Sistemas de Informação

O profissional de Sistema de Informação trabalha com o processamento, armazenamento e distribuição de dados que circulam na rede de computadores.

Sobre o curso

Bem, em primeiro lugar, compreendem os conceitos e técnicas da área de informática e teorias de sistemas que fazem parte do processo de solução de problemas, além do tratamento de dados em diversas empresas e organizações.

Durante o curso, você aprende sobre conteúdos de diferentes áreas: como internet, gestão e comunicação, banco de dados e outros setores. E, na prática, pode projetar, adaptar e instalar programas que permitem a consulta de dados, além de se responsabilizar pela administração das redes de computadores.

Após sua formação, a capacitação profissional vai permitir diversas atividades, como: planejar, gerir e desenvolver sistemas de processamento, organização, armazenamento e recuperação de dados.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 150 de 22/06/2023.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de reconhecimento nº 150 de 22 de junho de 2023

Itabuna – Portaria Renovação de Reconhecimento de Curso nº 151 de 26/06/2023.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 622, de 23 de junho de 2017

Como é a faculdade?

A grade curricular foi planejada com o objetivo de formar profissionais para trabalhar com o desenvolvimento de programas, softwares, robótica, programação de computadores, banco de dados, gestão de TI, redes, impressão 3D e tantas outras competências. Assim, você poderá escolher diversas áreas em que queira atuar.

Aqui, você tem disciplinas específicas do curso, como Linguagem de Programação, Inteligência Artificial e Banco de Dados, mas também enriquece seu repertório com o lado humanístico (Ciências Sociais, Filosofia e Antropologia).
Por quê? Bem, essa amplitude permite que adquira conhecimento técnico em sua área, mas também tenha uma formação reflexiva, humanizada e crítica, garantindo que atue como profissional de excelência técnica e social.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais de Sistemas de Informação continua em expansão. Isso ocorre porque a maioria dos dados e processos está passando por uma digitalização. Em todos os setores e organizações, sejam elas públicas ou privadas, existe a necessidade de profissionais que se encarreguem do gerenciamento de dados, facilitando sua organização e compartilhamento.

Você pode ser responsável pelo fluxo de informações de uma empresa ou organização, atuar na modernização e rapidez dos processos de comunicação, além de cuidar da funcionalidade das páginas e sites, garantindo que as pessoas possam acessar aquele conteúdo de forma correta. Pode, inclusive, abrir seu próprio negócio.
Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma organização que não recorra a profissionais dessa área.

Veja algumas atividades requisitadas pelo mercado: criação de aplicativos, gerenciamento empresarial, e-commerce, fluxo de informações, desenvolvimento de softwares, gerência de projetos, marketing e vendas, suporte técnico, logística, segurança da informação e na área da educação.

Áreas de Atuação

Dentre os diversos segmentos, encontra mercado de trabalho na Análise e Desenvolvimento de Softwares, Gerência de Projetos, Redes, Segurança e Infraestrutura, Ciência de Dados, na Educação, Consultoria e tantas outras.

Onde profissionais de Sistemas de Informação podem trabalhar?

Agências bancárias

Indústrias

Faculdades, cursos técnicos e profissionalizantes

Organizações públicas

Startups

Centros de saúde, hospitais e clínicas
Empresas

Ensino de Qualidade

A graduação de Sistemas de Informação se destaca entre as demais da região. O curso recebeu conceito 4 no MEC, o que significa dizer que ele tem um Conceito de Excelência.

A nota atribuída pelo Ministério da Educação só demonstra o ensino de qualidade que a Unex busca ofertar. Pensando sempre no desenvolvimento de profissionais do futuro, a instituição está atrelada aos pilares do Interprofissionalismo e experiências práticas desde os primeiros semestres.

Quem escolhe fazer Sistemas de Informação na Unex vai contar um com quadro de docentes qualificados (especialistas em mestres em suas respectivas áreas) e terá acesso a um currículo baseado em Metodologias Ativas, que integra estudantes através de aulas participativas, dinâmicas e tecnológicas.

A participação de profissionais da área nas salas de aula também é uma constante no curso. Essa troca de experiências e informações permite que entenda o mercado de uma forma mais ampla. Além disso, tem oportunidade de participar de visitas técnicas, realizar projetos de extensão, monitoria, pesquisa e iniciação científica (componentes curriculares essenciais para sua formação).

Depoimentos

Elivelton Cerqueira Programador Web e Egresso

“O curso de Sistemas de Informação da Unex foi um divisor de águas na minha carreira. Uma abordagem muito boa sobre o mundo da tecnologia, que me preparou para o mercado de trabalho, com conteúdo atual e principalmente de forma prática. Além disso, tive ótimos professores com experiência nas suas respectivas áreas e também em sala de aula, que conseguiram passar de forma clara cada assunto.”

Estrutura do Futuro

A Unex oferece uma infraestrutura de ponta, com laboratórios de desenvolvimento de software e aplicativos, laboratório de rede, grupos de pesquisa e diversos espaços para estudo e compartilhamento de trabalhos científicos.

Referência na região, o curso promove uma experiência acadêmica e mercadológica, em que são realizadas diversas atividades extracurriculares, incentivo a pesquisa, interação com a comunidade externa (através de minicursos de informática básica), programação, robótica, oficinas em escolas públicas e tantas outras iniciativas.

Você tem acesso a palestras, minicursos e oficinas que complementam a sua formação, além de poder contribuir com capacitação dos seus colegas por meio de monitorias de disciplinas.
Recursos multimídia, conexão wif-fi, materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual também fazem parte do método de aprendizagem e infraestrutura da Unex. Todas essas instalações e ferramentas foram pensadas para garantir que você saiba tudo sobre as principais tendências e recursos tecnológicos.

Diferenciais

Conceito de Excelência: nota 4 no Conceito MEC.

Metodologias Ativas: acesso às práticas laboratoriais e atividades que simulam situações reais.

Currículo ampliado: abrange todas as áreas de formação da T.I.

Infraestrutura e ações calendarizadas: prática através dos laboratórios próprios e troca de experiências com outros profissionais.

Centro de Carreiras: contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos.

Matriz Curricular

• Formas de implementação da interdisciplinaridade;
• Incentivo à extensão de forma articulada com o ensino e à pesquisa;
• Conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
• Fomenta a compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
• Estimula uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de sua área.

O que você estuda durante o curso:

Introdução a Sistemas de Informação

Arquitetura e Organização de Computadores

Fundamentos da Matemática

Algoritmos e Programação
Língua Portuguesa

As práticas se intensificam a partir do 2º semestre.
No 7º semestre, estudantes passam pelo Estágio Supervisionado.

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Sistemas de Informação em Feira de Santana/BA

    O curso de Sistemas de Informação em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Sistemas de Informação em Itabuna/BA

    O curso de Sistemas de Informação em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Sistemas de Informação em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Sistemas de Informação em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade