Alunos da Unex Itabuna realizarão declaração do Imposto de Renda gratuitamente

No próximo sábado (06), os estudantes do curso de Administração da Unex, em Itabuna, estarão disponíveis das 8h30min às 12 horas, com atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023). A iniciativa faz parte do projeto ADM Cidadão Unex e tem vagas e atendimentos limitados. Os contribuintes interessados no auxílio podem inscrever-se antecipadamente de forma gratuita através do formulário https://forms.gle/5VyFeAGMM67rS5Fw9.

Os serviços serão realizados no Campus da Unex na Praça José Bastos, no laboratório de informática, 1º andar, e contarão com a supervisão dos professores da área, entre eles o professor orientador George Cardoso e a coordenadora do curso Jucicleide das Mercês. De acordo com a coordenadora, o objetivo do projeto é auxiliar o contribuinte, que geralmente tem dificuldades em como deve ser feito o correto preenchimento da declaração. “O momento também representa uma oportunidade de aprendizado para os alunos, por este contato direto com o público, permitindo que ele interaja com a comunidade”, explicou.

Para que a declaração do contribuinte possa ocorrer de forma correta, os graduandos irão passar orientações como os documentos necessários, o valor mínimo para declarar, como demonstrar os rendimentos tributáveis e não tributáveis, acompanhamento da evolução do patrimônio, como informar bens adquiridos, quais despesas podem ser deduzidas, dentre outros importantes temas.

No sábado, é necessário que o cidadão apresente o maior número possível de dados, levar documentos pessoais, informar sobre os bens, ter em mãos os extratos emitidos pelos bancos e documentos do local onde trabalha, bem como as despesas médicas e educacionais dos dependentes e contratos de aluguel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone no (73) 3214-2420.