Unex protagoniza Congresso Regional para discutir saúde para Feira de Santana e região

Rede Unida trouxe os principais nomes para discutir mudanças e melhorias na área.

Foram dois dias de muito conteúdo, discussão e aprendizado para todos que participaram do Congresso Regional da Rede Unida, que aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, no auditório do Centro Universitário de Excelência- Unex, em Feira de Santana. O momento, que aconteceu de forma híbrida, reuniu participantes de todos os cantos do país para discussão de temas como interiorização do ensino, contribuições para as práticas interprofissionais, inserção precoce de estudantes na atenção básica de saúde e muitos outros.

Para o coordenador da Rede Unida, Dr. Alcindo Ferla, o momento serviu para “identificar experiências nos diferentes territórios que ajudam a mudar o pensamento da formação e da gestão do trabalho de forma mais compatível com o Sistema Único de Saúde – SUS, que é o sistema público que ordena a formação e o trabalho em saúde”, disse. Ferla ainda salientou que a Unex foi escolhida por conta “das evidências de boa formação e da necessidade de mudança nas profissões de saúde”, além deste assunto ser um debate próprio da Rede Unida.

Durante a mesa de abertura estiveram presentes, além do coordenador geral da Rede, a vice-coordenadora, Maria Augusta Nicoli; a reitora da Unex, Marcly Pizzani; o coordenador dos cursos de Medicina da Unex, Dr. Lino Sieiro; Wanderson Araújo representando a Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde; a professora Cláudia Carneiro, representando a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Cláudia Feel, representante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia; Caline Iizania representando a Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Saúde de Feira de Santana, além de Suzana Funghetto, coordenadora da Rede Geronto.

Presente durante todo o primeiro dia de encontro, a reitora da Unex sinalizou que a unidade está, mais uma vez, protagonizando um evento de grande importância para a região. “Esse movimento, essa conversa com a comunidade faz parte do nosso DNA. Estamos recebendo um evento que é importante para Feira de Santana e região, além de atrair participações e apresentação de trabalho de todos os cantos do Brasil. Podem contar sempre com a nossa parceria”, disse Pizzani.

Responsável pelos cursos de saúde da Unex, o professor Lino Sieiro salientou que Feira de Santana respira com profissionais formados pela Unex. “Nós trabalhamos muito com a territorialização e relacionado ao trabalho em conjunto. É com muita alegria que nós percebemos que o nosso caminho está sendo trilhado com boas experiências e bons professores e essa troca só traz benefícios para todos nós”, completou o professor.

Apresentação dos trabalhos

O evento seguiu com mesas redondas durante o primeiro dia e a manhã da terça-feira. O período da tarde ficou reservado para a apresentação dos trabalhos em formato híbrido. Estudante do curso de Medicina na instituição feirense, Diogo Bittencourt apresentou a pesquisa com o tema, “Territorialização em Saúde: possibilidade de entendimento da ação dos determinantes de saúde sobre a população baiana”. Segundo o jovem, a ideia é promover ações que façam a diferença após observação no território, além de promover o cuidado de saúde e facilitar o diagnóstico.

Também apresentando pesquisa na ocasião, a enfermeira Amanda Ribeiro trouxe o tema, “Contribuições da prática interprofissional para formação em saúde no Sistema Único de Saúde – SUS”. Segundo a professora, a prerrogativa é utilizar as metodologias ativas para uma formação e que os profissionais estejam inseridos no mercado de trabalho, sempre baseados nas diretrizes do SUS. “Nós temos um projeto que articula vários cursos, os alunos são divididos e instigados a pensar naquele território, evitar problemas e trazer soluções através de intervenções. Essa ação gera diversas contribuições para a formação desses jovens”, disse Amanda que também é professora no curso de Enfermagem na Unex e contou com a coordenadora do curso, Hayana Leal, como coautora do projeto apresentado.

De acordo com a coordenação geral do evento, o encontro chegou ao seu objetivo com sucesso. Os temas discutidos e trabalhos apresentados durante os dois dias, estarão no encontro nacional da Rede que ocorre no próximo ano, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.