Na formação médica, não basta apenas saber os conceitos teóricos. É preciso ser avaliado de forma mais abrangente. É aí que entra o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE), um instrumento importante para medir a competência dos futuros profissionais.

Criado em 1975, o exame se tornou um padrão internacional na área da saúde para avaliar o desempenho clínico. Ele vai além de testes objetivos, pois envolve uma observação direta das habilidades do estudante, como a capacidade de coletar histórico, realizar exames físicos e executar procedimentos. Além disso, o exame avalia o raciocínio clínico e a conduta humanista com o paciente.

O OSCE avalia as competências essenciais em quatro áreas médicas durante o internato: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental. O exame é dividido em estações, que podem ser salas ou mesas, onde são simulados atendimentos médicos.

Os alunos passam por cada estação e têm um tempo pré-determinado para realizar o exercício. Durante a aplicação, são avaliados por um professor ou instrutor, que utiliza um check-list objetivo para avaliar conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico.

Como o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) funciona?

O OSCE pode gerar ansiedade devido ao desconhecido. Por isso, é importante entender como funciona. O exame é baseado na rotação por estações, então é preciso estar preparado para diferentes cenários, como pronto-socorro, enfermaria e ambulatório.

Independentemente do cenário, é essencial praticar a escuta ativa e tratar os pacientes de forma humanizada. Durante a prova, os alunos podem se deparar com pacientes reais, manequins, simulações ou modelos híbridos, dependendo do cenário.

Em resumo, o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) é uma forma criativa e inteligente de avaliar as habilidades clínicas dos futuros profissionais de saúde.

Vai além dos conceitos teóricos e foca na prática, observando a capacidade de coletar histórico, realizar exames físicos, executar procedimentos, raciocinar clinicamente e se comportar de forma humanizada com os pacientes.

É um exame dividido em estações, que simulam diferentes cenários médicos, e os alunos são avaliados por um professor ou instrutor. O importante é estar preparado para o desconhecido e mostrar competência em qualquer situação.

Será que vale todo o nervosismo?

O OSCE promove uma experiência muito importante, pois prepara os estudantes através de cenários que podem surgir no dia a dia do atendimento. E, apesar de ser muito temido, o ideal é que os alunos mantenham a calma e confie nos conteúdos que foram aprendidos em sala de aula.

Até porque o Exame Clínico Objetivo Estruturado exige raciocínio rápido e tomada de decisões adequadas diante da realidade do atendimento que está sendo prestado ou, relacionado ao cenário em futuros processos seletivos.

Vestibular de Medicina Unex

Já deu para sentir que o curso de Medicina prepara o estudante para o dia a dia da prática clínica, não é mesmo? Se você se interessa pelo curso e está em busca de uma instituição completa, que vai oferecer toda a tecnologia e suporte necessário para o seu aprendizado em Medicina, escolha a Unex!

O curso de Medicina da Unex foi reconhecido com a nota máxima do MEC, sendo considerado como uma referência para as demais instituições! Aproveite que as inscrições para o vestibular estão abertas e faça o processo seletivo.

Evolua com a Unex!