento é sempre o dobro do tempo. Por exemplo, se o aluno pretende financiar três mensalidades, estas poderão ser pagas em seis vezes.

Se o curso tem seis anos, o pagamento pode ser quitado em doze anos com parcelas fixas e não cumulativas. As parcelas são descontadas automaticamente na conta corrente do Sicoob.

Leia aqui também: Faça Acontecer Medicina: realize seu sonho de se tornar médico 

Faça Acontecer Sicoob para outros cursos

O Crédito Estudantil do Sicoob proporciona financiamentos para uma variedade de cursos de graduação na Unex e vai te ajudar a utilizar sua nota do Enem para ingressar na faculdade.

O processo de contratação é totalmente online, permitindo que você realize uma simulação conveniente diretamente pelo site. Explore todas as informações detalhadas sobre o crédito estudantil. 

Destacamos que o serviço oferece praticidade e agilidade, tornando o acesso à educação superior mais fácil e acessível. Não perca a oportunidade de investir no seu futuro. Faça acontecer com o Crédito Estudantil do Sicoob.

Como utilizar a sua nota do Enem para ingressar na faculdade: outras formas de ingresso

Além das opções mencionadas, a Unex utiliza a nota do Enem como critério de seleção em seus processos seletivos próprios.

A instituição facilita seu ingresso no ensino superior através da calculadoraenem  que simula bolsas de até 100% até o final do curso. E o bom é que você pode utilizar sua melhor nota nos últimos 10 anos. 

Fique atento aos editais, explorando as diversas formas de ingresso que podem incluir vestibulares específicos e seleções por nota do Enem.

A nota do Enem é mais do que um indicador de desempenho, é o seu passaporte para o futuro acadêmico. Ao utilizá-la estrategicamente, você pode não apenas conquistar o ingresso no ensino superior, mas também garantir acesso a oportunidades que moldarão sua trajetória profissional. 

Este é o momento de transformar seus resultados em ações concretas e assertivas, além de iniciar a jornada rumo ao conhecimento e crescimento pessoal. A faculdade dos seus sonhos está mais próxima do que você imagina! 

Corra e garanta a sua vaga!