A educação está sempre evoluindo e para acompanhar essa evolução, o Modelo Educacional da Unex busca pautar o seu currículo em abordagens inovadoras para preparar seus estudantes para o mundo profissional. 

A Unex se destaca nesse contexto com seu modelo educacional inovador, que prioriza a formação de qualidade baseada em competências, interprofissionalismo, aprendizado contínuo, metodologias ativas e participação atuante dos estudantes, com o professor como mediador. 

Vamos entender como esse currículo está estruturado?

Educação por Competências

A abordagem de educação por competências visa desenvolver habilidades e conhecimentos específicos para solucionar problemas reais no mercado de trabalho. 

Na Unex, esse enfoque é claramente evidenciado em seus currículos, que são construídos para desenvolver e aprimorar habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso profissional.

Ao invés de enfatizar apenas o conteúdo teórico, a Unex busca proporcionar experiências práticas, trabalho em equipe e situações reais de aprendizado, preparando os estudantes para atuar de maneira eficiente e criativa em suas respectivas áreas. 

Seja no curso de Medicina, nas demais áreas de saúde, Direito ou outros campos, o modelo educacional da Unex estimula a troca de conhecimento por meio de experiências que vinculam diferentes aprendizagens.

Metodologias Ativas e Experiência Profissional

O modelo educacional da Unex também destaca a importância da prática e da experiência profissional

A instituição se apoia na ideia de que a teoria e a prática devem caminhar juntas para uma formação mais completa dos estudantes. 

Dessa forma, a instituição oferece estágios, oportunidades de emprego e parcerias com empresas, permitindo que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Essa abordagem visa preparar os estudantes para os desafios e demandas reais do mercado de trabalho, promovendo sua inserção e sucesso profissional. 

Para isso, a Unex conta com um corpo docente altamente qualificado e experiente, capaz de orientar e acompanhar de perto os alunos em suas experiências práticas.

Leia também: Qual é a metodologia de ensino do curso de Medicina da Unex?

Aprendizagem Contínua

O modelo educacional da Unex valoriza a aprendizagem contínua, fornecendo oportunidades de aprimoramento durante a graduação. 

Programas de extensão, iniciação científica, centro de carreiras, cursos e parcerias com empresas permitem que os estudantes e egressos estejam sempre atualizados. 

Essa abordagem garante que os estudantes acompanhem as mudanças tecnológicas e de mercado, destacando-se em suas áreas de atuação.

Protagonismo Estudantil

A instituição também promove o protagonismo estudantil, incentivando a participação em projetos de pesquisa, estágios e colaboração entre ligas e diretórios acadêmicos. 

Os alunos aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula, desenvolvendo habilidades e uma visão crítica sobre a realidade. 

O objetivo é formar profissionais capazes de liderar e promover mudanças positivas.

E o professor também tem um papel fundamental no modelo educacional da Unex. Ele atua como mediador, estimulando o diálogo, a reflexão crítica e apoiando o processo de aprendizagem. 

Além de transmitir conhecimento, o professor guia os estudantes para que construam sua própria trajetória acadêmica e profissional e também é responsável por criar um ambiente de respeito e colaboração.

Em resumo, o modelo educacional da Unex destaca-se por sua abordagem inovadora, enfatizando a educação por competências, o interprofissionalismo, a aprendizagem contínua, o protagonismo estudantil e o papel do professor como mediador. 

Assim, prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para um futuro melhor.

Quer fazer parte da nossa instituição e ter acesso ao que há de melhor no Ensino Superior? Então aproveite e se inscreva no processo seletivo da Unex.

Com bolsas de estudo de até 100%, você pode começar a escrever o primeiro capítulo de um futuro de sucesso. Não perca tempo! Garanta já a sua inscrição e venha para a Unex!