Unex promove educação inclusiva através de ação social dos estudantes para pessoas autistas

Unex promove educação inclusiva através de ação social dos estudantes para pessoas autistas

A inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)  é uma busca constante na sociedade moderna. Para fortalecer esse movimento do bem, os estudantes do Centro Universitário de Excelência -Unex Vitória da Conquista, através das  Ligas Acadêmicas ‘Multidisciplinar em Saúde’ (LAMS) e de ‘Prótese, Dentística e Odontologia’ (LAPOE), realizaram nesta quinta-feira (24) acolhimento aos familiares de pessoas autistas na Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista -ACAEPA.                                                                                                                                                 

O objetivo da ação multiprofissional foi dar explicações referentes aos atendimentos especializados e gratuitos que iniciarão em setembro nas clínicas-escola da instituição. Na oportunidade, os alunos tiraram as dúvidas, deram orientações sobre a saúde bucal, escovação, entrega de kits de higiene bucal e cuidados em saúde em geral para as mães ou responsáveis. Além dos atendimentos, os acadêmicos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Odontologia e Psicologia farão visitas mensais na Associação com o intuito de amparar este público. 

“Uma experiência incrível poder conhecer o local e ver toda atenção e o cuidado que a equipe de lá tem com as crianças e com as mães. Muito bom contribuir para o bem-estar da comunidade autista e fortalecer os laços entre a instituição e a sociedade. Uma ação social de muitas que ainda vamos fazer”, afirmou o estudante de Odontologia, Athos Fhelipe Lima,que também é presidente da liga acadêmica LAPOE. 

A estudante de Biomedicina da Unex, Ellen Ander Dias, falou que o momento de acolhimento foi ideal para ouvir as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas famílias. “A parceria entre as Ligas Acadêmicas e a ACAEPA é gratificante, pois viabiliza a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A continuidade dessa ação é de suma relevância para contribuir com a evolução do tratamento da pessoa com autismo e promover um apoio familiar, além de estimular um aprendizado significativo”, frisou Ellen, que também é presidente da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS).

Com a iniciativa, a instituição reforça seu compromisso com a inclusão e diversidade, além de promover desenvolvimento acadêmico e social, afirma Lucas Santana, que faz parte da Comissão Organizadora das Ligas Acadêmicas da Unex Vitória da Conquista. “Um dos propósitos da Unex é contribuir com a formação de profissionais do futuro, éticos e humanos. A faculdade não é apenas um lugar para adquirir conhecimento acadêmico, mas também para desenvolver habilidades sociais, emocionais e de vida”, destacou. 

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por comportamentos atípicos, atrasos em diferentes áreas do desenvolvimento, dificuldade na interação social, movimentos repetitivos, alterações sensoriais, dentre outros. Essas ações do espectro variam de sujeito para sujeito. Segundo o Ministério da Saúde, o sexo masculino ainda é o mais atingido pelo transtorno. Diante do difícil diagnóstico, a família pode ter dificuldade em perceber precocemente e necessita de avaliação multidisciplinar, assim como o tratamento que pode variar dependendo da necessidade de cada um.