Quer saber como se divide o curso de Medicina e conferir a grade curricular dessa graduação? Mostramos para você.

Neste artigo, vamos explicar como esse curso é estruturado, quais são as fases, as principais matérias e as etapas que o estudante percorre para concluir o curso. Vamos lá?

O que se aprende no curso de Medicina?

O curso de Medicina é um dos mais concorridos e tradicionais do Brasil. Ele se dedica à promoção da saúde, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. 

Na faculdade de Medicina, você aprende a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar pacientes, promover o bem-estar mental, físico, psicológico e social, realizar tratamentos e atuar na prevenção de patologias.

Como se divide o curso de Medicina?

O curso tem duração total de 6 anos e sua matriz curricular é realizada em 12 semestres. A faculdade de Medicina possui carga horária mínima de 7.200 horas. 

Por ser tão extensa, há necessidade de dedicação integral ao curso. Além das aulas, a grade curricular da faculdade de Medicina é composta por períodos de estágios em diversas especialidades, como: UBS, Pediatria, Saúde Mental, Ginecologia e tantas outras. 

As práticas são intensificadas com os plantões em hospitais, clínicas, ambulatórios e atendimentos de emergência.

Leia também: Como se tornar um médico?

estudante de medicina em laboratório

Ciclos Da Medicina

Ciclo Básico: O ciclo básico compreende os dois primeiros anos do curso, em que, tradicionalmente, são inseridas aquelas disciplinas clássicas e tradicionais dos diversos cursos da saúde. 

Para esse ciclo, a faculdade de Medicina da Unex tem algumas particularidades e diferenciais em relação ao modelo tradicional, que são: lâminas virtuais, mesas anatômicas, equipamentos de realidade virtual aumentada e simuladores de altíssima fidelidade que são fundamentais na formação médica.  

Ciclo Profissionalizante: O ciclo profissionalizante, que também é conhecido como ciclo clínico ou também como ciclo intermediário, refere-se à etapa em que o estudante vai se profissionalizar.

Após aprender os conceitos básicos que foram base nos dois primeiros anos de curso, ele passa para ciclo intermediário, se apropria de novas ferramentas, para que ele vá para o último ciclo, que é o ciclo do internato. 

Mas, no ciclo clínico, ele vai se profissionalizar, conhecendo algumas áreas clínicas associadas à medicina. É o momento de formulação de hipóteses diagnósticas, em que há o estímulo por instigar, tentar descobrir através de sinais e sintomas.

Internato: o internato é a fase final do curso de medicina, em que o aluno, de fato, pratica todos conhecimentos adquiridos nos 4 primeiros anos em áreas fundamentais e importantes para a vida médica dele. 

O internato, obrigatoriamente, ocupa 30% da carga horária, ele é dividido em partes importantes como: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, saúde coletiva, saúde mental, urgência e emergência. É a fase de se lapidar para se tornar um ótimo profissional.

Como se divide o curso de Medicina da Unex?

Além de observar todas as diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação, o curso de Medicina da Unex se destaca por ter um método de ensino único.

PBL – Seu modelo pedagógico personalizado às necessidades locais, associa o PBL – o estudo baseado na resolução de problemas às metodologias ativas, intercalando teoria e prática desde o primeiro semestre do curso e inserindo o aluno como protagonista do seu aprendizado.

OSCE –  na formação médica, não basta apenas saber os conceitos teóricos, é preciso ser avaliado de forma mais abrangente. É aí que entra o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE), um instrumento importante para medir a competência dos futuros profissionais.

O OSCE avalia as competências essenciais em quatro áreas médicas durante o internato: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental. O exame é dividido em estações, que podem ser salas ou mesas, onde são simulados atendimentos médicos. 

Durante essa avaliação, os estudantes podem desenvolver habilidades não só técnicas, mas também no trato com o paciente. Durante o OSCE, os alunos são estimulados a praticar uma escuta ativa, entendendo as necessidades de cada paciente modelo que passa pelo atendimento. 

Dessa forma, o processo de formação desse profissional, se torna mais completo e humanizado.

Como é a grade curricular do curso de Medicina?

No primeiro período, o estudante é apresentado às disciplinas gerais dos cursos de saúde tais como: Estrutura e Função – Anatomia, Histologia e Fisiologia I, Saúde Coletiva, Propedêutica Médica I.

A partir do 5° período, o estudante é introduzido às matérias de: Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento V, Pediatria Geral, Especialidades Clínicas I, Clínica Cirúrgica.

Próximo a finalização do curso, o futuro médico já tem contato com as disciplinas de Internato IV – Clínica Médica, Internato IV –Pediatria e tantas outras.

Veja outras disciplinas da matriz curricular do curso de Medicina da Unex acessando aqui.

Quer estudar Medicina? Venha para a Unex

Muitas instituições de ensino superior não conseguem acompanhar as rápidas mudanças no mercado de trabalho. O resultado são cursos desatualizados, que não preparam os estudantes para as carreiras do futuro.

Em um mundo em constante evolução, onde a tecnologia avança em um ritmo acelerado, encontrar uma instituição de ensino que se mantenha atualizada e ofereça um ensino relevante pode ser um desafio.

Para você que tem interesse em ingressar em um curso de Medicina de Excelência, a Unex é a escolha certa.

estudante de medicina com óculos de realidade virtual

A Unex está à frente. A instituição acredita na importância de fornecer uma educação que não apenas seja relevante no presente, mas que também prepare os alunos para as demandas do futuro. Com um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, oferecemos uma experiência acadêmica incomparável.

Faça a sua inscrição e garanta um futuro brilhante na Medicina Unex.