Teste Vocacional

O Teste Vocacional da Unex é uma ferramenta fundamental para estudantes que saem do ensino médio com algumas dúvidas sobre qual curso ou carreira seguir. Alguns chegam até a escolher a graduação, mas não fazem ideia se irão vivenciar a profissão. Se você se encontra nesse grupo, continue a leitura para conhecer o Teste Vocacional da Unex.

O mercado de trabalho atual exige habilidades e competências interprofissionais, soft skills e outras características. Por isso, se você deseja ter uma carreira de sucesso, é importante que entenda como os seus pontos fortes e personalidade irão contribuir para a escolha do curso, que será a sua realização profissional.

Para encontrar uma resposta, recomendamos que você pesquise quais são suas áreas de interesse, que avalie seu desempenho nas disciplinas do ensino médio, identifique quais são suas aptidões e converse com profissionais sobre como é o dia a da profissão que tem em mente.

Também é essencial que você pratique o autoconhecimento. Já pensou naquilo que gosta de fazer? Quais são as atividades que te fazem bem e que te dão prazer? A partir daí, vai identificar como elas podem direcionar para um ambiente profissional.

Refletir sobre o futuro é outra etapa relevante. Deve-se considerar as projeções do mercado de trabalho e as aspirações pessoais:

  • Como você se vê daqui a 10 anos?
  • Qual rotina gostaria de ter?
  • O que é prioridade para você em relação à vida?
  • O que pretende conquistar e proporcionar com a profissão?

São muitas questões a serem respondidas!

Descubra sua vocação

Pensando em te ajudar na escolha mais autônoma e consciente, desenvolvemos um Teste Vocacional, baseado nos diversos aspectos citados acima.

O Teste Vocacional é um dos meios utilizados para orientar uma carreira que mais se encaixa com suas características e personalidade. Com esse instrumento, é possível reconhecer alguns atributos, qualidades, características pessoais, tendências, disposições naturais e identificar algumas inclinações para a definição de carreira.

Lembre-se: o resultado do teste vocacional não é definitivo, ou seja, ele não deve ser a única base para escolher sua carreira. Utilize-o apenas para visualizar opções ou reforçar suas ideias. Priorize seus desejos, sonhos e pretensões na hora de definir sua profissão do futuro!

Vamos lá?

Mapeie os pontos fortes e obtenha um resultado que aponta para a sua carreira: