Unex promove XI Semana de Engenharia do Sudoeste da Bahia

Evento reuniu estudantes, professores e profissionais do mercado da construção civil de Vitória da Conquista

A Engenharia Civil é uma área que desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável e econômico da sociedade. E as universidades, através dos cursos de graduação, são as responsáveis por promover e oferecer uma formação completa para entregar profissionais capacitados, éticos e responsáveis para o mercado de trabalho.

A Semana de Engenharia do Sudoeste da Bahia é organizada pelos professores Flávio Santos e Philipe Prado. A ação é promovida pelo curso de Engenharia Civil da Unex há mais de 10 anos e reconhecida como uma oportunidade de networking para estudantes, profissionais e entusiastas, compartilhando conhecimento, experiências e as inovações que o mercado traz a cada ano. Desta vez, o evento aconteceu entre os dias 06 e 11 de novembro e teve como tema: Recriando o Agora, com uma semana repleta de palestras, minicursos, workshops, bate-papos, mostras de trabalhos, atividades práticas e concurso acadêmico, para enriquecer a formação acadêmica e profissional dos participantes.

O evento se destaca tanto pela gama de temas abordados, quanto pela tradição que vem sendo construída a cada ano. Os participantes tiveram a chance de sair das salas de aula e visitar fábricas de construção civil da cidade, proporcionando uma visão prática do que é estudado na teoria. Além disso, a parceria aproxima os futuros profissionais com empresas renomadas que abriram as portas para apresentar inovações e tecnologias aplicadas no campo da Engenharia Civil.

Quando o assunto é tradição, o XI Concurso das Pontes da Unex ganha destaque. A competição começa pela montagem durante toda a semana, é sempre aberta ao público e tem o intuito de propor e motivar os alunos do ensino médio e graduação para a análise do comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos, além de estimular a criatividade e capacidade de resolver problemas.

O objetivo é desafiar estudantes a construírem protótipos de pontes utilizando apenas palitos de picolé e cola, aplicando conhecimentos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais. A disputa ocorreu no último dia do evento, com a Prova de Carga do Concurso de Pontes, um momento de descontração, troca de experiências e muita expectativa por parte dos competidores e da torcida de cada equipe. Neste ano, a ponte vencedora foi chamada de Ponte Polito e venceu a competição suportando 84 kg.

Paulo Eduardo Soares, professor do curso de Engenharia Civil, considera a semana um grande marco para o curso: “É um evento muito importante para os alunos, estimula a aplicação dos conhecimentos que temos em sala de aula. Além disso, eles podem interagir com os colegas e outros estudantes, inclusive de outros cursos da área, e com profissionais que são egressos da Unex e voltam para compartilhar a experiência como palestrantes, por exemplo”.

Gabriel Victor de Souza e Naiara Galindo fizeram parte da equipe vencedora e contaram como a experiência contribui com a formação acadêmica deles. Gabriel explica: “Essa experiência é muito importante pra gente tanto pelo contato e trabalho em equipe com os colegas e professores, quanto para ter uma noção da prática no futuro. Já Naiara deixa a lição principal aprendida na teoria da sala de aula: ”Hoje é palito, mas amanhã é concreto”.