Unex: Ação de Responsabilidade Social movimenta unidade com atendimentos gratuitos em diversas especialidades

Um sábado de práticas para os alunos e de solidariedade para os conquistenses

O Dia da Responsabilidade Social é um evento garantido em todos os anos no calendário de práticas que elevam a excelência da Unex Centro Universitário de Excelência de Vitória da Conquista e que, mais uma vez, contou com a participação de alunos e professores dos cursos oferecidos na instituição. A ação, que aconteceu no último sábado (30), foi um momento de interação entre estudantes e o público que recebeu atendimentos gratuitos em diversas especialidades.

O reitor da Unex, Aureliano Tavares, celebrou a participação do público no evento: “É uma honra receber a sociedade conquistense em nosso espaço. Isso ratifica a credibilidade que adquirimos ao longo de mais de 20 anos de existência, além de nos provocar a ser melhor a cada dia em nossas ações sociais. Compartilhar a excelência de nossos serviços construídos em harmonia com alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica nos possibilita ir além da sala de aula, formando e transformando nossos alunos em cidadãos mais conscientes e comprometidos com a missão desta instituição.”, disse ele.

Eventos abertos à comunidade podem contribuir na experiência acadêmica dos alunos, como explica o professor e coordenador do curso de Psicologia, Lucas Matias Felix: “Neste ano a ideia era trazer a comunidade para dentro da instituição, fazendo o espaço cada vez mais acessível e acolhedor. Todos os cursos se reúnem e podem mostrar os atendimentos que já realizamos no dia a dia, cada curso com um perfil de participação e de como interagir com a comunidade. Para o aluno de psicologia, por exemplo, é a oportunidade dele se sentir visível, pertencente ao curso, podendo colocar em prática tudo o que está vivenciando em sala de aula e treinar a tradução da linguagem acadêmica para o público. Afinal, eles percebem o quanto as competências adquiridas são importantes como ferramenta profissional durante todo o curso, não somente quando eles se formam e vão para o mercado de trabalho”, destaca o coordenador.

Para os alunos, eventos como o Dia de Responsabilidade Social são, também, mais um momento para vivenciar a prática profissional mesmo antes da conclusão do curso. A estudante de Medicina Veterinária, Jéssica Kananda, explica como o conteúdo de sala de aula é alinhado com a prática no atendimento ao público: “É uma experiência enriquecedora, porque temos contato direto com o público trazendo uma percepção melhor da prática. Antes desses eventos, temos a preparação de como abordar o tutor, como fazer o exame clínico e todo o processo para fazer um bom atendimento”, informou Kananda entusiasmada com a ocasião.

Esse cuidado com a comunidade é confirmado na fala de Eleandro de Oliveira, professor da rede municipal e dono do cachorrinho Lucas: “O evento é maravilhoso porque proporciona atendimento também para as pessoas que não têm tanto poder aquisitivo para cuidar dos seus animais. Eu fui muito bem atendido, os profissionais aqui são excelentes, carinhosos e prestativos. Isso mostra o quanto a instituição está preocupada com os futuros profissionais que estarão a serviço da nossa comunidade”, ressaltou o pai do pet.

Para além do serviço, a informação e cidadania estão sempre presentes nessa interação entre público e aluno. Ingrid Novaes, graduanda em Biomedicina realizou atendimentos com ventosaterapia e limpeza de pele. “Eu estou no último semestre, me formo em dezembro e foi muito satisfatório participar dessa ação, muita gente não conhecia a importância dos serviços. Eu já comecei a trabalhar nessa área e, aqui, acontece também a contribuição entre os alunos. Mostrei algumas coisas da prática pros colegas mais novos no curso e é muito legal essa troca”, comentou ela.

Além de Vitória da Conquista, as unidades da Unex em Itabuna, Jequié e Feira de Santana também realizaram a Ação de Responsabilidade Social e contabilizaram mais de 2 mil atendimentos à comunidade. “Um compromisso com a excelência na formação do ensino superior e no desenvolvimento dos estudantes, futuros agentes da transformação social”, finaliza Aureliano Tavares, reitor da Unex em Vitória da Conquista.