Unex promove curso BLS para profissionais e estudantes da saúde

Capacitação foi realizada através de uma imersão de quatro horas de puro conteúdo atualizado sobre o assunto e de forma gratuita.

“Chama o DEA!”; “RCP de qualidade!”; “Segurança do local é a primeira coisa, minha gente!” Essas foram algumas das muitas frases ditas pelo professor e Dr. Rodrigo de Jesus, na noite desta quinta-feira e manhã de sexta (6 e 7), durante o curso Basic Life Support – BLS que ocorreu no Centro Universitário de Excelência- Unex, em Feira de Santana.

A capacitação, que teve como objetivo ensinar a realizar manobras de ressuscitação em situações críticas, tanto em adultos quanto em crianças, superou as expectativas da organização. O momento contou com a participação de profissionais da saúde, como enfermeiros, odontólogos, biomédicos e educadores físicos, além de estudantes do curso de Medicina e pessoas que buscam a sua segunda graduação também na área de saúde.

Capacitado pela American Heart Associarion/Bereley, o professor Dr. Rodrigo ficou satisfeito com a presença de tantos profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde para participar da capacitação. “O teste que fizemos inicialmente mostrou que nem todos, mesmo trabalhando na área de saúde, sabem realizar uma ressuscitação de qualidade, mas aqui e agora foi o cenário ideal para mudar essa situação”, disse o professor, que também é o gerente dos cursos de saúde da Unex.

Dividido em parte teórica, com explicações e exemplos, e prática, com os exercícios participativos, o curso contou com quatro horas inteiras de imersão em um conteúdo totalmente atualizado. Estudante do segundo semestre do curso de Medicina da Unex, Emanoel Gonçalves foi um dos monitores do curso. Para ele, a ocasião foi de suma importância não somente para os profissionais de saúde, mas para todos os presentes no momento. Já para Mayana Campos, também estudante de excelência do quarto semestre, “a formação no BLS é fundamental porque a partir do momento que saímos de casa, nós estamos a serviço do cuidado”, disse.