Janeiro Branco traz a importância da atenção à saúde mental e relações sociais

Psicopedagoga afirma que as saúdes emocional e mental interferem diretamente no desempenho acadêmico dos estudantes

Mais um novo ano se inicia, e abrimos o leque de conversa e conscientização sobre a saúde mental. O Janeiro Branco é uma iniciativa que cresce, a cada ano, com o objetivo de dialogar sobre o bem-estar mental e emocional, integrando-os à saúde como um todo. Neste ano, o Instituto Janeiro Branco, responsável por coordenar a campanha em todo o país, traz o tema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O intuito é alertar sobre o cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida.

Apesar de ser frequentemente confundido com a campanha do Setembro Amarelo, o Janeiro Branco não se concentra em sintomas ou tratamentos, mas sim na prevenção e nos cuidados que devemos ter com a saúde mental e emocional. Isso inclui acompanhamento com psicólogos, psiquiatras, ou a ajuda da Medicina Integrativa, auxiliando no entendimento do indivíduo como um todo, não apenas na parte psíquica.

Segundo Helen Oliveira, psicopedagoga do curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, a falta de saúde mental interfere diretamente na capacidade cognitiva e, consequentemente, nas relações sociais. “O bem-estar emocional interfere em todo o ciclo social do indivíduo. É necessário um acompanhamento individual e, em alguns casos, as terapias alternativas são uma saída para que este paciente entenda o seu processo”, informou Oliveira.

Próximo do início do período letivo, a discussão e o apoio ao tema da saúde mental e como ele afeta diretamente o aprendizado devem ser abordados entre os educadores em um momento oportuno. Ainda segundo Helen, esse momento seria especialmente importante durante a Jornada Pedagógica realizada nas unidades de ensino. “Além das relações sociais, outro ponto que sofre interferência direta com a falta de saúde mental e emocional é o desempenho acadêmico dos estudantes. É necessário ter um acompanhamento e entendimento específico para que o aluno seja assistido e consiga retomar seu bom desempenho, de forma satisfatória, e suas relações sociais”, completa a profissional.

Neste Janeiro Branco, somos lembrados de que cuidar da saúde emocional e mental é um ato de coragem e autenticidade. Ao amplificar as vozes que clamam por compreensão e apoio, participamos ativamente da construção de comunidades mais saudáveis, onde a luz da conscientização ilumina os caminhos para uma sociedade que valoriza e prioriza a saúde mental de todos.