UnexMED Itabuna promove palestra sobre a Luta Antimanicomial e destaca avanços da Reforma Psiquiátrica no Brasil

Palestra destaca trajetória da luta antimanicomial no Brasil e inspira estudantes a atuarem por um cuidado em liberdade

UnexMED Itabuna promove palestra sobre a Luta Antimanicomial e destaca avanços da Reforma Psiquiátrica no Brasil

Na última quinta-feira (22), a UnexMED Itabuna realizou uma importante palestra em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. O evento, que aconteceu no campus de Medicina da instituição, contou com a presença do médico sanitarista e doutor em Saúde Pública, Dr. Antônio José Cardoso, que abordou os avanços e retrocessos da reforma psiquiátrica no Brasil, destacando o compromisso da universidade com a formação médica humanizada.

Durante a palestra, Dr. Antônio José fez um resgate histórico sobre os movimentos que, a partir da década de 1970, começaram a lutar pelos direitos das pessoas com sofrimento mental no país, defendendo que o cuidado deve ser feito em liberdade, e não por meio da exclusão em instituições fechadas.

De acordo com dados do Desinstitute, na década de 1980 o Brasil possuía cerca de 100 mil leitos em hospitais psiquiátricos — conhecidos também como hospícios ou manicômios. Com a aplicação da Reforma Psiquiátrica e a consolidação da RAPS, que tem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como principal referência, esse número caiu para aproximadamente 13 mil leitos atualmente, representando uma mudança significativa no paradigma do cuidado em saúde mental.

Para o Dr. Antônio José, o objetivo da palestra vai além da transmissão de conhecimento técnico: “A intenção é conquistar os corações dos nossos estudantes para serem militantes da luta antimanicomial”, ressaltou, destacando a necessidade de que os futuros médicos se comprometam com práticas pautadas na dignidade, na liberdade e no respeito aos direitos humanos.

A iniciativa integra as ações promovidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UnexMED, que, sob a coordenação da professora Cira Vieira, busca enriquecer a formação dos estudantes com atividades que estimulam o pensamento crítico, o compromisso social e a prática médica humanizada.

Pular para o conteúdo