Você ouviu falar nas Campanhas de Junho Vermelho e Junho Laranja? Essas iniciativas se referem à campanha de doação de sangue e conscientização da anemia e leucemia.

As campanhas de Junho Vermelho e Junho Laranja não foram incluídas no calendário neste período de forma aleatória. No próximo dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, por isso, esse mês foi escolhido para conscientizar e incentivar as pessoas sobre a importância de ser um doador.

Além disso, por ser um período em que há o aumento de infecções respiratórias (devido ao inverno),  o número de doadores acaba caindo, portanto, se faz necessário estimular a doação.

Mas e o Junho Laranja? Bom, essa é uma campanha de conscientização da anemia e leucemia, condições relacionadas ao sistema sanguíneo e, em muitos casos, os pacientes afetados por elas acabam necessitando de transfusões para regular as células sanguíneas, ou seja, necessitam do apoio de doadores de sangue e medula óssea.

Vamos conhecer melhor cada uma dessas campanhas!

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é uma campanha em prol da doação de sangue. Durante todo o mês, as Secretarias de Saúde, em conjunto com as instituições, como o Hemoba e a Santa Casa de Misericórdia, investem em ações para destacar a importância desta ação solidária.

Você sabia que com uma única doação é possível salvar até quatro vidas? E a doação é feita de uma forma rápida e muito segura, sem causar nenhum tipo de prejuízo à saúde do doador.

Além de sensibilizar as pessoas, a campanha também serve como um estímulo para aqueles que já doaram em algum momento, mas que ainda não retornaram para dar continuidade às doações. A baixa adesão de dólares impacta muito no nível dos estoques!

Vale lembrar que não há substituto para o sangue, e sem a cooperação dos doadores, muitas vidas podem ser perdidas.

No dia a dia dos hospitais, acontecem diversos casos em que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, como em cirurgias, queimaduras, acidentes ou os pacientes que estão fazendo tratamento para leucemia e anemia, que precisam realizar transfusões periodicamente.

Quem tem interesse em realizar a doação de sangue, mas não sabe como está sua condição de saúde pode ficar tranquilo, pois antes da doação, o voluntário passa por uma triagem para avaliar se está apto ou não para doar. Além disso, é preciso estar atento a alguns critérios, como:

-Para se da candidatar como voluntário é preciso ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável)

-Pesar no mínimo 50 kg

-Estar descansado

-Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas antes do procedimento)

-Respeitar os intervalos para doação: homens 60 dias; mulheres 90 dias.

Junho Laranja: mês da conscientização sobre anemia e leucemia

O Junho Laranja traz em destaque duas condições que são frequentemente relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia.

A anemia é um quadro clínico em que há baixa produção no número de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína que tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para as demais partes do corpo.

Os sinais e sintomas da anemia podem variar de acordo com a intensidade do quadro em cada paciente. Em geral, uma pessoa com anemia pode apresentar: fadiga, sonolência, confusão mental, palpitação, falta de ar ao realizar pequenos esforços, tudo isso reflete a baixa quantidade disponível de glóbulos vermelhos na circulação sanguínea.

Quando identificada logo no início, o tratamento é feito com a reposição de sulfato ferroso, de vitaminas e também por meio da transfusão de sangue. Mas vale ressaltar que a anemia é um sinal que indica a existência de uma doença, portanto é necessário investigar o que está causando esse quadro.

Já a Leucemia, embora seja menos frequente do que a anemia, também merece destaque por ser o principal câncer maligno da infância e um dos mais comuns no mundo.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca, o “número estimado de casos novos de leucemia para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 11.540 casos, o que corresponde a um risco estimado de 5,33 por 100 mil habitantes, sendo 6.250 em homens e 5.290 em mulheres.”

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos em que há um acúmulo de células

defeituosas na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Por conta disso, ocorre um funcionamento inadequado da medula óssea, gerando sintomas  semelhantes à síndrome anêmica (fadiga, falta de ar aos esforços e/ou em repouso, palpitações, claudicação, sonolência e confusão mental).

Porém, como o glóbulos brancos (essenciais para a defesa do corpo contra organismos infecciosos) ficam mais comprometidos, existe uma maior suscetibilidade a infecções frequentes, perda de peso, desconforto abdominal gânglios linfáticos inchados (“ínguas”), dores nos ossos e articulação.

Por se tratar de um câncer, a identificação na fase inicial é essencial para o tratamento.

Junho vermelho e Junho Laranja: por que relacionar as campanhas?

As campanhas de Junho Vermelho e Junho Laranja são igualmente importantes e complementares. Pacientes que sofrem com anemia e leucemia, em muitos casos, dependem da transfusão de sangue para dar continuidade ao tratamento e o procedimento só é possível caso haja estoque.

Por isso é tão importante fazer a doação e manter o compromisso de continuar doando, pois a vida de muitas pessoas depende disso.