UnexMED fortalece protagonismo na formação médica durante o II CONEM-NE1

Evento reuniu representantes de três estados e contou com intensa participação da comunidade acadêmica da UnexMED

UnexMED fortalece protagonismo na formação médica durante o II CONEM-NE1

A UnexMED marcou presença de forma expressiva no II Congresso Nordestino de Educação Médica (CONEM-NE1), realizado nos dias 30 e 31 de maio, no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista (BA). Com o tema “Entre caminhos e caminhadas na educação médica: Caminhando eu vou”, o evento reuniu educadores, estudantes, residentes, gestores e especialistas dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, promovendo reflexões sobre os desafios e os rumos da formação médica no Brasil.

A instituição esteve envolvida em diversas frentes do congresso: além de integrar a comissão organizadora e atuar como patrocinadora, também contou com forte presença de seu corpo docente na programação científica, além da participação massiva de seus estudantes nas atividades do evento.

Leia também: UnexMED integra organização e programação do 2º Congresso Nordestino de Educação Médica

Para o professor Pedro Vasconcellos, docente da UnexMED e presidente docente da comissão organizadora, o congresso consolidou-se como um espaço fértil de discussão. “A Unex se insere nesse contexto do congresso como grande apoiadora, para além de patrocinadora, fazendo com que tenha uma qualidade ímpar e seja um solo fértil acerca da educação médica. Estamos inseridos nas oficinas, com temas caros para construção de um currículo de qualidade. Muito gratificante ter a instituição envolvida e fazendo parte disso tudo”, afirmou.

O coordenador da UnexMED Vitória da Conquista, Diêgo Ferraz, destacou o papel estratégico do município no cenário da saúde pública. “A Unex não mediu esforços para estar presente neste evento e fazer com que isso acontecesse, pois entendemos a importância de falarmos sobre a educação médica. Conquista foi pioneira em diversos aspectos no fortalecimento do SUS e no processo de municipalização da saúde, e realizar esse diálogo aqui, com tantas escolas médicas representadas, é de grande relevância”, disse. Ferraz também integrou a programação do evento como ministrante do diálogo “Saúde mental na escola médica”.

A atuação do corpo docente da UnexMED também foi destaque no congresso. O professor Thiago Veltri, que conduziu o diálogo “O papel docente na transform(ação) da Educação Médica”, enfatizou os debates sobre metodologias ativas de ensino e o uso de tecnologias com intencionalidade pedagógica. “Discutimos muito o uso de metodologias ativas que permitam a esse novo perfil de estudante de Medicina realmente alcançar os objetivos de aprendizagem. O uso da tecnologia hoje é essencial, mas ela precisa estar integrada a um modelo metodológico. Na Unex, trabalhamos com metodologias ativas que ajudam o estudante a desenvolver competências e habilidades necessárias à formação de um médico generalista”.

Já o professor Eric Ettinger, coordenador da UnexMED Itabuna, participou do diálogo “Que residência médica queremos?” e ressaltou a relevância de a instituição estar engajada nos principais fóruns formativos da região e alinhada às discussões contemporâneas da área médica. “É assim que a gente consegue crescer como instituição e devolver para a sociedade, fomentando essas discussões tão importantes para a formação do futuro médico”, avaliou.

Docentes, estudantes e especialistas discutem os rumos da formação médica durante II CONEM-NE1. Foto: Ana Paula Marques.
Pular para o conteúdo