Os estudantes e profissionais de Nutrição não são os únicos que devem ter cuidado com a Segurança dos Alimentos, mas todas as pessoas que trabalham com a fabricação de produtos do gênero alimentício devem saber bem como é importante conhecer as regras que garantem que os alimentos cheguem à nossa mesa com segurança.

É essa preocupação que evita consequências graves para a saúde da população, como uma infecção alimentar, intoxicação e tantos outros problemas que podem atingir os consumidores, caso comam produtos contaminados. 

Hoje, 7 de junho, é o Dia da Segurança dos Alimentos, por isso, resolvemos falar sobre esse tema tão importante aqui. 

O que é Segurança dos Alimentos?

Para começar, vamos te dizer o que não é Segurança dos Alimentos. A Segurança dos Alimentos é diferente da Segurança Alimentar. Calma, vamos te explicar! 

Enquanto a Segurança Alimentar está relacionada ao incentivo às políticas públicas que garantam disponibilidade de alimentos para a população (evitando problemas como o desabastecimento, a fome e desnutrição), a Segurança dos Alimentos faz referência ao conjunto de ações pensadas para evitar danos à saúde do consumidor.

Então, a Segurança dos Alimentos está relacionada ao cuidado que se deve tomar na comercialização dos produtos, seu armazenamento, instalações das indústrias alimentícias, refrigeramento, manuseio, enfim, uma série de medidas sanitárias que possam reduzir ou eliminar os riscos à saúde.

No Brasil, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é órgão de fiscalização que supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção e controle de riscos de todos os tipos de alimentos. 

Além disso, o órgão é responsável por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados pelos estabelecimentos.

Ter uma instituição responsável por isso é muito importante pois assim, há garantia que a produção e todos os processos envolvidos sejam padronizados. Mas também devemos contar com as empresas que devem adotar os sistemas de controle e gestão de qualidade, treinar os funcionários e adequar as instalações da indústria para garantir a segurança dos alimentos.

Um Nutricionista pode trabalhar com Segurança dos Alimentos?

A resposta para essa pergunta é sim! Desde 2018, o trabalho na indústria de alimentos é regulado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Através da resolução nº 600, novas possibilidades de atuação foram definidas na cadeia de produção, no comércio e indústria, o que permite a esse profissional mais possibilidades.

Isso é muito importante porque o atendimento clínico ainda é uma das áreas mais exploradas pelos nutricionistas do Brasil. De acordo com o CFN, ao menos 30% dos profissionais atuam nesse setor. 

Sendo assim, o nutricionista pode encontrar muito espaço na indústria alimentícia, atuando com:

-Controle de qualidade da matéria-prima e dos produtos finais

-Orientação sobre higienização, acondicionamento, armazenamento e transporte de alimentos

-Auditoria e consultoria em nutrição e dietética

-Elaboração de rótulos e embalagens

-Gerenciamento e desenvolvimento de novos produtos ou adequação de antigos

Se você está fazendo o curso de Nutrição, o que acha de considerar esse setor como uma das suas possibilidades de trabalho? 

Na área, você irá contribuir para a implementação de ações que visem uma alimentação segura e adequada.

Mas se ainda não está na faculdade e tem interesse em fazer o curso para conhecer todas as opções que o curso de Nutrição oferece, acesse o site da Unex e saiba como realizar o processo seletivo para entrar na faculdade.