Além de danças e vídeos virais, a plataforma tem reunido diversos educadores, estudantes, empreendedores, influenciadores e criadores de conteúdo educacional para diversas áreas.

O TikTok ultrapassou a esfera do entretenimento e se consolidou como uma ferramenta de aprendizado inovadora. Com sua interface dinâmica, o aplicativo oferece oportunidades únicas para a educação, abrindo caminhos para uma absorção de conhecimento rápida e eficaz. Ao integrar vídeos curtos e recursos interativos, estudantes e professores estão encontrando maneiras de utilizar o TikTok para enriquecer a experiência educacional.

A crescente presença de educadores na plataforma trouxe consigo uma variedade de conteúdos pedagógicos adaptados ao formato do TikTok. Conceitos complexos são quebrados em partes menores, transformando-os em pílulas de informação fáceis de digerir. Esta estratégia de ensino compacta favorece o engajamento e a retenção de conhecimento, já que o cérebro humano tende a responder melhor a estímulos visuais curtos e de impacto.

Além disso, o TikTok promove uma aprendizagem mais autônoma e personalizada, permitindo que os usuários sigam contas educativas de seu interesse e criem seu próprio conteúdo. A natureza colaborativa do aplicativo incentiva os estudantes a serem mais ativos em sua busca pelo conhecimento, explorando temas variados em seu próprio ritmo e de acordo com suas preferências pessoais.

Encontrando e Seguindo Perfis Educativos

Microempreendedores e Influenciadores

Exemplo de busca: #mkt

Exemplo de busca: #branding, #medvetfaculdade, #admfaculdade

Entender o funcionamento do algoritmo do TikTok é essencial para encontrar conteúdo relevante. Uma dica muito boa é usar as hashtags focadas no conteúdo que está buscando. Usar hashtags específicas de estudo, como #marketing, #branding, #medvetporamor ou #admenegocios, para descobrir vídeos educacionais. Interagir com microempreendedores e influenciadores para aumentar a visibilidade de conteúdo instrutivo no feed. Esse é um ótimo público para entender estratégias que são usadas no dia a dia de uma forma mais prática, aliada com a teoria que tem aprendido na sua faculdade. Basta colocar o assunto do seu interesse na barra de buscas, que dezenas de conteúdos com abordagens diferentes serão disponibilizados. Esses conteúdos servem tanto para você que está em processo de decisão na escolha do curso que irá se matricular, quanto para estudantes já em curso.

Distinguindo Entretenimento de Educação

Em pesquisa recente, o Oxfon, regulador de mídia britânico, indicou que a plataforma está entre as três principais fontes de buscas para jovens de até 24 anos, acompanhada de Instagram e YouTube. Ou seja, muitos estão até substituindo o Google, por exemplo, pela plataforma. Outra pesquisa do Pew Research mostrou que 33% dos usuários utilizam o TikTok como fonte de informação.

–  Claro e objetivo: Breve explicação de um conceito ou demonstração de um exercício prático.

–  Informativo: Apresentação de dados ou estatísticas relevantes que enriqueçam o conhecimento do usuário.

Ao analisar vídeos, é importante atentar para esses aspectos para garantir um uso produtivo do aplicativo.

O TikTok se revela não apenas como uma plataforma de entretenimento, mas como uma fonte rica de conhecimento e aprendizado para estudantes universitários. Sua capacidade de fornecer conteúdo educacional de forma acessível e engajadora oferece aos estudantes uma maneira única de complementar seus estudos acadêmicos. Ao consumirem vídeos curtos e informativos, os estudantes podem desmistificar conceitos complexos, encontrar dicas práticas e explorar perspectivas inovadoras em suas áreas de estudo. Além disso, a interatividade da plataforma permite que os estudantes se envolvam ativamente na comunidade educacional do TikTok, colaborando, compartilhando e aprendendo uns com os outros. Dessa forma, o TikTok não apenas enriquece a jornada educacional dos estudantes universitários, mas também os capacita a expandir seus horizontes, cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo e se preparar para os desafios do mundo acadêmico e profissional.