Unex promove Novembro Negro com celebração do Dia da Consciência Negra

Unex promove Novembro Negro com celebração do Dia da Consciência Negra

Um dia de reflexão, valorização da educação e promoção da cultura negra

A Unex – Centro Universtário de Excelência de Vitória da Conquista, mais uma vez, abre as portas para receber o público num dia repleto de atividades em prol do Novembro Negro. A instituição irá sediar o evento em celebração ao Dia da Consciência Negra, marcando um dia inteiro de reflexão, diálogo e celebração da rica herança afro-brasileira. A ação acontece pela manhã, a partir das 8h30 e, à noite, a partir das 19h, proporcionando uma oportunidade que envolve atividades de todos os cursos, além de ser aberta e gratuita para toda a comunidade conquistense.

Todas as atividades, serviços, mostras e palestras acontecem no dia 20 de novembro no pergolado da Unex, próximo ao módulo I. O dia conta com serviços como: tipagem sanguínea, teste de glicemia capilar, teste de hepatite e sífilis, aferição de pressão, orientações nutricionais e sobre doenças cardiovasculares, além de informações acerca da importância da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e sobre patologias de maior incidência nessa população.

O público que comparecer ao evento poderá participar das Rodas de Conversa: “Desafios dos profissionais negros no mercado de trabalho” e “Direito, cultura jurídica e relações étnicas”. Na programação também constam as ações memoriais: “A presença do negro na Publicidade”, “ Memorial Easley: personalidades negras na área da computação e seus projetos” e “Memorial Baobá: personalidades negras na história, cultura e ciência no Brasil”. O público poderá conferir, ainda, a palestra: “Raízes Profundas: Compreendendo o Estresse Racial na Jornada da Consciência Negra”.

A celebração não pode deixar de valorizar as festas, comidas e danças, heranças da cultura negra do Brasil. A Unex promove, também, um festival gastronômico e as apresentações ficam por conta do Grupo de Capoeira Famec pela manhã e, à noite, com o Grupo de Capoeira ATUAR com apresentação do samba de roda, maculelê e roda de capoeira. O professor e reitor da Unex VIC, Aureliano Tavares, faz o convite e enfatiza a missão da instituição: “Esperamos por vocês! Este evento na Unex não apenas celebra o Dia da Consciência Negra, mas também serve como um lembrete poderoso da importância de promover a diversidade, a inclusão e a igualdade racial em todas as instituições educacionais e, consequentemente, na sociedade”. 

//Serviço//

Unex promove Novembro Negro com celebração do Dia da Consciência Negra

Quando: 20/11

Horário: manhã a partir das 08h30 e noite a partir das 19h

Onde: Unex Vitória da Conquista, localizada na Rua Ubaldino Figueira, 200, bairro Recreio, próximo ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida.