Unex Itabuna realiza mais uma edição do Dia de Responsabilidade Social

Evento promoveu serviços gratuitos de saúde, orientação e cidadania para a comunidade do bairro Nova Itabuna

Unex Itabuna realiza mais uma edição do Dia de Responsabilidade Social

Nesta sexta-feira (27), a Unex Itabuna realizou a edição anual do Dia da Responsabilidade Social na Paróquia Santa Maria Madalena, no bairro Nova Itabuna. O evento reuniu estudantes e professores de diversos cursos da instituição para oferecer uma ampla gama de serviços gratuitos à população, fortalecendo a relação entre a faculdade e a comunidade local.

A iniciativa contou com atendimentos de saúde, cidadania e bem-estar, além de serviços de orientação jurídica e atividades recreativas. Foram oferecidos serviços como vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de ISTs, escovação e aplicação de flúor para as crianças e tipagem sanguínea. As crianças da Creche e Escola Raimundo Jerônimo Machado, que fazem parte da Paróquia, também participaram de atividades educativas e de saúde bucal.

O diretor geral da Unex Itabuna, André Portnoi, destacou a importância da ação para a comunidade e para a instituição: “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, um dia de exercer a solidariedade e cidadania acima de tudo. É muito importante para todos nós, da Unex Itabuna, exercer serviços para a comunidade, por isso hoje centralizamos todos os atendimentos  que nós oferecemos pela nossa Rede”.

Parcerias fortalecem a ação

O evento contou com importantes parcerias locais, que ampliaram o leque de serviços oferecidos. O Laboratório LAP distribuiu vouchers para exames gratuitos, a Ótica Diniz realizou manutenção de óculos, e o salão O Bigodon ofereceu cortes de cabelo e barba, proporcionando ainda mais benefícios para os moradores. O Boticário também marcou presença, distribuindo kits de amostras de cosméticos.

Benefícios para a comunidade e para os alunos

Além das parcerias, a participação dos alunos da Unex foi fundamental para o sucesso da ação. O evento proporcionou uma oportunidade única de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina, Farmácia, Engenharia Civil, Enfermagem, Direito, Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária se envolveram diretamente na prestação de serviços à comunidade.

O professor de Direito da Unex, Geraldo Calazans, que esteve presente com o Núcleo de Prática Jurídica, reforçou a relevância da ação: “É fundamental destacar a função social da Unex, que abre suas portas para oferecer à população serviços jurídicos gratuitos, como uma forma de efetivar nosso compromisso com a cidadania”.

Victor Hugo, que aproveitou os serviços oferecidos, elogiou a iniciativa: “A importância desse tipo de evento é que ele oferece serviços que muitas vezes não buscamos no dia a dia. Aqui temos a oportunidade de acessá-los de forma fácil e gratuita”.

Conexão com a comunidade

O evento foi encerrado com um almoço comunitário preparado pelos estudantes do curso de Nutrição, em parceria com voluntárias da paróquia e funcionários da Unex, em um gesto que simboliza o acolhimento e o respeito pela comunidade. O almoço gratuito foi servido aos moradores em um ambiente de confraternização.

Através do Dia da Responsabilidade Social, a Unex Itabuna reafirma seu compromisso com a formação cidadã de seus estudantes e com a promoção do bem-estar da comunidade, demonstrando que a educação vai além das salas de aula.