Estudantes de Medicina da UNEX apresentam quatro trabalhos no 14º ABRASCÃO, em Brasília
Estudantes do terceiro semestre de Medicina da UNEX Feira de Santana estão participando do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO), considerado o maior e mais importante evento da área no país. Realizado a cada três anos, o congresso reúne pesquisadores, profissionais, gestores e estudantes para discutir políticas públicas, práticas de cuidado e os desafios da saúde coletiva no Brasil. Nesta edição, o evento acontece em Brasília.
De acordo com a estudante Érika Ribeiro, participar do ABRASCÃO representa uma oportunidade estratégica de aproximação com o cenário nacional da Saúde Coletiva. “É um espaço onde pesquisadores, gestores e profissionais constroem políticas públicas. Estar aqui amplia nossa compreensão sobre o SUS e reforça nosso compromisso com uma prática clínica crítica, humanizada e alinhada à Atenção Primária”, destacou.
Quatro trabalhos apresentados
O grupo levou ao congresso quatro trabalhos desenvolvidos sob orientação do Prof. Msc. Rodolfo Pimenta, na disciplina de Medicina de Família e Comunidade — três na modalidade pôster e um em comunicação oral. Os temas apresentados foram:
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Visitas domiciliares como dispositivo formativo para a construção de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) na Atenção Primária à Saúde
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Educação em saúde na infância: experiência intersetorial com crianças e responsáveis no contexto escolar e da Atenção Primária à Saúde
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Educação em saúde na infância: experiência intersetorial com crianças e responsáveis nos contextos pré-escolar e da Atenção Primária à Saúde
- Educação em saúde com gestantes: atividades em sala de espera a partir da abordagem intersetorial e participativa na atenção Primária em Saúde
Além de Érika Ribeiro, também participam da equipe as estudantes Jady Fonseca e Stéfane Machado, todas como primeiras autoras de suas produções.
Formação prática na Atenção Primária
Os trabalhos apresentados são fruto direto das atividades práticas realizadas na disciplina, que envolvem:
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Visitas domiciliares supervisionadas;
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Acompanhamento de famílias e monitoramento de condições de saúde;
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Aplicação de instrumentos de avaliação familiar e territorial, como Coelho & Savassi, genograma e ecomapa.
Segundo Stéfane Machado, essas experiências foram fundamentais para transformar a vivência em campo em conhecimento científico. “A Atenção Primária possibilita contato direto com as necessidades da população, ampliando nossa compreensão dos Determinantes Sociais da Saúde e fortalecendo nossa capacidade de análise e intervenção”, afirmou.
Impacto no território
As ações contribuíram para o fortalecimento da educação em saúde, especialmente entre gestantes, crianças e seus responsáveis — promovendo autonomia, prevenção e cuidado contínuo. As visitas domiciliares permitiram identificar vulnerabilidades e necessidades específicas, favorecendo intervenções mais resolutivas pelas equipes das unidades.
A experiência também aproximou os estudantes da comunidade atendida e divulgou os serviços oferecidos pela Clínica-Escola da UNEX, ampliando o vínculo com as famílias e promovendo um cuidado mais integral.
Apoio institucional da UNEX
A UNEX e os docentes da disciplina de Medicina de Família e Comunidade ofereceram apoio contínuo ao processo formativo, garantindo:
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Supervisão técnica durante as atividades em campo;
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Acompanhamento da elaboração dos trabalhos;
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Orientações e revisões acadêmicas;
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Incentivo e suporte para submissão e apresentação no congresso.
Para Jady Moreira, essa estrutura contribuiu diretamente para o amadurecimento acadêmico. “A participação no ABRASCÃO consolida nosso compromisso com o SUS e fortalece habilidades essenciais, como comunicação, empatia, análise crítica e compreensão ampliada do processo saúde–doença”, destacou.
Visão do docente orientador
Para o Prof. Msc. Rodolfo Pimenta, a participação das estudantes no congresso reforça o impacto pedagógico das práticas em Atenção Primária.
“A participação de três estudantes de Medicina no Abrascão — o maior congresso de Saúde Coletiva do país — representa muito mais do que a apresentação de trabalhos acadêmicos. É a confirmação de que as atividades práticas desenvolvidas ao longo do componente curricular têm potência real para produzir conhecimento, transformar territórios e formar profissionais comprometidos com o SUS. Os quatro trabalhos apresentados nasceram da vivência dos estudantes nas Unidades de Saúde da Família, das visitas domiciliares, das atividades educativas, da observação crítica da realidade e do diálogo com as equipes e com as famílias. Ver esses relatos de experiência se tornarem produção científica, reconhecida em um espaço tão qualificado como o Abrascão, demonstra a maturidade acadêmica dos estudantes e o valor pedagógico da inserção precoce na Atenção Primária. Para nós, docentes, é motivo de orgulho e alegria acompanhar esse crescimento, através da orientação de trabalhos como esses.”
Formação médica comprometida com o SUS
A participação das estudantes no ABRASCÃO reforça o protagonismo discente, a qualidade da formação oferecida pelo curso de Medicina da UNEX e o compromisso institucional com uma formação ética, humanizada e socialmente responsável.
