O tema de 2023 traz à luz uma questão crucial e muitas vezes negligenciada na sociedade. O trabalho de cuidado, que inclui tarefas domésticas, cuidado com crianças, idosos e enfermos, é majoritariamente realizado por mulheres e, apesar de sua importância fundamental para o funcionamento das famílias e da economia, continua a ser invisibilizado e desvalorizado.

Entre quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas, apenas 60 alcançaram nota 1000. O dado mostra como é difícil obedecer a todos os critérios estipulados. Mas não é impossível. Quem consegue a pontuação máxima na única prova escrita do processo de seleção, tem mais chances de passar para uma boa faculdade, uma vez que a redação tem muito peso na nota final do exame. Veja, abaixo, exemplos de redações que obtiveram nota 1000 no Enem do ano de 2023 quando o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

Para atingir nota 1.000, um texto deve cumprir bem cinco competências exigidas pelo MEC. O título não é obrigatório. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Textos Motivadores

Texto 1

O primeiro texto motivador é um trecho de um documento informativo da Oxfam International, que é uma confederação que busca soluções para o problema da pobreza, desigualdade e da injustiça.

Texto 2

O segundo texto motivador da redação do Enem 2023 é uma tabela da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileira do Geografia e Estatística (IBGE).

Texto 3

O terceiro texto é um trecho de um texto publicado no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que é vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.

Texto 4

Por fim, o último texto motivador do Enem 2023 é a capa da revista Pesquisa da Fapesp.

Exemplos de Redações Nota 1000:

Ana Luiza Coutinho, 18 anos, Rio de Janeiro

Um dos contos presentes no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector, acompanha a epifania da personagem Ana ao fugir de seus afazeres domésticos. Ela, que se via sentenciada a cuidar da casa e dos filhos, assemelha-se a muitas mulheres brasileiras, que exercem essa e outras tarefas diariamente, sem valorização e, até mesmo, sem remuneração. Nesse sentido, cabe analisar as causas socioeconômicas da invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil contemporâneo.

Redação completa aqui!

Catharina Simões, 18 anos, São Paulo

O trabalho de cuidado se mostra necessário na medida em que é o responsável pelo zelo de crianças, idosos, pessoas com deficiências e afazeres domésticos. Entretanto, nota-se, na comunidade brasileira, a invisibilidade desse serviço e seu protagonismo majoritariamente feminino. Isso ocorre por duas causas principais: o baixo prestígio social estigmatizado a essas tarefas e as convenções de gênero estabelecidas pela sociedade brasileira.

Redação completa aqui!