XMission traz tecnologia e inovação como tema principal de projetos para saúde

Iniciativa reúne mais de mil estudantes e visa contribuir com ideias inteligentes e funcionais para a saúde do município

A Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana startou a 3ª edição do XMission, maior projeto interprofissional executado por uma instituição de ensino na cidade. O evento de lançamento contou com a presença de gestores públicos, parceiros, comunidade acadêmica e representantes da sociedade para discutir o tema “Tecnologia e Inovação em Saúde”.

Dividido em três etapas – Maratona de ideias (competição de geração de ideias criativas), Hackathon (desenvolvimento de ideias inovadoras) e Innovation Talk (oportunidade de captação de investimento para ideias/soluções) – o projeto tem como objetivo propor ideias inovadoras, inteligentes e funcionais para solucionar problemas enfrentados pela sociedade feirense na área da saúde.

Para falar sobre a importância da tecnologia para a saúde, tema que conduzirá o projeto interprofissional neste semestre, o médico anestesiologista Victor de Almeida Sampaio. Segundo ele, “a inovação é resolver os problemas que encontramos diariamente e carecem de solução. A inteligência artificial e os aplicativos existem e ajudam a melhorar a assistência e ajudam no momento de uma resposta rápida. Acredito que essas cabeças jovens e com a junção de diferentes áreas da saúde, conseguiremos chegar em uma solução”, contou Sampaio.

Para mostrar que é possível empreender com sucesso na área da saúde, os participantes conheceram a história de Júlia Nascimento, que desenvolveu o projeto Orientalmed – um aparelho que contabiliza a glicemia sem os famosos furinhos na ponta do dedo, mas contabiliza o índice glicêmico através  do sopro do paciente. Segundo Júlia, o melhor caminho para ser assertivo na hora de empreender em saúde é “deixar as ideias fluírem sem obstáculos, beber de outras fontes como inspiração, colocar tudo no papel e, em seguida, colocar para funcionar”.

Entusiasmada com a entrega de mais uma edição do projeto, a reitora da Unex Feira de Santana, Marcly Pizzani, destacou que esta é mais uma oportunidade de mostrar o quanto a instituição pode e vai contribuir com a sociedade local. “A tecnologia e inovação  já existem no dia a dia desses jovens, mas serão exploradas e cobradas com mais intensidade nessa edição do XMission.  Acredito que essa edição será mais um sucesso e seguiremos para a próxima etapa com o tão esperado hackathon. Uma constante evolução, como é o nosso DNA”, declarou.

“Eu traduziria o XMission como uma inspiração!”, disse o diretor do campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Feira de Santana, Jacson Machado, durante o encontro realizado na última quarta (20), na sede da Unex – Centro Universitário de Excelência.

Premiadas na segunda edição do XMission, que ocorreu no primeiro semestre de 2023, as estudantes Pâmela de Oliveira e Alanna Raquel Bonfim dividiram com os colegas a construção do projeto Conscient Petzar e mostraram para os presentes que uma simples ideia pode mudar o bem-estar de todos.

“Com as outras edições nós aprendemos a fomentar vidas para cuidar de outras vidas. Nossos alunos têm se movimentado para gerar ideias e temos percebido que eles estão amando o projeto porque eles têm um tempo para se dedicar em equipes interprofissionais.” destacou o gerente de inovação, extensão e relacionamento com o aluno e embaixador do XMission, Fabrício de Oliveira.

Como funcionará o XMission
Neste semestre o projeto contará com a participação de mais de mil estudantes dos cursos de saúde da Unex, que estão entre o primeiro e o quinto período, matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador e Atenção Primária.

Os estudantes serão divididos em equipes composta por diferentes áreas do conhecimento, realizam visitas às comunidades envolvidas no projeto, identificam pontos críticos e sugerem ideias que solucionam o problema.

Ao longo do semestre as equipes participam de oficinas de capacitação, como Canva e Pitch, para que, ao final, possam apresentar as ideias a uma banca examinadora composta por jurados  internos e externos. Além dos brindes, as três melhores ideias são publicadas na Revista Graduação em Movimento, da Rede UniFTC.

“Dessa vez, envolvemos estudantes de outros semestres com bagagem muito mais madura e isso nos faz esperar ideias muito mais promissoras”, destacou o embaixador do XMission, Fabrício Oliveira.