Administração

No curso de Administração, o estudante aprende sobre gestão de negócios, pessoas, recursos, controle de finanças, noções de contabilidade e economia.

Meu futuro é Administração

Sobre o curso

Poucas profissões oferecem tanta versatilidade quanto a Administração. Profissionais que escolheram essa carreira podem trabalhar em diversos setores: desde hospitais, farmácias, indústrias, comércio, instituições de ensino, academias, restaurantes, empresas, livrarias, e tantos outros espaços. É bem difícil imaginar um negócio dando certo sem a presença de uma administradora ou administrador. Isso ocorre porque essa função profissional é responsável por gerenciar toda a parte de organização das instituições, por isso torna-se peça fundamental nas empresas.

A alta demanda por profissionais de Administração é um dos fatores que tornam o curso extremamente atrativo, sendo o segundo mais procurado do País. Embora mais estudantes de Administração ocupem as salas de aulas dos cursos a cada semestre, o mercado ainda carece de profissionais qualificados.

Nessa perspectiva, o curso de Administração da UNEX, através do seu currículo por competências, busca formar profissionais generalistas para atuar em qualquer organização (privada, pública ou terceiro setor), com capacidade para empreender e inovar nesse mercado.

Ato Regulatório

Itabuna – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 207 de 07/07/2020.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 949 de 30 de agosto de 2021

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de reconhecimento nº 203 de 25 de junho de 2020

Como é a faculdade de Administração?

A faculdade de Administração prepara para atuar em três setores econômicos: comércio, indústria ou de serviço. Durante o curso, você desenvolve habilidades e competências para ocupar cargos de gestão.
Para isso, a matriz curricular conta com disciplinas da área de humanas e da área de exatas, como contabilidade, matemática financeira e economia; além dessas, estuda Direito Empresarial, Gestão de Pessoas, Filosofia, Sociologia, Planejamento Estratégico e tantas outras.

 

Qual a duração do curso de Administração?

O curso de Administração possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

É muito abrangente e oferece grandes oportunidades para quem escolhe a área, pois pode atuar em empresas públicas e privadas, com consultorias, startups e tantas outras opções.

Assumindo cargos de gerentes, coordenadores(as), supervisores(as), ou de diretores(as), o que não falta para profissionais de Administração é demanda. Mesmo em tempos de crise, essa profissão encontra mercado, pois a administradora e o administrador são vistos como peças-chave para otimizar os processos nas organizações, aumentar a produtividade, direcionar os investimentos.

Quais são as exigências do mercado para profissionais de Administração?

O mercado atual exige que tenha uma visão generalista e um conhecimento interprofissional, ou seja, além de ter as habilidades necessárias da sua própria função, também lhe cabe conhecer outras áreas que se integram à rotina administrativa, como, por exemplo, o Marketing, o Direito, a Gestão Ambiental, a Economia.

Somado a isso, deve desenvolver suas soft skills, como: empatia, inteligência emocional, liderança, flexibilidade, proatividade, criatividade, atualização contínua e todas as habilidades interpessoais que fortalecem o trabalho em equipe.

Quais são as principais competências e habilidades profissionais? (Segundo MEC)

 

Capacidade de se comunicar

Atitudes de liderança

Saber trabalhar em equipe

Gestão de conflitos e de pessoas

Criatividade

Resiliência

Flexibilidade

Postura multidisciplinar

Comprometimento

Áreas de Atuação

Entre os campos de atuação do administrador estão:

Gestão Financeira

O administrador financeiro deve garantir a saúde financeira da organização e para isso precisará avaliar investimentos, mapear gastos, garantir a execução do planejamento estratégico, controlar os recursos financeiros da empresa, propor soluções exequíveis e inovadoras que reduzam riscos ao caixa corporativo.

Recursos Humanos

Essa é uma das áreas que mais demandam administradores, graças a sua capacidade técnica de gerenciar pessoas. A atuação pode ser em qualquer empresa com necessidade de contratação de pessoas. O profissional irá desenvolver atividades relacionadas a recrutamento e seleção, treinamentos, desligamentos, retenção de talentos, elaboração e aplicação do plano de carreiras, gestão de conflitos entre outras funções. Para quem tem interesse em atuar nesta área, cabe ainda se especializar através do curso tecnológico de Gestão de Recursos Humanos, que possui duração de 2 anos.

Marketing

A atuação do administrador na área de Marketing tem relação direta com o estudo de mercado – um dos primeiros passos para nortear a abertura de uma nova empresa, o lançamento de um produto ou mesmo a mudança de uma marca. É desse profissional a responsabilidade de entender as reações e as expectativas dos clientes em relação às marcas. Nessa área o administrador vai elaborar estratégias e promover ações comerciais e de branding para trabalhar o fortalecimento da marca e aumentar as vendas corporativas, gerando assim engajamento e relacionamento com o público .

Logística

Ter um administrador atuando com uma equipe de logística fará toda diferença para uma organização, considerando que os fluxos das operações que envolvem a logística costumam gerar grandes despesas que, por sua vez, exigem controle e análise para garantir lucros. Nessa área, o administrador pode aplicar suas habilidades técnicas para que custos sejam reduzidos, o investimento utilizado com controle e de forma estratégica pensando no retorno financeiro para a empresa.

Controladoria

A controladoria tem um papel de destaque na gestão orçamentária de uma empresa, considerando que os recursos financeiros precisam ser administrados com prudência e equilíbrio evitando dívidas, atrasos nos pagamentos em geral. Pensando nisso, ter um administrador atuando na controladoria de uma empresa vai possibilitar controle e planejamento financeiro, de forma eficiente e eficaz, tendo como consequência números positivos e lucratividade

Vendas

O administrador pode atuar diretamente com as vendas ou na gestão de uma equipe. A equação de sucesso aqui é simples: quanto maior a lucratividade e menor o custo, mais saudável financeiramente é a instituição. Por isso as competências relacionadas a análise de dados, gestão de processos e pessoas serão grandes aliados para o sucesso profissional.

Empreendedorismo

O dinamismo e versatilidade da área de Administração reflete no profissional de forma direta. Isso porque ele pode optar por ser dono do próprio negócio e a graduação vai ter um papel fundamental nesse processo e vai colocar o administrador empreendedor em um nível diferenciado dos demais empresários, pois ele será capaz de analisar o mercado e desenvolver um plano de negócio que atenda a sua empresa e aos clientes que deseja captar. Conhecer a legislação, relacionamento interpessoal e capacidade analítica e de negociação serão grandes aliados na realização desse sonho.

Onde trabalhar?

Administração estratégica, recursos humanos, finanças e gestão de pessoas

Empresas e organizações

processo de licitações

Setor Público

controle de qualidade dos processos e produtos

Agroindústria

operações e captação de recursos

Instituições do Terceiro Setor

gerenciamento dos processos

Federações esportivas
Comércio em geral

Ensino de Qualidade

Na faculdade de Administração, você aprende a acompanhar as tendências mercadológicas, desenvolver habilidades e competências de gestão, a ter um perfil empreendedor e a aprimorar seus conhecimentos, integrando o aprendizado do setor de Administração a outras áreas, através de práticas interprofissionais.

Mesclando teoria e prática, tem rápida inserção no mercado, pois está mais perto da rotina da área. Desde os semestres iniciais, tem experiências profissionais por meio de visitas técnicas, palestras, cursos de extensão, debates, estágios e tudo que amplia seus conhecimentos e facilita o network com empresas e colegas de trabalho.

Depoimentos

Ana Júlia Ramos Pedra Pereira Estudante da Unex deFeira de Santana

Através da minha experiência no curso de Administração, encontrei um excelente atendimento pedagógico, facilidade na comunicação entre professores, coordenação e secretaria. Durante esses anos, desenvolvi liderança, relacionamento interpessoal e em equipe através da empatia que criei ao me relacionar com outras pessoas. Por meio da resolução de problemas, práticas de execução de estratégias, desenvolvi o básico de finanças, contabilidade, direito, marketing, logística, estatística e gestão de pessoas.

Estrutura do Futuro

Conta com laboratórios de informática climatizados com softwares nas áreas comercial, administrativa, financeira e de recursos humanos, que são indispensáveis para as aulas práticas (com simulações semelhantes à rotina do ambiente de trabalho).

Fora das salas de aulas físicas e virtuais, você conta com uma infraestrutura confortável, estacionamento amplo, espaços de convivência e confraternização, que podem ser utilizados tanto para estudos, atendimentos, reforço com coordenadores ou momentos de lazer.

Diferenciais

Vivências junto a empresas parceiras, atividades práticas por meio da Empresa Júnior e outras iniciativas
Disciplinas de Jogos de Empresa, que permitem simular as situações rotineiras da área de gestão
Oportunidade de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso com um Plano de Negócios próprio
Participação em grandes eventos
Quiz de Administração e Encontro de Administradores para que possa ampliar suas redes de trabalho

Matriz Curricular de Administração

Está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, estabelecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, seu currículo interprofissional busca integrar diversos campos de atuação e reforça a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, por meio de atividades que reúnem teoria e prática. O Projeto Pedagógico da Unex também prioriza a formação de profissionais humanizados, éticos, com rigor técnico e científico e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Administração?

As disciplinas que compõem os 8 períodos do curso se interrelacionam, alcançando também uma característica transdisciplinar. O trabalho é concentrado nas diversas áreas de Administração tais como: planejamento, estratégia, gestão de processos, gestão de pessoas, marketing e logística.

O que se estuda na faculdade de Administração?

As disciplinas de Administração possibilitam o profissional atuar em diferentes áreas de uma empresa, além de abrir a própria, se assim desejar. São algumas delas:

Teoria da Administração

Contabilidade

Economia

Legislação Trabalhista

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Estatística

Comportamento Organizacional

Gestão Financeira

Meio Ambiente e Sociedade

Gestão de Pessoas

Liderança e Empreendedorismo

Logística

Mercado Financeiro de Capitais

Administração de Marketing

Gestão Pública

No 6º semestre (com estágio):

Mercado Financeiro de Capitais
Estágio I - Jogos de Empresa
Planejamento Estratégico
Comunicação Organizacional
Estágio II - Plano de Negócio I
Estágio III - Plano de Negócio II

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Administração em Feira de Santana/BA

    O curso de Administração em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Administração em Itabuna/BA

    O curso de Administração em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Administração em Jequié/BA

    O curso de Administração em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Administração em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Administração em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade