Estudar Medicina de Graça é o sonho de muitos estudantes. Mas ano após ano, as questões financeiras continuam sendo um empecilho para ingressar no curso.

A faculdade de Medicina segue com a maior concorrência entre os vestibulandos e exige maior dedicação nos estudos para que o aluno seja aprovado.

Mesmo com esses desafios, o desejo de tornar-se médico e contribuir para a manutenção da saúde dos indivíduos segue tendo espaço na mente de muitos estudantes.

Reflexo da alta procura e resultado direto da grande estrutura que uma instituição precisa ter para que a formação médica com qualidade, é o valor da mensalidade cobrada pelo curso.

É importante explicar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área.

Mas será que dá para estudar Medicina de graça? Vamos descobrir!

Escolhendo a Faculdade de Medicina

Ainda que existam diversas universidades públicas que possibilitam estudar Medicina de graça, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa, não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar enquanto profissional.

Uma boa faculdade deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira médica.

Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Leia também: Saiba tudo sobre as formas de financiamento para o curso de Medicina

Como posso saber se consigo estudar Medicina de graça?

Para quem vai abrir mão da universidade pública, existem diversas instituições que oferecem bolsas de estudos que cobrem as tarifas de mensalidade

Mas para quem quer fazer Medicina de graça, sem pagar nada mesmo, deve estar atento(a) aos programas do governo, que não só ajudam a reduzir o curso, mas que podem garantir uma bolsa de estudo integral.

Quais programas governamentais para fazer Medicina de graça?

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece a possibilidade de financiamento de um curso de graduação em algumas instituições privadas, que pode ser de 50% até 100%, para estudantes que se encaixem em uma das três faixas de renda do programa e que tenham feito o Enem, alcançando as notas mínimas necessárias para ingresso no curso de seu interesse.

Assim como em todos os programas, o curso de Medicina é aquele que exige as maiores notas dos estudantes que queiram pleitear o financiamento. A nota de corte muda todos os anos, sendo que o requisito mínimo é ter atingido mais de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.

O Fies garante o curso de Medicina de graça? Veja bem, o Fies é uma forma de financiar o curso, assim, você não precisará se preocupar com as mensalidades durante a graduação, mas ao final do curso, esse valor deve ser pago.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições privadas, a estudantes de baixa renda que concluíram o ensino médio na rede pública ou na rede particular enquanto bolsistas, e que irão cursar sua primeira graduação.

Diferente do Fies, com o ProUni é possível estudar medicina de graça com uma bolsa de estudo integral, ou seja, você não tem que se preocupar com as questões financeiras.

Em 2021, os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para fazer medicina de graça precisavam ter atingido uma nota de corte média de 734.8 pontos para ingresso pelo programa.

E quais são os critérios do ProUni?

O ProUni é destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Estude Medicina com bolsa

Além de concorrer a uma vaga no para fazer Medicina de graça na Unex com o ProUni, a instituição ainda conta com o Fies e parcerias com o Sicoob e Banco do Nordeste para facilitar o seu acesso ao curso.

Com todas essas possibilidades, seu sonho de se tornar um médico fica mais próximo da realidade.

Não perca tempo! Se inscreva no Vestibular de Medicina da Unex e conquiste sua carreira dos sonhos.