Entrar para uma faculdade de medicina é o sonho de milhares de jovens, mas sabemos que não é uma tarefa fácil por conta da grande concorrência. Por muitas vezes, os estudantes que optam por essa profissão chegam a se submeter a avaliação algumas vezes até obter a tão sonhada aprovação.

A Medicina dedica-se a manter a saúde com o objetivo de prevenir, tratar e curar doenças, assim como a promoção do bem-estar físico e social. São, no mínimo, seis anos de estudos para a formação clínica e mais alguns anos para a especialização no segmento em que pretende atuar.

Para subsidiar essa primeira fase da batalha, apresentamos algumas dicas para que você possa se preparar para este vestibular concorrido e possa ter o seu sucesso através da aprovação.

Métodos de estudos para garantir a aprovação em Medicina

Dicas:

TÉCNICA POMODORO

– Prática que permite o aumento na produtividade dos estudos. É uma técnica onde a pessoa divide a atenção em blocos de 25 minutos de concentração exclusiva, contendo 5 minutos de intervalos. Com ele, o estudante consegue melhorar a agilidade do cérebro, focar mais nos assuntos e ter uma boa assimilação do conteúdo.
Ex.: Faça uma lista do que se deve estudar dentro desses primeiros 25 minutos, coloque o cronômetro e comece assim que estiver pronto (a). Faça essa técnica por quatro ciclos. Logo depois realize uma pausa maior de 15 a 30 minutos para descansar.

FLASHCARDS

– Essa técnica utiliza algumas fichas com mapas mentais e anotações rápidas que te auxiliam a lembrar do que foi estudado. São cartões que testam a sua memória onde pode ter uma pergunta na frente e as respostas logo no fundo. É uma técnica de memorização muito utilizada, mas é apenas o complemento de uma rotina de estudos.
Ex.: Pegue um cartão e coloque uma pergunta na parte visível. Na parte do fundo, traga o conceito, exemplos e desenhos que lembre o que foi estudado.

AUTOEXPLICAÇÃO

– Técnica que consiste em explicar o conteúdo estudado com as suas próprias palavras. Se questionar, responder e resumir para que o assunto estudado seja fixado, sem ser decorado.
Ex.: Leia um texto e logo depois faça perguntas sobre o conteúdo e faça um breve resumo sobre o assunto.

MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS

– Responsável por estruturar os pensamentos e colocá-los de forma que possam ser visualizados e logo lembrados através de gráficos ou desenhos. Os mapas são feitos através de um diagrama que, a partir dele, desabrocham ideias que são exploradas com os seus conceitos.
Ex.: Após ler sobre um assunto, coloque a ideia central e dela puxe ramificações que te auxilie a lembrar dos conceitos apresentados.

Existem muitas outras técnicas para que você consiga o seu objetivo. Juntamente com essas dicas é importante que você mantenha a regularidade nos estudos, se dedique e descanse. O sucesso virá! Estamos juntos nessa caminhada para te preparar para uma das profissões mais bonitas que existem.