Sempre teve o sonho de se tornar médico, mas as suas condições te levaram para outro lugar? Tenho uma boa notícia para você: é possível fazer uma Segunda Graduação em Medicina!

Não são raros os casos de estudantes que passaram anos investindo em cursos, pré -vestibulares, aulas particulares e tantas outras ferramentas para garantir uma vaga na faculdade de Medicina, e depois de tanto tentar, acabaram seguindo outra direção.

Mas o sonho de fazer Medicina não precisa parar por aí! Para quem já tem uma formação na área de saúde, existem diversas possibilidades e condições especiais que facilitam o acesso ao curso, sabia?

Além disso, um diploma não determina toda a sua trajetória, você pode e deve explorar novos caminhos e correr atrás daquilo que realmente te interessa. 

Por isso, se a sua primeira escolha ainda não te faz feliz ou se quer apenas continuar se qualificando, ainda dá tempo! 

Quer entender como essa forma de ingresso funciona e se ela serve para você? Continue a leitura e descubra quais são os critérios para participar de um processo seletivo de Segunda Graduação em Medicina.

Como funciona o processo seletivo?

Boa parte das Faculdades oferecem diferentes formas de ingresso, como por exemplo, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do vestibular da própria instituição, transferência externa, transferência interna e Segunda Graduação. 

Como o próprio nome diz, essa modalidade é específica para os estudantes que já concluíram a primeira graduação. Na Unex, por exemplo, esse processo seletivo destina-se exclusivamente a candidatos que já tenham diploma de formação nos cursos de:

Biomedicina

Ciências Biológicas

Educação Física

Enfermagem

Fisioterapia 

Farmácia

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Fonoaudiologia.

Já deu para perceber que esse processo seletivo de Segunda Graduação em Medicina  é específico para os estudantes que já fizeram algum curso na área de saúde, não é? Isso tem uma explicação!

Nos primeiros semestres, os alunos dos cursos de saúde estudam basicamente as mesmas disciplinas, e posteriormente, em uma Segunda Graduação em Medicina, essas matérias podem ser eliminadas. 

“Isso significa que quem fez Direito não pode fazer Segunda Graduação em Medicina?” Não! Apenas que o candidato não vai utilizar essa forma de ingresso, quem fez qualquer outra graduação em áreas distintas pode tentar fazer Medicina através do Enem ou do vestibular tradicional da própria faculdade.

Vantagens de fazer uma Segunda Graduação em Medicina

Agora que você já sabe como funciona o processo seletivo para Segunda Graduação em Medicina, vamos falar um pouco sobre as vantagens de investir nesse curso.

Realização pessoal – Quem sempre sonhou em fazer Medicina não fica satisfeito com outras áreas. Embora seja possível encontrar a realização profissional de outras formas, ter reconhecimento e prestígio, a vocação pela Medicina sempre vai falar mais alto.

Mais possibilidades de atuação – Uma Segunda Graduação em Medicina não serve apenas para satisfazer um desejo pessoal, mas para ampliar o leque de possibilidades e garantir mais espaço no mercado de trabalho, tendo em vista que, a profissão tem um alto índice de empregabilidade, em qualquer lugar do país. 

Estabilidade – São raros os casos de profissionais formados que não encontram estabilidade financeira, já que a carreira Médica tem um dos salários mais atrativos do mercado. Um médico generalista, por exemplo, pode ganhar até R$ 6,8 mil, já o salário de um especialista pode passar dos R$ 17 mil. 

Crescimento profissional – Uma Segunda Graduação em Medicina também pode significar mais aprendizagem, já que, o estudante volta para a sala de aula para aprender novas técnicas, adquirir conhecimentos e ter mais experiência.

Maturidade e rendimento  – O estudante de segunda graduação volta a rotina de estudos muito mais focado. Por já ter vivido essa experiência uma vez, o aluno é mais disciplinado e maduro, portanto, consegue ter maior aproveitamento nos estudos. 

Reconhecimento – A carreira em Medicina ainda é uma das mais tradicionais e prestigiadas pelo mundo inteiro, e esse valor social ajuda a promover uma satisfação pessoal.

Como escolher uma boa faculdade para estudar Medicina?

Sua Segunda Graduação em Medicina deve ser feita em uma instituição tão boa ou melhor que a primeira! A qualidade da faculdade e do curso oferecido é essencial para o seu desenvolvimento e qualificação no mercado de trabalho.

Se ainda está na dúvida sobre qual instituição escolher, opte por aquela que oferece uma infraestrutura diferenciada, metodologia única e tecnologias de ponta, só assim, você garante uma formação de excelência. 

Aqui na Unex, além de encontrar todos esses elementos que citamos acima, você tem a garantia de que fomos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima, sendo considerada uma instituição de referência para as demais.

Não tenha dúvidas! Faça Unex! 

Acesse o site e se inscreva no processo seletivo para a Segunda Graduação em Medicina