Quem sonha em cursar a Faculdade de Medicina, certamente já assistiu às séries médicas como Grey ‘s Anatomy, Chicago Med, Dr.House, Good Doctor e tantas outras produções que abordam o dia a dia da prática médica. 

Mas nem tudo o que se passa nesses seriados é verdade. Boa parte dos casos acontecem, mas não como aparecem na TV, muitas vezes, os autores e roteiristas se inspiram nas histórias de médicos e pacientes, e nos casos mais incomuns dos hospitais e adaptam para a série, tornando-a mais interessante.

Quem acompanha esses seriados pode achar que tudo o que é demonstrado ali é real, mas não é bem assim. Pensando em desmistificar alguns casos da área médica, fizemos esse post com 5 mitos e verdades sobre o curso de Medicina e também sobre a profissão para tirar todas as suas dúvidas. Vamos começar?

5 mitos e verdades sobre a Faculdade de Medicina

O excesso de informações desconexas pode gerar diversas inseguranças nos estudantes. Atualmente, existem muitos mitos sobre o curso de Medicina que fazem com que os vestibulandos fiquem confusos em relação à graduação. Mas viemos aqui te ajudar com essa situação!

Mitos e verdades sobre a Faculdade de Medicina

1)Passar no vestibular é a parte mais difícil

Mito. Ingressar em uma faculdade de Medicina é realmente muito difícil, sabemos que a concorrência para o curso é enorme, o número de vagas não é tão alto e a prova é bem exigente. 

No entanto, quando avaliamos o nível de dedicação que o curso exige do aluno, entendemos o porquê disso tudo. 

A formação em Medicina requer dedicação integral. Para que você se torne um profissional de excelência, que estará apto para salvar vidas e tomar decisões assertivas em frações de segundo, a entrega precisa ser maior. Por isso, o vestibular é só um preparo para as próximas fases que virão.

2) Médicos estão sempre estudando

Verdade. Assim como as demais áreas do conhecimento, a área médica também se atualiza. 

O que um estudante aprendeu na Faculdade de Medicina em 1980 não é a mesma coisa que um estudante vai aprender hoje, em 2023. Lembrando que não estamos falando aqui de conceitos, mas de técnicas e métodos. 

Hoje, a medicina ganhou novos aliados, principalmente por conta da evolução tecnológica. Mais do que isso, a atualização contínua garante que os profissionais estejam mais preparados para lidar com os pacientes e suas patologias. Já parou para pensar no quanto avançamos em relação aos tratamentos?

Antigamente, pacientes com câncer, HIV ou diabetes não tinham uma expectativa de vida tão grande como nos dias de hoje. E possivelmente, em 10, 15 ou 20 anos, novos métodos, tratamentos e medicamentos serão descobertos, e é óbvio que um bom profissional não pode deixar de conhecer as novidades e continuar desenvolvendo suas habilidades.

Leia também: Medicina na Unex: 3 motivos para você escolher o curso

3) Estudante de Medicina não tem vida social

Mito. Vamos ser sinceros, tá? Se você não tem vida social agora, não terá quando entrar na Faculdade de Medicina. Mas se você for um estudante organizado, que sabe dividir suas tarefas e tem uma agenda bem planejada, sentirá um impacto muito menor.

A Faculdade de Medicina exige muito do estudante, sabemos disso! Mas é possível definir uma escala de prioridades e criar uma rotina que esteja de acordo com as suas necessidades. Só que isso depende do estudante e de como ele se planeja.

4) Todo estudante de Medicina fica rico

Mito. Espero que você não tenha escolhido Medicina pensando em enriquecer com a profissão, ok? Os médicos são bem remunerados sim! Mas para ter aquela conta bancária dos sonhos você vai precisar abrir mão de muitas noites de sono e realizar vários plantões para garantir uma graninha a mais! 

Portanto, avalie seus objetivos: será que vale a pena correr atrás de uma “fortuna”, tendo que abrir mão de momentos de lazer, de curtir com a família e com os amigos? De repente, uma vida confortável, sem muitos apertos financeiros é o suficiente! 

5) Fazer residência é tão bom quanto realizar uma especialização

Verdade. Depois de formado na Faculdade de Medicina, o estudante já pode solicitar o registro oficial do Conselho (CRM) e começar a trabalhar. Só que o curso prepara o médico para o atendimento clínico geral.

Sendo assim, quem deseja atender como um dermatologista, cardiologista e ortopedista, precisa se especializar, nesse sentido, tanto a residência quanto a especialização médica permite que o profissional se aprofunde e possa atender nessas especialidades.

Mas quais são as diferenças entre as duas? Enquanto a residência médica depende de um processo seletivo (bem concorrido, por sinal), é mais longa e remunerada, a especialização é paga e precisa ser validada por meio de uma prova de título. 

E aí, gostou de saber dessas informações? Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mito na Faculdade de Medicina, o que acha de participar do processo seletivo da Unex e começar sua graduação?

As inscrições para o vestibular de Medicina estão abertas no site da instituição e você pode se inscrever agora mesmo!