Unex sedia capacitação técnica do Unicef

Unex sedia capacitação técnica do Unicef

Encontro visa reunir representantes de 122 municípios baianos

 Com objetivo de capacitar representantes de Feira de Santana e municípios da região para a aprimorar a escuta de crianças e adolescentes que sofreram violência e evitar a revitimização, além dos gestores e técnicos que participam do Selo Unicef para a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei 13431/17), que acontece o encontro “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”. O evento aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana. Na ocasião, a instituição foi representada pela reitora Marcly Pizzani.

 O momento, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef e o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), parceiro implementador do Selo Unicef, reuniu mais de 100 pessoas de 49 municípios. Chefe do Escritório da Unicef na região dos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira fez questão de sinalizar a importância da capacitação. “Nós precisamos estar com os olhos e ouvidos sempre treinados para ouvir a criança. É de suma importância essa capacitação para não deixarmos escapar nenhum detalhe que vai fazer muita diferença na vida dessa criança”, disse.

Marcly Pizzani pontuou a parceria que a equipe do Unicef tem com a instituição feirense. “Nós realizamos essas capacitações por anos na nossa unidade e compartilhamos da mesma responsabilidade para este momento de escuta das nossas crianças e adolescentes. A Lei garante os direitos desses jovens e nós temos que aplicar a saber como aplicar, como ouvir e analisar as diferentes situações de violência que eles possam estar sofrendo ou inseridos. Nós mudamos a marca, agora nós somos Unex, mas vocês podem contar sempre com o nosso apoio e a nossa equipe ”, falou a reitora da Unex em Feira de Santana.

O evento de capacitação das equipes da rede de atendimento e escuta protegida para as crianças e adolescentes, acontece nos próximos dias nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. Os encontros contam com 2023 municípios de 18 estados em todo território brasileiro.