UnexMED Itabuna inicia cursos de suporte básico à vida com certificação internacional para estudantes
Primeiros alunos do curso de Medicina com ingresso em 2025.1 participam do treinamento com certificação da American Heart Association

Na última semana, a UnexMED Itabuna deu mais um passo rumo à formação médica de excelência. Na sexta (04) e no sábado (05), a instituição realizou os primeiros cursos de BLS (Suporte Básico de Vida) com certificação internacional da American Heart Association (AHA) para os estudantes ingressantes do semestre 2025.1 do curso de Medicina.
O curso representa a concretização de um compromisso anunciado pela UnexMED no final de 2024, quando garantiu que todos os novos alunos de Medicina, a partir de 2025, teriam acesso à certificação internacional emitida pela AHA, uma das instituições mais reconhecidas do mundo na formação de profissionais da saúde em urgência e emergência.
Ministrado pela professora, enfermeira e instrutora credenciada pela AHA, Viviane Ferraz, o curso ensina técnicas essenciais como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras para desobstrução das vias aéreas e o uso do desfibrilador externo automático (DEA). Segundo dados da própria American Heart Association, ações rápidas e corretas podem dobrar ou até triplicar as chances de sobrevivência de uma pessoa em parada cardiorrespiratória.
Com uma abordagem que une teoria e prática, o curso é conduzido por profissionais certificados e utiliza simuladores realistas que criam cenários próximos aos enfrentados na vida real. Os alunos são treinados para responder a diferentes situações de emergência, como paradas cardiorrespiratórias, infartos e obstruções respiratórias.
O treinamento em BLS é um diferencial na formação médica, pois vai além da técnica. Ele prepara os futuros médicos para salvar vidas com agilidade, segurança e empatia, sendo indispensável para atuação em unidades de terapia intensiva, pronto-socorros e transporte de pacientes em estado crítico.
Na UnexMED, o curso também representa o compromisso com uma educação humanística e centrada no cuidado com o paciente, promovendo impacto direto na comunidade por meio da formação de profissionais mais preparados para enfrentar emergências com responsabilidade social.